23 de dezembro de 2025
KRAMPUS

 O SENHOR DO YULE




As mitologias pagãs são muito ricas e interessantes. A relação dos seres humanos com a terra e seus recursos era de muito respeito e reverência no período pré-cristão, o que vemos depois disso, foi a humanidade enxergando a terra e seus recursos como algo de direito, que pode ser usada e abusada porque esta foi “dada” aos homens por Deus… O artista multitalentoso, Brom, inspirado pela curiosidade de sua esposa, descobriu uma antiga entidade que punia os maus e presenteava os bons, além de ajudar a espalhar a vida após os longos e duros meses de inverno, esse é Krampus, o senhor do Yule

Para aqueles que não sabem, não, o Natal não é o “aniversário” de Jesus, não mesmo. Na verdade, historicamente, o Natal é uma versão cristianizada de uma celebração pagã chamada Yule, na qual até hoje pagãos celebram como o solstício de inverno, momento no qual o frio do inverno dá lugar à luz e a esperança da primavera vindoura. 

Em Krampus, o senhor do Yule, vamos acompanhar a luta da personagem-título a fim de desmascarar e destronar o Papai Noel de seu reinado de mentiras e total desequilíbrio e desrespeito com a terra que nos nutre e protege. Ao lado de seus seguidores, os belsnickels, ele vai fazer de tudo para trazer de volta a tradição do Yuletide e acabar com a palhaçada criada por seu inimigo, obviamente, isso não será nada fácil... 

Além de Krampus, o senhor do Yule, acompanhamos também o protagonista Jesse, um músico fracassado, que não acredita em si mesmo, acabou de perder a esposa por causa disso, está morando em um trailer, sem emprego, sem dinheiro, sem moral, sem nada, seu desespero é tamanho que ele atenta contra a própria vida, mas, no último minuto, desiste e vê uma cena que vai mudar a sua vida para sempre: um homem "fantasiado" de Papai Noel corre e tem em seu encalço algumas figuras demoníacas que tentam matá-lo a todo custo. No meio da confusão, o saco do Papai Noel acaba caindo dentro do trailer de Jesse e ele descobre ser este um objeto mágico e muito poderoso. 

A partir desse ponto, nosso protagonista vai entrar em um vórtice de problemas e mais problemas, pois, se a vida dele já estava acabada, adicione a isso um envolvimento com gângsteres, o fato de sua ex-esposa estar “namorando” com um policial corrupto tão perigoso quanto o chefe da máfia local, e uma entidade poderosa, Krampus, o senhor do Yule, estar atrás dele para pegar seu saco mágico de volta… 

Brom mostra ter feito uma pesquisa extensa sobre as mitologias que envolvem essas entidades (Krampus e Papai Noel) e ele criou sua própria versão, muito interessante e verossímil, é quase impossível largar esse livro, tudo é tão interessante, tanto a parte mitológica, sendo Krampus e Papai Noel entidades nórdicas advindas do Ragnarök, quanto a aventura de Jesse em busca de recuperar a sua família e encontrar a si mesmo. 

Krampus, o senhor do Yule, é um livro de mais de 400 páginas, mas que você lê muito rápido, tamanha a fluidez narrativa de Brom. A edição da DarkSide ficou muito linda e impactante: capa dura, com uma diagramação ótima e com ilustrações belíssimas e um pouco perturbadoras do autor que também é ilustrador. Com certeza, se você é do tipo que gosta de uma boa subversão de tradições, esse livro é para você! E um Feliz Natal/Yuletide para vocês e lembrem-se: sejam bons e deixem doces nos seus sapatos como oferenda para Krampus, pois, caso não o façam, o castigo será cruel…


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua opinião é muito importante! =D