Olá, caríssimos leitores! Venho por meio desta, apresentar-vos mais um volume de contos do brasileiro M.R. Terci, usando para tal esta linguagem mais rebuscada, típica do mesmo...
Brincadeiras à parte, nesta coletânea, continuação de As Elegias - lido em outubro do ano passado, mais uma vez, somos levados a cidade de Tebraria e seu terrível Bairro da Cripta, palco de inúmeras narrativas macabras e inexplicáveis.
As histórias podem ter narradores-personagens ou em terceira pessoa algo que "movimenta" bem as narrativas e nos prende a atenção. Nessa obra, a grande temática é a morte e os quinze contos tratam dela de algum modo.
O fato do autor ambientar tudo dentro do imaginário nacional usando a paisagem e o cotidiano dos brasileiros que moram no interior é um ponto muito positivo e um diferencial bem interessante. Meus contos favoritos foram: O carona fantasma, Os poetas, Fuga da cidade do Rádio e Um prato cheio de agonia, esses dois últimos realmente me impressionaram.
A escrita de Terci permanece erudita e até mesmo oitocentista, seu estilo lembra muito o de autores do Ultrarromantismo, o que pode ser nostálgico para os apreciadores, mas para aqueles que não estão acostumados a linguagem pode ser um pequeno obstáculo.
Do primeiro tomo para este, percebi uma grande evolução no estilo de Terci, sinceramente, achei o primeiro tomo chato, mas este foi bem instigante e até me deu alguns pesadelos!
Oii Andrea tudo bem?
ResponderExcluirQue demais essa resenha linda, em primeiro lugar eu não conhecia o livro e fiquei bem interessada em ler, gosto de tudo que envolva o ambiente dos brasileiros, me atraem e muito.
Beijinhos
Olá, eu não conhecia o livro e nem o autora(or), eu gostei muito da capa e do que você disse na resenha. Fiquei curiosa para ler mais não sou fã de conto mais quem sabe eu não der uma chance para ele
ResponderExcluirNão conhecia o livro e adorei saber que os cenários são bem brasileiros, o que eu adoro!!!! A capa foi outra coisa que me chamou atenção, gostei.
ResponderExcluirBjs, Rose
Hey!
ResponderExcluirNão conhecia o livro, nem sabia que era uma continuação, mas achei a proposta do autor muito interessante. O gênero não aparentou ser do tipo que leria, mas vou dar uma pesquisada para ver o que acho.
Beijos.
Nunca tinha ouvido falar no autor, mas o livro me interessou pela temática e por se tratar de um livro de contos, gênero que gosto muito. Além disso, o fato de ser um autor brasileiro também não deve ser desconsiderado. Ótima dica!
ResponderExcluirTatiana
Acho que a linguagem poderia ser um problema para mim, mas não leria de jeito nenhum por ter te dado pesadelos, não é algo que eu deseje para mim. Sou medrosa e impressionável demais, então evito esse tipo de livro.
ResponderExcluirOi, tudo bem?
ResponderExcluirÉ primeira vez que vejo falar desse livro. Pela capa parece ser um livro interessante, mas fiquei na dúvida. Não sei se o leria agora. Possa ser que o leia depois, mas por enquanto, vou deixar somente anotado o nome do livro.
Beijos.
Nunca tinha ouvido falar nem do livro nem do autor! Mas parece ser muito interessante e essa é uma temática que estou começando a ler por agora, mas me agrada muito! Com certeza vou procurar saber mais.
ResponderExcluirOie
ResponderExcluirainda não conhecia o livro mas mega interessante a história, bem rica e complexa, não sei se é o que costumo ler mas quem sabe dou uma oportunidade
beijos
http://www.prismaliterario.com.br/