28 de setembro de 2016
Persuasão - Jane Austen


Na postagem anterior, eu disse que Emma era o meu segundo livro favorito de Jane Austen, mas apenas era mesmo, porque, a partir de já, Persuasão se tornou o meu queridinho e perde apenas para Orgulho e Preconceito, por causa do tom mais divertido e irreverente deste. 
Último romance acabado pela autora, Persuasão conta a história de Anne Elliot, uma moça de vinte e sete anos que, quando adolescente, apaixonou-se por um jovem marinheiro, porém as convenções sociais fizeram com que esta desistisse do amor pelo rapaz pobre e sem eira nem beira e ficasse sozinha com sua melancolia por longos oito anos. 
Passado esse período, o jovem retorna agora como Capitão Wentworth e está rico e toda a sua família também está ascendendo socialmente, enquanto a de Anne, apesar de ainda ser "nobre" estar com grandes dificuldades financeiras. Os dois acabam se reencontrando e o capitão trata nossa heroína de maneira educada, e fria. Ela fica triste, mas acredita merecer essa indiferença por ter se deixado persuadir pelos parentes e abandonado tão rápido seu único amor, 
Além disso, Wentworth está procurando por uma esposa e Anne precisa vê-lo flertar com outras mulheres mais jovens e mais bonitas do que ela enquanto ainda o ama, contudo a chegada de um primo  fará com que a situação mude e alguns sentimentos conflitantes aflorem... 
Essa narrativa tem um tom muito melancólico e mais "adulto" até. As personagens não se expressam de maneira espirituosa, como de costume nas obras de Austen, na verdade, elas são muito sérias e desiludidas. Os casais verdadeiramente felizes na trama são aqueles que fogem totalmente aos padrões da sociedade e até mesmo a escandalizam em alguns momentos. 
E mais uma vez, Jane Austen nos mostra como as aparências enganam e como as convenções sociais podem atrapalhar, e muito a felicidade das pessoas! É interessante e palpável a visão madura e menos otimista que a autora tem acerca dos relacionamentos familiares e amorosos de seu tempo. 
Persuasão é um livro excelente. Não há quaisquer exageros descritivos, grandes jantares, ou coisa que o valha. Aqui, o foco está unicamente na relação da protagonista com a culpa por se deixar levar pela opinião dos outros e sua vontade de ser feliz, mesmo acreditando não merecer isso. 

24 comentários:

  1. Oie Andrea, espero que você esteja ótima!
    Estou amando suas resenhas de Austen, Orgulho e Preconceito é meu livro favorito da vida!
    Beijoooo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Ceccy! Estou melhorando, graças a Deus! Obrigada!! =)
      Que bom que está gostando!! Ainda preciso fazer uma resenha de Orgulho e Preconceito, eu vivo dizendo que é minha obra favorita, mas ainda não falei dela por aqui! hahahaha
      Bjss

      Excluir
  2. Concordo com você, Persuasão é um dos melhores da Austen depois de Orgulho & Preconceito - principalmente porque ela escreveu já no fim da vida e há rumores que foi um pouco inspirado em uma situação que ela mesma passou. É mais maduro e até um pouco mais triste mesmo, mas o final é muito bonito, diria que é o mais bonitos de todos os livros dela ;)

    Bjos!

    Mundo Silencioso|www.mundosilenciosoblog.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Juh!
      Pois é! Em minhas pesquisas também li a respeito disso e gostei ainda mais de Persuasão por causa desse tom mais auto-biográfico, apesar de ficar triste pelo fim da autora... =(
      Bjss

      Excluir
  3. A Jane tem essa veia melancólica mesmo, amo esse livro, gosto da forma como a autora conduz as coisas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Lillian!
      Olha, até agora, só achei esse livro melancólico. Todos os outros eram tão irreverentes e espirituosos!

