19 de agosto de 2025
A OUTRA FACE

 História de uma garota afegã


     Há décadas as atenções mundiais têm se aglutinado em torno dos conflitos no Oriente Médio e em alguns países mulçumanos da Ásia, como é o caso do Afeganistão, contudo, o que jornais e revistas muitas vezes não divulgam é a vida cotidiana das pessoas comuns, sendo as mulheres aquelas que mais sofrem. A outra face, história de uma garota afegã, da autora Deborah Ellis, nos mostra de forma delicada e sensível a dura vida da população afegã durante o regime Talibã. 
    Através de um narrador em 3ª pessoa, acompanhamos a vida de Parvana e sua família. Pouco tempo após a tomada da capital Cabul, seus pais perderam os empregos, as mulheres foram obrigadas a ficarem presas em casa, escolas femininas foram fechadas e qualquer pessoa do sexo feminino só poderia sair de casa estando completamente coberta, as adultas, de burca, e sempre acompanhadas por um homem, ou rapaz, JAMAIS sozinhas. 
    Todos vivem em estado de extrema tensão, perderam seu padrão de vida bom de outrora, sua liberdade e um filho, morto por uma mina terrestre. Porém, pelo menos o pai de Parvana consegue um trabalho lendo e escrevendo cartas, logo, fome eles não passam. Inesperadamente, em uma noite agradável e tranquila, a casa da família é invadida por membros do Talibã, que levam seu pai preso e ainda espancam sua mãe. desesperadas, elas não sabem o que fazer: há cinco bocas para se alimentar e nenhum homem para ganhar dinheiro. Quando tudo parece sucumbir, uma amiga da família define um plano: Parvana se tornará um menino, podendo assim trabalhar e sustentar a família. Ademais, sua mãe e a amiga iniciam a produção de uma revista a fim de denunciar toda a opressão e barbárie causadas pelo Talibã. 
    Assim, vemos de que maneira nossa protagonista se arranjará trabalhando e enganando o regime, sempre de olhos bem abertos e alerta diante de qualquer ameaça. Além disso, outras situações nos são mostradas, tais como punições brutais, usadas como "espetáculo", a terrível sombra da venda de meninas muito jovens com o objetivo de se casarem e com o dinheiro sustentarem suas famílias; as prisões injustas, os desaparecimentos...
    Tudo é muito realista e não poderia deixar de ser, já que A outra face, história de uma garota afegã é fruto de um minucioso trabalho da ativista Deborah Ellis, ao reunir diversos relatos contados por mulheres afegã. A vida de Paravana , de sua família e amigos, infelizmente, não é mera ficção, mas sim uma colcha de retalhos de fatos cotidianos de muitas pessoas que perderam tudo, menos a esperança de um Afeganistão justo e pacífico para todos novamente. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua opinião é muito importante! =D