15 de fevereiro de 2018
Beltane - Simone O. Marques

No ano passado, estava eu no mercado, mais precisamente, na fila do caixa, quando vi um livro com nome bem sugestivo: Beltane - Saga As Filhas de Dana - Livro 3, na hora, fiquei tão envolvida pela capa, título e sinopse que nem percebi ser este o final de uma trilogia! Mas mesmo assim realizei a leitura, se quiser saber como foi essa experiência, continue lendo. 


O ano é 1697, Daniele e seu marido Antônio fogem mais uma vez por causa do preconceito e da perseguição religiosa. Ela, uma pagã, filha da deusa Dana, belíssima, forte e independente em uma época na qual isso era impensável para uma mulher, foi alvo do ódio e inveja de uma vizinha e foi obrigada a abandonar seu lar, deixando sua filhinha Teresa para trás. 
O casal não abandona a filha, a deixam sob a proteção de seus patrões, o casal Dias, pois estamos falando do Brasil durante o século XVII, viajar pelas estradas e, ainda mais, sem destino certo era extremamente perigoso, além disso a Deusa avisa Daniele de que ela e a filha têm uma grande missão a cumprir, porém em caminhos separados. 
Teresa cresce e se torna uma moça muito bela e um ótimo "partido", no entanto a jovem não é feliz, pois a senhora que a criou está a à beira da morte, nunca mais viu os pais e para piorar  o filho de seus protetores, um rapaz desagradável, quer desposá-la, ou violá-la a todo custo... 
Nesse primeiro momento da história somos apresentados a triste realidade do Brasil daquele período: escravidão de negros e indígenas, fanatismo religioso, misoginia... Enfim, é bem revoltante acompanhar a dura vida dessas mulheres, mas, como a narradora sempre enfatiza, uma filha de Dana aceita seu destino com bravura e confiança. 
A história dá um salto nos levando para São Paulo, em 1918. Adelaide é uma jovem muito bela, muito meiga e bondosa, contudo essas qualidades só lhe trouxeram tristezas e decepção, acusada pelo próprio pai de ser bruxa, é enclausurada em uma Casa de Misericórdia comandada por freiras impiedosas que a odeiam, pois acreditam mesmo que a moça é uma bruxa, apenas porque esta fala com as plantas e animais. 
Surge então a figura de padre Giovani, um jovem e intelectual italiano que lutou na guerra e já não consegue mais crer em sua religião e apaixona-se por Adelaide....
Como dito, anteriormente, essas mulheres sofrem muito em suas vidas, porém nunca perdem a esperança e vontade de viver. Gostei dessa leitura, há alguns problemas de revisão sim e algumas poucas incongruências históricas, mas Beltane é um livro muito bonito e sintetiza a energia desse festival celta em toda sua essência, não senti necessidade de ler os títulos anteriores e achei que esse foi bem redondo tendo um começo, meio e fim muito bem construídos. Recomendo muito a leitura! 


30 comentários:

  1. Olá,

    Eu não tenho muita afinidade com o gênero, mas confesso que a ideia da história me chamou a atenção, até porque, trata-se de outra cultura. Mas eu achei você muito corajosa, eu não faria a leitura sabendo que era o último livro da trilogia, vou procurar saber dos primeiros e vejo se adiciono na lista de desejados, adorei a sua resenha! ♥

    → desencaixados.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!
      Ah, eu só li porque pela sinopse parecia ser uma história mais independente e é verdade, não senti necessidade de ler os outros volumes, a autora escreveu muito bem esse livro =)

      Excluir
  2. Oieee,
    Interessante esse livro. A primeira vez que ouço sobre ele e parece ter uma construção muito boa. Mas... as personagens tem um final feliz? kkkkkkk quero saber antes de me aventurar nele.

    ótima resenha!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oiê!
      Olha... Elas tem um final feliz sim, poderia ser melhor... Mas é feliz =)

      Obrigada!!

      Excluir
  3. Gente que livro interessante! Adorei que ele fala sobre religiões pagãs e se passa no Brasil. Muito legal!

    ResponderExcluir
  4. Nunca ouvi falar no livro e confesso que nem o título e nem a capa me chama a atenção. Em contra partida o enredo eu amei, me prendi a resenha lendo tudo para descobrir mais da história. Vou procurar mais informações sobre a trilogia. Valeu a dica.

