30 de setembro de 2018
A Rainha Margot - Alexander Dumas, pai


Frustração. Esse foi o sentimento com o qual fiquei ao término de A Rainha Margot. Esse foi o terceiro livro de Alexander Dumas, pai que li e, não gosto de usar a expressão "nunca mais", porém enquanto eu me lembrar, não lerei mais nada desse autor. 
A enganação já começa pelo título. A Rainha Margot, aparentemente, deveria ter como protagonista essa personagem que tem uma história assaz interessante, contudo o "herói" aqui é o marido da jovem, Henrique de Bourbon, rei de Navarra. 
A história se passa antes, durante e após os acontecimentos da Noite de São Bartolomeu, conspiração engendrada pela mãe do rei de França, Catarina de Médicis, contra os protestantes, hoje chamados de "evangélicos", liderados por Henrique. 
A Rainha Margot até auxilia seu marido e o salva inúmeras vezes, mas não tem voz na história! A ação é toda de Henrique e de Catarina. No começo, o narrador nos apresenta a uma Margot inteligente, a frente de seu tempo, ambiciosa, que sabe o que quer: um trono e uma coroa. Algo inimaginável para uma quinta filha. Contudo, essa audácia fica só nos primeiros capítulos, porque com o decorrer da história, ela só age quando quer encontrar-se com o amante, ou para avisar o marido de algum plano da mãe. 
Ademais, o excesso de descrições e diálogos é EXTREMAMENTE massante! Alexander Dumas, pai poderia ter reduzido isso e desenvolvido melhor a história que torna-se frustrante a cada página e quando chega ao fim... É deprimente. 
Sei ser este o primeiro volume de uma trilogia, mas esperava o protagonismo de Margot, afinal, ela é a personagem-título e, como disse outrora, tem uma biografia que comprova sua vanguarda em pleno século XVI. Já li as sinopses dos demais livros e não me interessei por suas histórias, logo, não pretendo ler as continuações.
Fica então essa não dica. Se vocês quiserem conhecer essas figuras históricas interessantíssimas, sério, Margot e sua mãe, Catarina de Médicis, eram mulheres muito a frente de seu tempo, recomendo uma biografia ou livro acadêmico, porque A Rainha Margot de Alexander Dumas, pai não vale a pena. 

4 comentários:

  1. Queria muito ler esse livro, pois sou apaixonada pelos livros de Dumas Pai, mas agora não sei se devo ler, parece ser bem chato XD E agora?
    Acho que vou adiar essa aquisição por enquanto!
    Obrigada pela resenha sincera =D

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olha, eu achei CHATO, mas acho que se você é fã da escrita do autor, então, já está acostumada ao estilo dele, pode ser que o livro funcione melhor para você. =)

      Excluir
  2. Olá!! :)

    Eu confesso que não conhecia este livro, mas ainda bem que gostaste de fazer a leitura, mesmo que com algumas reservas…

    Enfim, é uma pena que a personagem não tenha tido o destaque que procuravas dada a sua importância histórica! E que os outros dois livros não te tenham atraído!


    Boas leituras!! ;)
    no-conforto-dos-livros.webnode.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. De fato, a leitura teve alguns momentos bons, infelizmente, os ruins se sobressaíram =/

      Excluir

Comentar leva apenas alguns segundos...Sua opinião é muito importante! =D