18 de janeiro de 2019
O Meu Pé de Laranja Lima - José Mauro Vasconcelos

Um livro profundamente triste e tocante 



O Meu Pé de Laranja Lima é um livro infanto-juvenil muito conhecido, não apenas aqui no Brasil, como em quase todo o Globo. A influência de José Mauro de Vasconcelos era enorme durante o século passado e muitas de suas obras foram estudadas em grandes universidades pela Europa. Contudo, foi com O Meu Pé de Laranja Lima que ele conseguiu consolidar-se e comover milhões de pessoas com essa tocante história. 
Zezé é um menininho de cinco anos de idade, muito esperto e arteiro, aprende a ler e escrever sozinho e tem uma imaginação fora do comum. Descobrimos ao longo das páginas que ele é pisciano. Se você não entende, ou não se interessa por astrologia, pode achar essa informação desnecessária, mas o menino é o completo arquétipo do signo de peixes: inventivo, sonhador, amoroso, carinhoso, solidário, bem dramático e até mesmo injustiçado... Ele sofre muito na mão dos adultos que não o compreendem e não têm paciência para suas diabruras de criança, e ainda assim permanece sendo bom e generoso com quem sofre mais do que ele. 
Ademais, a família de Zezé passa por um momento muito complicado. Seu pai perdeu o emprego, a mãe e a irmã mais velha precisam trabalhar muito para sustentar a todos, por isso a família se muda para uma casa menor e é lá que nosso protagonista conhece Minguinho, o pé de laranja lima. Apesar de ter sua imaginação fértil e viver altas aventuras com o novo amigo, Zezé é muito hostilizado por todos da família e apanha demais, chegando até mesmo a ficar dias de cama e quase morrer por conta de duas surras...

“Dor não é apanhar de desmaiar. Não era cortar o pé com caco de vidro e levar pontos na farmácia. Dor era aquilo, que doía o coração todinho, que a gente tinha que morrer com ela, sem poder contar para ninguém o segredo.”

A pobre criança de apenas cinco anos não entende porque os adultos são tão maus. Afinal, ele já está na escola, é o melhor aluno da sala mesmo sendo o mais novinho, apronta das suas, sim, apronta, porém, as duas surras "memoráveis" foram dadas em momentos no qual ele não fazia nada demais, uma total injustiça. Esses atos começam a endurecer seu coraçãozinho e ele vai se fechando para família. 
É quando conhece o português, Manuel Valadares, um homem muito bom e gentil que apieda-se no menino e torna-se seu amigo e protetor. A relação que esses dois têm é muito bonita e tocante. Zezé até pede para ser adotado pelo amigo, pois, em sua casa, é muito maltratado e a família passa por muitas dificuldades. O momentos nos quais os dois estão juntos, são os únicos em que o menino é verdadeiramente feliz e o deixam em paz. 
Por ser um livro narrado em primeira pessoa, em O Meu Pé de Laranja Lima, vemos apenas os pensamentos e o ponto de vista de Zezé, uma criança muito sonhadora e criativa, logo, as árvores falam, tudo possui uma cor e um brilho diferente e lúdico, algo deveras bonito de se ler. Infelizmente, a vida de nosso narrador não é nada fácil e os momentos poéticos são mesclados com a triste e brutal realidade de seu convívio familiar, o que é bem revoltante para o leitor. 
Essa resenha foi escrita enquanto tocava, repetidamente, a música "Dancing with tears in my eyes" da banda Ultravox. Mesmo parecendo uma escolha estranha de trilha sonora, essa música tudo tem a ver com as emoções e sentimentos deixados pela leitura de O Meu Pé de Laranja Lima, isso porque essa obra não é um mero conto infantil. Ela é bem triste e toca fundo e de maneira pungente nossos corações. Além disso, o livro é bem curtinho, possui menos de duzentas páginas, o que nos faz lê-lo em apenas um dia. A escrita de José Mauro de Vasconcelos é maravilhosa. Ágil, bela, sem enrolação, sem obstáculos, ele escreve de uma maneira que fica difícil para a leitura, até que você chega ao derradeiro fim e só consegue chorar... Com toda certeza, O Meu Pé de Laranja Lima vai conquistar você como me conquistou.

Resultado de imagem para o meu pé de laranja lima
http://nossacausa.com/cultura-meu-pe-de-laranja-lima/

12 comentários:

  1. Um sentimento de tristeza e pesar sempre toma conta de mim quando vejo algo relacionado à esse livro, uma das histórias mais densas que eu já li. A vontade de colocar o Zezé no colo chega a ser gigante!
    Parabéns pela resenha.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Concordo com você! Ai, menina, chorei muito e fiquei muito revoltada com o modo como tratam ele! =/

      Obrigada! <3

      Excluir
  2. Sempre vejo falarem muito bem desse livro mas esqueço-me de colocar na minha lista. Adorei a resenha, me deu mais vontade de ler (mal li e já me identifiquei com o protagonista).

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ai, mana, ele sofre, viu! Mas é um bom livro, nos faz refletir bastante! Espero que o leia e goste =)

      Excluir
  3. Tenho muita vontade de ler esse livro, e até adicionei à minha lista, mas pelas impressões que você deixou na resenha, e outras coisas que já ouvi falar, tenho bastante receio de realizar a leitura. Sofro muito quando a obra possui essa atmosfera sôfrega, talvez meu coração não aguente rsrs Mas creio que é um escrito de valor literário imenso. É uma jóia nacional e todos deveríamos ler um dia.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Concordo! Só precisa se preparar psicologicamente para essa leitura.

      Excluir
  4. OI, Andrea!

    Eu, simplesmente amo esse livro, já li diversas vezes! Ótima resenha!

    Abração,

    Drica.

    ResponderExcluir
  5. Olá!
    Já ouvi falar muito desse livro e sei que muitos amam. Tenho interesse na obra, mas infelizmente ainda não consegui ler. Espero mudar essa realidade em breve.
    Fico contente que você tenha gostado da obra, isso só aumenta minhas expectativas.
    Adorei a resenha, beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É um livro muito bom! Espero que possa lê-lo em breve mesmo =)

      Excluir
  6. Olá!
    Li o livro na época de escola (faz muito tempo) mas a sensações ficaram nunca esqueci, "Meu pé de laranja lima" retrata a realidade que vivia muitas crianças e hoje essa realidade só foi transformada em algo pior mesmo com a lei a favor dessas crianças.
    Vou aproveitar sua dica e vou reler, bje e obrigada!

    ResponderExcluir

Comentar leva apenas alguns segundos...Sua opinião é muito importante! =D