      Excluir
  4. Oiii Andrea, tudo bem?
    Ainda não tive oportunidade de ler algum livro da autora, mas confesso que tenho bastante interesse.
    Beijnhos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Morgs!
      Espero que você possa lê-los logo, tenho certeza de que vai adorar!!
      Bjss

      Excluir
  5. Olá!
    O único que li de Jane Austen foi Razão e Sensibilidade, mas em breve pretendo ler os outros, inclusive Persuasão, que após ler sua resenha, fiquei ainda mais interessada.
    Gostei de saber a questão das convenções sociais e também o tom mais adulto da obra e a seriedade dos personagens.
    Beijos.

    Li
    Literalizando Sonhos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Aline!
      Também já li Razão e Sensibilidade e não gostei muito... Mas Persuasão é maravilhoso e você lê tão rápido que nem percebe quando está acabando o livro!
      Bjss

      Excluir
  6. Acredita que eu ainda não li nada da Jane???? Eu mesma fico me cobrando uma leitura, pois falam tão bem dos livros dela. Este enredo parece bem construindo, mostrando o que acontecia na época e contando com personagens sólidos.
    Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah, sério!? Menina, então recomendo que você leia pelo menos Orgulho e Preconceito e Persuasão. São maravilhoso e vão te mostrar o melhor da autora, sem controvérsias, =)
      Bjss

      Excluir
  7. OOi!
    Nunca li nada do autor, dá pra acreditar? KKKKK
    Morro de vontade de ler Orgulho e Preconceito, parece ser muito bom. Um dia ainda leio...
    Persuasão não chama minha atenção como OeP, mas também tenho vontade de lê-lo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!
      Espero que possa ler os livros da autora o quanto antes, são muito bons!
      ^^

      Excluir
  8. Olá!
    Sou apaixonada por Persuasão também e assim como você fica atrás apenas de Orgulho e Preconceito. São essas obras que nos fazem suspirar e demonstram como Jane Austen era simplesmente incrível.
    Beijos.
    https://arsenaldeideiasblog.wordpress.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Carol!!
      Ah, esses romances são maravilhosos!! Só amor por essa autora! ^^
      Bjss

      Excluir
  9. Olá!
    Olha, sempre tive vontade de ler algum livro da Jane Austen, porém ainda não tive a oportunidade. Gostei da tua resenha, quem sabe consigo ler em breve ;) bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Mércia! Que bom que gostou!! ^^
      Espero que possa lê-los logo. São ótimos!
      Bjss

      Excluir
  10. Oi, tudo bem?

    Eu só li Orgulho e Preconceito e, na época, não gostei. Quero muito ler Emma, porque ele está no meu desafio #LeiaMulheres de 2016, mas os outros livros não me interessam muito. Eu acharia meio chato essa falta de sentimentalismo e a seriedade mais marcada. E acho que a personagem me desagradaria, pois parece maçante ler sobre sua culpa. Embora eu goste muito dessas coisas psicológicas, desses dramas internos que todos sofremos, não sei se conseguiria gostar nesta trama. Mas adorei a resenha. Muita gente gosta da Austen, espero um dia conseguir gostar dela também hehe.

    Love, Nina.
    http://ninaeuma.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá! Tudo bem sim e você?
      De todos os romances acabados de Jane Austen, o único que não gostei foi Mansfield Park. Persuasão é muito bom, apesar da melancolia, você sabe que terá um final feliz e quanto a Emma, existe uma certa veia cômica semelhante a Orgulho e Preconceito, mas esse último é o mais engraçado e "leve" de todos, seguido por A abadia de Northanger.
      Que bom que gostou da resenha! Espero que fale desses livros no seu blog também! Quero saber suas impressões.
      Bjss

      Excluir
  11. Olá, adorei a resenha, ainda não li a obra, mas pretendo um dia. Não conhecia muito da história, mas todos recomendam.

    Abraços

    ResponderExcluir
  12. Andrea, sou apaixonada por Orgulho e Preconceito, mas não consegui gostar de Persuasão.
    Espero tentar novamente e conseguir ler, pois a escrita da Jane Austen é muito boa.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Déborah!
      Ah, menina, que pena! =/
      Eu adorei e recomendo muito que você releia, porque, como você disse, Jane Austen escrevia muito bem!!
      Bjss

      Excluir

Comentar leva apenas alguns segundos...Sua opinião é muito importante! =D