    Beijos.
    https://cabinedeleitura0.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!
      Que bom que gostou da história =)
      Espero que possa lê-la mesmo e gostar tanto quanto eu
      Bjs

      Excluir
  5. Que demais a sua resenha e dica menina, eu nunca li muito desse gênero, mas a curiosidade me domina sempre e adorei saber a sua opinião, com toda certeza vou adicionar na listinha de desejados, ótimo post flor.
    Bjs

    ResponderExcluir
  6. Não conhecia, e apesar de se passar no Brasil, e em São Paulo onde moro, acabei não me interessando tanto pelo livro.
    Bjs Rose.

    ResponderExcluir
  7. Achei bem interessante o tema abordado pelo livro e parece ser uma boa leitura, bom saber que você não sentiu falta de ler os anteriores, mas eu acho que se fosse ler iria preferir ler desde o começo mesmo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olha, eu adorei essa história e como ela é bem contextualizada já tive um bom vislumbre dos romances anteriores, então, não senti vontade de ler os outros. =)

      Excluir
  8. Olá!
    Nós leitores temos disso né!
    Comigo ja aconteceu de na hora de comprar a trilogia, eu esqueci de colocar no carrinho o segundo livro hahaha.
    É interessante como a história se desenrola, mas como é um gênero que me atrai bem pouco pra leitura, nessa dica vou deixar passar.
    Beijos!

    Camila de Moraes.

    ResponderExcluir
  9. Ola, esse livro me parece ser bastante interessante fiquei curiosa e foge totalmente da minha zona de conforto vou anotar a dica

    ResponderExcluir
  10. OI, tudo bom?
    Confesso que esse gênero ao chama muito minha atenção. Mas essa capa é maaara, confesso. E fiquei curiosa pela leitura com a sua resenha :)

    Beijos,
    Thalita Sousa

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá! Tudo bem sim e com você?
      Esse livro é bem legal, vale a pena dar uma chance.
      Bjs

      Excluir
  11. OMG, que livro incrível! Quem dera eu encontrasse livros assim nos mercados mais próximos haha. Adorei a sua resenha, eu não conhecia essa trilogia, mas já estou curiosa para conhecer essa história, pois amo fantasia. Obrigada pela dica maravilhosa, bjss!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que gostou!! =D
      Espero que possa fazer essa leitura e gostar dela tanto quanto eu =D
      Bjs

      Excluir
  12. Já li um livro da autora e gostei bastante!
    Não sabia da existência deste que, com certeza, é tão bom quanto o que eu li!
    Anotei a dica!

    ResponderExcluir
  13. Que legal que a leitura deu certo!!! *-* Eu jamais começaria um livro pelo último volume. Gostei dessa história meio fantástica e meio histórica. Nossos autores são muito criativos, neh non? Espero que a autora leia sua resenha para aprofundar a pesquisa nos próximos textos. Sou assim tbm, se um livro me chama muito a tenção, dou um jeito de adquirir. Um beijo e sucesso com o blog. Até a próxima!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Claudia!
      Obrigada pelo comentário!
      A motivação para ler esse livro, mesmo sendo o final da trilogia, foi a própria sinopse, na verdade, eu nem tinha me dado conta que fazia parte de uma série, meu namorado que me avisou quando viu a capa, eu não tinha notado kkkkkkkkkkkkkkk

      Excluir
  14. Olá!
    Que capa linda é essa? Eu curto muito esse tipo de trama que envolve romance, fantasia e questões reflexivas, como a forma como as mulheres eram tratadas.
    A aparição desse padre, que você indicou, me deixou receosa e curiosa ao mesmo tempo.
    Vou anotar a dica, sem dúvidas.
    Beijos,
    http://www.umoceanodehistorias.com/

    ResponderExcluir
  15. Olá!
    Não conhecia o livro, a capa é muito bonita. Eu adoro quando encontro livros em lugares que nem imaginava que vendia livros rs' muita ousadia ler o último livro, mas que bom que foi bem desenvolvido e teve começo, meio e fim! Gosto de histórias diferentes que prendem o leitor, como disse não conhecia esse e espero poder conhecer a série ler!

    Beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!
      Isso é verdade, mas a leitura foi ótima mesmo e não senti vontade de ler os livros anteriores.
      Bjs

      Excluir

Comentar leva apenas alguns segundos...Sua opinião é muito importante! =D