18 de outubro de 2017
O Bairro da Cripta - tomo II - Os Epitáfios - M.R. Terci



     Olá, caríssimos leitores! Venho por meio desta, apresentar-vos mais um volume de contos do brasileiro M.R. Terci, usando para tal esta linguagem mais rebuscada, típica do mesmo...
Brincadeiras à parte, nesta coletânea, continuação de As Elegias - lido em outubro do ano passado, mais uma vez, somos levados a cidade de Tebraria e seu terrível Bairro da Cripta, palco de inúmeras narrativas macabras e inexplicáveis. 
As histórias podem ter narradores-personagens ou em terceira pessoa algo que "movimenta" bem as narrativas e nos prende a atenção. Nessa obra, a grande temática é a morte e os quinze contos tratam dela de algum modo. 
O fato do autor ambientar tudo dentro do imaginário nacional usando a paisagem e o cotidiano dos brasileiros que moram no interior é um ponto muito positivo e um diferencial bem interessante. Meus contos favoritos foram: O carona fantasma, Os poetas, Fuga da cidade do Rádio e Um prato cheio de agonia, esses dois últimos realmente me impressionaram. 
A escrita de Terci permanece erudita e até mesmo oitocentista, seu estilo lembra muito o de autores do Ultrarromantismo, o que pode ser nostálgico para os apreciadores, mas para aqueles que não estão acostumados a linguagem pode ser um pequeno obstáculo. 
Do primeiro tomo para este, percebi uma grande evolução no estilo de Terci, sinceramente, achei o primeiro tomo chato, mas este foi bem instigante e até me deu alguns pesadelos! 

9 comentários:

  1. Oii Andrea tudo bem?
    Que demais essa resenha linda, em primeiro lugar eu não conhecia o livro e fiquei bem interessada em ler, gosto de tudo que envolva o ambiente dos brasileiros, me atraem e muito.
    Beijinhos

    ResponderExcluir
  2. Olá, eu não conhecia o livro e nem o autora(or), eu gostei muito da capa e do que você disse na resenha. Fiquei curiosa para ler mais não sou fã de conto mais quem sabe eu não der uma chance para ele

    ResponderExcluir
  3. Não conhecia o livro e adorei saber que os cenários são bem brasileiros, o que eu adoro!!!! A capa foi outra coisa que me chamou atenção, gostei.
    Bjs, Rose

    ResponderExcluir
  4. Hey!
    Não conhecia o livro, nem sabia que era uma continuação, mas achei a proposta do autor muito interessante. O gênero não aparentou ser do tipo que leria, mas vou dar uma pesquisada para ver o que acho.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  5. Nunca tinha ouvido falar no autor, mas o livro me interessou pela temática e por se tratar de um livro de contos, gênero que gosto muito. Além disso, o fato de ser um autor brasileiro também não deve ser desconsiderado. Ótima dica!

    Tatiana

    ResponderExcluir
  6. Acho que a linguagem poderia ser um problema para mim, mas não leria de jeito nenhum por ter te dado pesadelos, não é algo que eu deseje para mim. Sou medrosa e impressionável demais, então evito esse tipo de livro.

    ResponderExcluir
  7. Oi, tudo bem?

    É primeira vez que vejo falar desse livro. Pela capa parece ser um livro interessante, mas fiquei na dúvida. Não sei se o leria agora. Possa ser que o leia depois, mas por enquanto, vou deixar somente anotado o nome do livro.

    Beijos.

    ResponderExcluir
  8. Nunca tinha ouvido falar nem do livro nem do autor! Mas parece ser muito interessante e essa é uma temática que estou começando a ler por agora, mas me agrada muito! Com certeza vou procurar saber mais.

    ResponderExcluir
  9. Oie
    ainda não conhecia o livro mas mega interessante a história, bem rica e complexa, não sei se é o que costumo ler mas quem sabe dou uma oportunidade

    beijos
    http://www.prismaliterario.com.br/

    ResponderExcluir

Comentar leva apenas alguns segundos...Sua opinião é muito importante! =D