3 de setembro de 2018
Sussurros na Escuridão – H. P. Lovecraft


Resultado de imagem para um sussurro nas trevas

Sussurros na Escuridão é um conto de autor Howard Phillips Lovecraft. Acredito que ele seja meu conto favorito desse autor até o momento, mas é difícil afirmar com certeza. Tudo que leio da “mitologia cósmica” criada por Lovecraft sempre me agrada e me deixa no hype de ler mais. E esse conto não poderia ser diferente.
Sendo assim, vou começar falando sobre o plot. Em Sussurros na Escudidão, Lovecraft utiliza uma fórmula bastante recorrente em seus textos. Se você já leu alguma outra história dele, com certeza vai achar esse plot muitíssimo familiar (por exemplo, um outro conto chamado O Horror em Dunwich).
O texto traz um protagonista cético que narra uma sucessão de acontecimentos tenebrosos cuja origem é cercada de mistérios. Chama-se Albert N. Wilmarth, professor de Literatura na Miskatonic University. Além de ensinar Literatura, nosso protagonista também é um entusiasta nos estudos do folclore da Nova Inglaterra, região nordeste dos EUA, que é onde a história se passa.
Um adendo: Para quem não tem familiaridade com as narrativas de Lovecraft, acho válido ressaltar que essa tal universidade Miskatonic é fictícia. De acordo com a descrição do autor, ela ficaria numa cidade também inventada chamada Arkham, no estado de Massachusetts. Inclusive, é interessante saber que essa cidade inspirou o Arkham Asylum, das HQs do Batman.
Voltando ao plot, a narrativa inicia com uma série de correspondências trocadas entre Wilmarth e outros pesquisadores renomados. Eles discutem sobre um estranho caso ocorrido na região do sul de Vermont (é legal sempre localizar num mapa essas indicações de lugares, sério!). Basicamente, num certo dia, os moradores da região avistaram boiando nos rios umas criaturas assustadoras, jamais vistas anteriormente.
O caso em questão despertava o ceticismo de Wilmarth. Contudo, num determinado momento dos debates, o protagonista recebe uma correspondência de um tal Henry W. Akeley, e essa carta fará com que Wilmarth passe a repensar suas convicções sobre o estranho ocorrido. Acontece que este Akeley mora na região de Vermont e, por conta da proximidade, teve a oportunidade de “se aproximar da verdade”.
Daí pra frente, as correspondências trocadas entre esses dois personagens ditam o teor sinistro da narrativa. Confesso que tive algumas noites de pesadelo ao ler no escuro, antes de dormir (e isso é bizarro!). Akeley conta a Wilmarth sobre grotescas criaturas que foram vistas e ouvidas trafegando pelas montanhas. E, a cada nova carta, Akeley parece estar mais perto de compreender o que esses monstros querem. Contudo, o perigo cresce cada vez mais. A descoberta de uma pedra feita de um material extraterreno, as gravações feitas dos sussurros das criaturas, as fotografias das pegadas. Todas as evidências levam nosso protagonista a acreditar nas declarações perturbadoras de seu correspondente. E o final da trama nos revela coisas que a humanidade jamais deveria saber.
Lovecraft é genial em termos de construção da atmosfera. Eu jamais imaginaria colinas tão sinistras e um ambiente rural tão denso e perturbador.
Outro aspecto que muito me atrai nas narrativas desse autor, e que com Sussurros na Escuridão não foi diferente, é o fato de a grande maioria das histórias fazerem referências umas com as outras. Por exemplo, as montanhas ao sul de Vermont, citadas neste conto, são geograficamente bem próximas às colinas arredondadas aos norte de New Hampshire, cenário do conto Horror de Dunwich. Além disso, ambas as narrativas se passam quase na mesma época, entre 1920 e 1930.
Creio que essas intertextualidades sejam um dos principais fatores que levam Lovecraft a ser considerado Mestre do Horror, junto com outros consagrados autores. Sendo assim, eu recomendo muito a leitura tanto desse conto quando de outros, pois a cada novo texto lido, você terá cada vez mais familiaridade com os Mitos de Cthulhu e o horror cósmico que é tão atraente ao ponto de se tornar parte da cultura pop da atualidade.


Por Samuel de Andrade

6 comentários:

  1. Sou fã de Lovecraft, amo as obras mas não gostei logo de cara, demorei um pouco pq o estilo cheio de adjetivos e em primeira pessoa não me agradavam muito. Dunwich é um dos meus preferidos, recomendo fortemente A Cor que Caiu do Céu/Espaço (varia conforme a tradução).

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olha, O Samuel a, eu ainda não fui adorou o Lovecraft, eu ainda não fui cativada... Mas quero muito ler A Cor que caiu do espaço.

      Excluir
  2. Olá! Realmente H.P é muito mestre em criar histórias tão diferentes e assustadoras! Lembro que a primeira vez que li, fiquei basicamente com medo e sem entender quase nada! Porque pra quem nunca leu é mesmo muito diferente! Esse conto ainda não tive a oportunidade ler, mas a maneira como ele é escrito ambientado no interior, e o modo como as cartas são usadas para darem voz a narrativa, deixa tudo mais misterioso e atrativo. Obrigada pela resenha!

    Bjoxx ~ www.stalker-literaria.com ♥

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hahaha o Samuel passou uns três dias tendo pesadelos por causa desse conto!

      Excluir
  3. Olá, tudo bem?
    Que historia intensa para um conto não é? Gosto de ler de tudo um pouco e terror é aquele gênero que me tira da zona de conforto. Talvez um conto não me assuste tanto. Vou amar conhecer Lovercraft.
    Beijos

    ResponderExcluir

Comentar leva apenas alguns segundos...Sua opinião é muito importante! =D