21 de outubro de 2018
Anna Vestida de Sangue - Kendare Blake



Sinopse: Cas Lawood é um adolescente de 17 anos, órfão de pai que vive viajando pelo mundo ao lado da mãe. O motivo? Ele é um caçador de fantasmas. Durante os últimos três anos, o jovem tem destruído fantasmas assassinos como uma forma de "treinamento", agora, ele acredita ser Anna Vestida de Sangue seu maior desafio... É no Canadá que ele se depara com essa terrível assombração capaz de desmembrar qualquer pobre coitado que ouse entrar em sua casa, contudo Cas entra lá, não cumpre sua missão, sai vivo, mas cheio de dúvidas... 

     Ano passado não havia um blog que não tivesse resenhas sobre Anna Vestida de Sangue. Preciso confessar serem o título e capa desse livro muito atraentes e a enorme quantidade de opiniões positivas foi fator decisivo para a escolha dessa leitura. 
Em Anna Vestida de Sangue acompanhamos nosso protagonista, Cas, tentando de todas as maneiras salvar o mundo de criaturas macabras e assassinas, geralmente vistas como "fruto da imaginação"; mas, até então, ele nunca precisou de ajuda, agora, claro, ele contará com a de Thomas, seu tio Morfran e Carmel, moradores da cidade onde fica a casa de Anna. Os dois primeiros são bruxos e a moça é simplesmente a garota mais influente do lugar. Juntos, eles tentarão deter a fantasma enlouquecida, Anna, porém, eles não imaginavam ser a história dela muito mais complexa do que um mero assassinato na noite de um baile em 1958... 
O livro não se sobressai ao gênero de forma alguma, os clichês permanecem, os furos de roteiro persistem e a irritante fórmula de não desenvolver as personagens e priorizar a sequência "ação, ação, ação" também continua aqui, no entanto, o que faz Anna Vestida de Sangue diferente de outras obras do gênero lidas por mim e detestadas, é o carisma da narração de Kendare Blake, muito envolvente, dinâmica e instigante. Você realmente quer descobrir o mistério que envolve a morte e voracidade de Anna e fica surpreso com o plot twist, apesar de não muito bem elaborado, que a autora nos apresenta. 
Como sempre, achei o fator romance muito irritante e desnecessário. Além disso, a forma como a mãe de Cas é retratada ficou muito estranha e incoerente, afinal, a mulher deixa o filho sair de casa a noite para destruir CRIATURAS SOBRENATURAIS ASSASSINAS desde os 14 anos e a única coisa que ela faz é "limpar" energeticamente a arma usada por ele? Sendo ela uma bruxa? Achei bizarro. As outras personagens femininas, porém, Anna e Carmel, tem um protagonismo muito maior e realmente agem, participam da ação e são até mais ativas do que o próprio Cas, algo louvável. 
Apesar das críticas, gostei dessa experiência de leitura! Não conhecia nenhuma publicação da editora Verus e fiquei encantada com essa edição, muito bonita e com poucos problemas de revisão. Anna Vestida de Sangue é o primeiro livro de uma duologia. Não sei se lerei sua continuação pelo simples fato de preferir histórias únicas e essa obra em si, para mim, já foi boa nesse volume, por isso não sinto necessidade de uma continuação, mas pretendo procurar outros livros de Kendare Blake porque sua escrita é legal. 

Então é isso! Você também foi bombardeado com resenhas sobre esse livro? Já leu ou pretende ler? Diga nos comentários. 


8 comentários:

  1. Eu nunca tinha ouvido falar nesse livro, me sinto totalmente por fora no quesito "livros novos, autores novos". Não sei se gosto muito dessa coisa de young adult, mas acho que leria por ter criaturas sobrenaturais assassinas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acho que você gostaria da Anna! hahahahaha
      Eu também não sou muito ligada nas novidades... Só descubro quando visito blogs diferentes, ou vejo vídeos de canais literários.

      Excluir
  2. Olá!! :)

    Eu confesso que não conhecia este livro, ainda bem que gostaste de fazer a leitura, não obstante algumas ressalvas…

    Enfim, que ótimo que temos direito a um plt twist, mesmo que não muito bem conseguido. E o pior e o romance irritante…

    Boas leituras!! ;)
    no-conforto-dos-livros.webnode.com

    ResponderExcluir
  3. Só pelo título já imaginei que fosse uma história arrebatadora e, apesar de alguns pontos críticos, vejo que estava certo. Concordo que nesse gênero os romances não são tão bem vindos, mas nada como uma cena mais leve para nos aliviar dos momentos que prendemos a respiração, não é verdade?
    Ótima sugestão.
    Abraços! 😊

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que gostou da dica! =)
      Espero que possa ler esse livro um dia!

      Excluir
  4. Olá!
    Adoro a editora VERUS e este livro não conhecia. e foi bom saber que você o apreciou embora pela sinopse não me senti atraída, a capa na verdade e título que me chamou a atenção. Obrigada por compartilhar. Beijos

    ResponderExcluir

Comentar leva apenas alguns segundos...Sua opinião é muito importante! =D