27 de maio de 2025
O LABIRINTO DO FAUNO

 


        Assisti a O labirinto do fauno na infância e foi uma experiência impactante, mágica e um pouco assustadora, mas ler essa história com o estilo incrível de Cornelia Funke tornou o que já era bom, em algo ainda melhor. 

    Ao final de O labirinto do Fauno, Cornelia Funke nos diz ser fã da obra de Guilhermo Del Toro e que, ao ser convidada por ele para transformar o roteiro cinematográfico em um romance, ficou apreensiva por não saber como reverenciar a obra e dar-lhe algo além de uma mera réplica de roteiro original.

    Para resolver esse dilema, Cornelia Funke assistiu ao filme dezenas de vezes, não lendo o roteiro, a fim de captar e descrever em seu livro a essência das personagens apenas através da interpretação dos atores. Assim, ela trouxe também o passado de Ofélia, sua mãe, Vidal e Mercedes para O labirinto do fauno, além de criar alguns contos de fadas inéditos utilizando elementos simbólicos que apareceram no filme. 

    Revemos a história de Ofélia por meio de uma escrita delicada, típica de Cornelia Funke, seu desespero ao chegar ao moinho e conviver com Vidal, além de suas três provações para retornar ao Reino Subterrâneo, tudo descrito de forma poética e sempre deixando a ambiguidade que os contos de fadas modernos suscitam: seria real a ida de Ofélia ao reino mágico, ou apensas alucinações de uma mente infantil de imaginação fértil e perturbada pela dor e pelo abandono? Sinceramente, eu espero que seja primeira. A mensagem construída em O labirinto do fauno é agridoce, mesmo assim, o destino de Ofélia acaba trazendo um pequeno sopro de esperança que seria triste demais se não fosse real. 

    Outro ponto que deve ser ressaltado é o trabalho belíssimo da edição da editora Intrínseca. O acabamento em capa dura, relevo, as ilustrações ao longo do livro e a paleta de cores conseguem evocar também a aura mágica e ao mesmo tempo sombria de O labirinto do fauno

6 comentários:

  1. O labirinto do Fauno simplesmente é maravilhoso! Lembro de ter assistido algumas vezes e todas ter sido algo de certa forma acolhedor, e ler essa resenha foi igualmente maravilhoso!! 💗

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu também gosto muito de O labirinto do fauno! Mas para mim, ele é mais uma fábula de horror, não consigo ter esse sentimento de acolhimento com ele.

      Excluir
  2. Oi Andréa, tudo bem?
    Esse livro é muito lindo, tanto a história quanto o design. Eu ainda não consegui assistir ao filme, mas li e tive essa mesma sensação agridoce que você. Também espero que a ida de Ofélia para o reino mágico seja real.

    Até breve;
    Helaina (Escritora || Blogueira)
    https://hipercriativa.blogspot.com (Livros, filmes e séries)
    https://universo-invisivel.blogspot.com (Contos, crônicas e afins)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Helaina! Tudo bem e com você?
      O filme também é muito bonito, mas igualmente aterrador.

      Excluir
  3. Olá! Eu amo as histórias da Cornelia e tenho muita vontade de ler esse livro. O filme eu gostei bastante.

    Bjos!!
    Moonlight Books
    @moonlightbooks

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Espero que goste da leitura! Ela é bem parecida com o livro, só que tem algumas fábulas a mais.

      Excluir

Sua opinião é muito importante! =D