12 de dezembro de 2017
A Happy House in a Black Planet: introdução a subcultura gótica - H. A. Kipper


        Livro lançado de forma independente pelo autor Henrique Kipper, em 2008, disponível gratuitamente para todos que quiserem começar a conhecer a subcultura gótica. 
Traz explicações claras e sucintas a respeito das origens dessa subcultura, esclarece vários erros de interpretação dos leigos, traz também dicas de filmes, livros e bandas que se encaixam a ela, dando um destaque especial às bandas e aos gêneros musicais inerentes a mesma. Há também muita desmistificação acerca de quem são os góticos, seus gostos, características, a estética, enfim, o livro mostra que tudo isso nada tem a ver com sexualidade, religião ou depressão.
Mas o autor se repete muitas vezes ao longo do texto,  o que deixa a apresentação das informações um tanto quanto enfadonhas. Outro ponto negativo é a falta de revisão do livro, talvez o erro anterior não existiria caso tivesse uma revisão mais atenta. 
Algo que pessoalmente não gostei foi a explicação que o autor deu antes de começar: desculpando-se pelo texto "longo" e didático, porém ele é bem curto e serve justamente para elucidar questionamentos, isso me deixou intrigada com quem são esses góticos atuais e como eles interagem com sua produção cultural... 
O título A Happy House in a Black Planet refere-se a duas músicas muito famosas de duas bandas ícones da subcultura gótica na década de 80: Siouxsie and The Banshees e The Systers Of Mercy, respectivamente. 
Enfim, esse livro tem um projeto gráfico muito bonito e de fato nos introduz a vários conceitos interessantes de subcultura e subcultura gótica, mas é só um ponto de partida mesmo e o autor deixa isso bem claro e apresenta uma bibliografia muito boa para quem quiser aprofundar seus conhecimentos e/ou fazer parte dessa subcultura. 

28 comentários:

  1. Que interessante. Acho incrível um conteúdo capaz de mostrar (mesmo que superficialmente) as características, personalidades de uma cultura. Gostei e anotei a dica =D

    ResponderExcluir
  2. Oii Andrea, tudo bem?
    Que demais essa resenha, parece ser uma ótima pedida e gosto muito desse gênero, sua resenha ficou ótima menina e pretendo ler, cheio de mistério.
    Abraços

    ResponderExcluir
  3. Não tenho interesse em fazer parte, mas que sou curioso, isso eu sou e é um livro que me agregaria repertório e isso tem grande vália para mim, dica super anotada.

    Beijos.
    https://cabinedeleitura0.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!
      Que bom que essa resenha agregou algo em sua vida =)
      Bjs

      Excluir
  4. Oiie
    Sou bem curiosa em relação a essas coisas, adoraria saber mais sobre essa subcultura. Adorei a dica.
    Bjos, Bya! 💋

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!
      Então leia o livro é bem fácil de encontrar para baixar
      =)

      Excluir
  5. Olá!
    Acho muito interessante obras que abordam um estilo gótico, seja na construção do próprio personagem ou através da arquitetura e paisagens. No começo do ano estava precisando explorar um pouco mais disso para o meu TCC, mas não encontrei fontes concisas. Vou salvar essa dica para a próxima pesquisa! Fiquei curiosa para saber um pouco mais, já que sei o básico.

    www.sonhandoatravesdepalavras.com.br

    ResponderExcluir
  6. Ola
    Leitura diferente, acho que toda informação é válida, mesmo com erros no text, talvez ele se incomodou em ver pessoas interpretando o gótico de maneira errada e quis levar informação. Quem sabe o livro não passe por uma revisão futuramente ?
    Bjus
    Jis Rocha
    Blog Cá Entre Nós

    ResponderExcluir
  7. Com certeza é uma cultura mal interpretada. Mas é bom poder conhecer mais sobre o assunto. Obrigado pela dica, abraço.

    ResponderExcluir
  8. Eu não conhecia o livro e a proposta dele não me interessa, não senti vontade de ler, mas acredito que para quem se interesse pelo assunto pode ser uma boa leitura.

    ResponderExcluir
  9. Tenho interesse na cultura gótica. Sempre gostei. Acho que ela tem uma coisa de sedução. Fiquei mais interessada no livro pela bibliografia que você diz tem no final. Ah, é uma pena que o livro tenha esse problema de revisão.

    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah, a subcultura gótica tem mesmo essa sensualidade bem marcante =)
      Recomendo que leia o livro ou pesquise em sites góticos para ter mais informações.
      Bjs

      Excluir
  10. aaaah eu quero,apesar dos pontos negativos que vc apontou, fiquei curiosa pra saber como ele explana o tema... :D
    onde tem pra baixar?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sabia que você ia gostar! =D
      Esse é o link disponibilizado pelo autor: https://www.facebook.com/permalink.php?story_fbid=10154577274231870&id=773226672775726

      Excluir
  11. Deve ser bem legal para conhecer melhor sobre a subcultura gótica, parece ter várias informações interessantes, apesar dos pontos negativos que você citou.
    Beijos
    Mari
    Pequenos Retalhos

    ResponderExcluir
  12. Oie, tudo bom?
    Não é um tema que me interessa muito, e saber que o autor vive se repetindo tira ainda mais a minha vontade de ler, rs. Mas adorei a capa, é bem bonita!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá! Tudo bem sim e você?
      Realmente, a capa é bem linda mesmo =)

      Excluir
  13. Oi, tudo bem?
    Não conhecia esse livro, mas achei interessante a premissa dele e imagino que seja uma leitura curiosa. No entanto, devo confessar que não fiquei muito animada com o tema em si, então não é um livro que eu leria.

    Beijos :*

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá! Tudo bem sim e você?
      Que pena que o tema não te interessa =/
      Bjs

      Excluir
  14. Não sou muito ligada em cultura gótica, talvez por isso o livro não tenha me chamado tanta atenção, mas para quem gosta do universo, ou mesmo em forma de curiosidade, parece uma boa pedida.
    Bjs, Rose.

    ResponderExcluir

Comentar leva apenas alguns segundos...Sua opinião é muito importante! =D