Livro lançado de forma independente pelo autor Henrique Kipper, em 2008, disponível gratuitamente para todos que quiserem começar a conhecer a subcultura gótica.
Traz explicações claras e sucintas a respeito das origens dessa subcultura, esclarece vários erros de interpretação dos leigos, traz também dicas de filmes, livros e bandas que se encaixam a ela, dando um destaque especial às bandas e aos gêneros musicais inerentes a mesma. Há também muita desmistificação acerca de quem são os góticos, seus gostos, características, a estética, enfim, o livro mostra que tudo isso nada tem a ver com sexualidade, religião ou depressão.
Mas o autor se repete muitas vezes ao longo do texto, o que deixa a apresentação das informações um tanto quanto enfadonhas. Outro ponto negativo é a falta de revisão do livro, talvez o erro anterior não existiria caso tivesse uma revisão mais atenta.
Algo que pessoalmente não gostei foi a explicação que o autor deu antes de começar: desculpando-se pelo texto "longo" e didático, porém ele é bem curto e serve justamente para elucidar questionamentos, isso me deixou intrigada com quem são esses góticos atuais e como eles interagem com sua produção cultural...
O título A Happy House in a Black Planet refere-se a duas músicas muito famosas de duas bandas ícones da subcultura gótica na década de 80: Siouxsie and The Banshees e The Systers Of Mercy, respectivamente.
Enfim, esse livro tem um projeto gráfico muito bonito e de fato nos introduz a vários conceitos interessantes de subcultura e subcultura gótica, mas é só um ponto de partida mesmo e o autor deixa isso bem claro e apresenta uma bibliografia muito boa para quem quiser aprofundar seus conhecimentos e/ou fazer parte dessa subcultura.
Que interessante. Acho incrível um conteúdo capaz de mostrar (mesmo que superficialmente) as características, personalidades de uma cultura. Gostei e anotei a dica =D
ResponderExcluirOi!
Excluirè bem interessante mesmo! =)
Oii Andrea, tudo bem?
ResponderExcluirQue demais essa resenha, parece ser uma ótima pedida e gosto muito desse gênero, sua resenha ficou ótima menina e pretendo ler, cheio de mistério.
Abraços
Olá! Tudo bem sim e você?
ExcluirQue bom que gostou =)
Não tenho interesse em fazer parte, mas que sou curioso, isso eu sou e é um livro que me agregaria repertório e isso tem grande vália para mim, dica super anotada.
ResponderExcluirBeijos.
https://cabinedeleitura0.blogspot.com.br
Olá!
ExcluirQue bom que essa resenha agregou algo em sua vida =)
Bjs
Oiie
ResponderExcluirSou bem curiosa em relação a essas coisas, adoraria saber mais sobre essa subcultura. Adorei a dica.
Bjos, Bya! 💋
Olá!
ExcluirEntão leia o livro é bem fácil de encontrar para baixar
=)
Olá!
ResponderExcluirAcho muito interessante obras que abordam um estilo gótico, seja na construção do próprio personagem ou através da arquitetura e paisagens. No começo do ano estava precisando explorar um pouco mais disso para o meu TCC, mas não encontrei fontes concisas. Vou salvar essa dica para a próxima pesquisa! Fiquei curiosa para saber um pouco mais, já que sei o básico.
www.sonhandoatravesdepalavras.com.br
Uaaaaaau
ExcluirSeu TCC deve ter ficado incrível!! =)
Ola
ResponderExcluirLeitura diferente, acho que toda informação é válida, mesmo com erros no text, talvez ele se incomodou em ver pessoas interpretando o gótico de maneira errada e quis levar informação. Quem sabe o livro não passe por uma revisão futuramente ?
Bjus
Jis Rocha
Blog Cá Entre Nós
Concordo. Espero que tenha mesmo =)
ExcluirCom certeza é uma cultura mal interpretada. Mas é bom poder conhecer mais sobre o assunto. Obrigado pela dica, abraço.
ResponderExcluirSim, é mal interpretada até por quem faz parte...
ExcluirBjs
Eu não conhecia o livro e a proposta dele não me interessa, não senti vontade de ler, mas acredito que para quem se interesse pelo assunto pode ser uma boa leitura.
ResponderExcluirQue pena.
ExcluirTenho interesse na cultura gótica. Sempre gostei. Acho que ela tem uma coisa de sedução. Fiquei mais interessada no livro pela bibliografia que você diz tem no final. Ah, é uma pena que o livro tenha esse problema de revisão.
ResponderExcluirBeijos
Ah, a subcultura gótica tem mesmo essa sensualidade bem marcante =)
ExcluirRecomendo que leia o livro ou pesquise em sites góticos para ter mais informações.
Bjs
aaaah eu quero,apesar dos pontos negativos que vc apontou, fiquei curiosa pra saber como ele explana o tema... :D
ResponderExcluironde tem pra baixar?
Sabia que você ia gostar! =D
ExcluirEsse é o link disponibilizado pelo autor: https://www.facebook.com/permalink.php?story_fbid=10154577274231870&id=773226672775726
Deve ser bem legal para conhecer melhor sobre a subcultura gótica, parece ter várias informações interessantes, apesar dos pontos negativos que você citou.
ResponderExcluirBeijos
Mari
Pequenos Retalhos
Sim, é legal mesmo =)
ExcluirOie, tudo bom?
ResponderExcluirNão é um tema que me interessa muito, e saber que o autor vive se repetindo tira ainda mais a minha vontade de ler, rs. Mas adorei a capa, é bem bonita!
Olá! Tudo bem sim e você?
ExcluirRealmente, a capa é bem linda mesmo =)
Oi, tudo bem?
ResponderExcluirNão conhecia esse livro, mas achei interessante a premissa dele e imagino que seja uma leitura curiosa. No entanto, devo confessar que não fiquei muito animada com o tema em si, então não é um livro que eu leria.
Beijos :*
Olá! Tudo bem sim e você?
ExcluirQue pena que o tema não te interessa =/
Bjs
Não sou muito ligada em cultura gótica, talvez por isso o livro não tenha me chamado tanta atenção, mas para quem gosta do universo, ou mesmo em forma de curiosidade, parece uma boa pedida.
ResponderExcluirBjs, Rose.
Sim, é mesmo =)
ExcluirBjs