20 de novembro de 2025
O Ancião que Saiu pela Janela e Desapareceu

 Olá, pessoal! Samu aqui!





Hoje venho falar sobre O Ancião que Saiu pela Janela e Desapareceu, do autor Jonas Jonasson. Esse livro se tornou meu favorito de todas as leituras desse ano, pois a narrativa me cativou desde o início. Já aconteceu de você se apaixonar por um livro logo nos primeiros capítulos? Pois comigo foi bem assim e vou comentar aqui o porquê.


Para começar, Jonas Jonasson criou um protagonista extremamente carismático: um exemplar de ser humano muito peculiar chamado Allan Karlsson. Sendo assim, esse livro conta toda a história de vida desse personagem, desde sua infância até a idade adulta e velhice. A primeira peculiaridade de Allan está no fato de ele completar 100 anos de idade logo no início da narrativa, contudo, ele não quer participar da comemoração e, portanto, decide fugir da casa de repouso onde mora (por sinal, Allan foge pulando a janela).


Essa fuga inusitada desencadeará na vida do nosso protagonista centenário uma série de situações das mais tresloucadas: ele vai realizar um roubo mirabolante, se envolver com pessoas de caráter duvidoso, fazer uma road trip por toda a Suécia fugindo da polícia e ainda causar umas explosões. Sério, as enrascadas que esse simpático velhinho se mete são tão absurdas que chegam até a envolver um elefante de circo.


Além disso, os capítulos dessa história intercalam duas linhas temporais, alternando entre o presente e o passado do Allan. Deste modo, aos poucos nós vamos descobrindo fatos incríveis sobre a vida do nosso protagonista. Digamos que ele teve uma vida bastante peculiar, talvez ele fosse a pessoa certa no lugar certo (ou errado, dependendo do ponto de vista). O fato é que Allan aprendeu desde criança a arte de criar explosivos e, levando em consideração a época em que isso aconteceu (período das Guerras Mundiais, Guerra Civil Espanhola, Guerra Fria e etc), esse conhecimento rendeu a ele posições de destaque em diversos momentos de sua história.


No decorrer da vida, Allan Karlsson vai conhecer pessoalmente diversas personalidades históricas, tais como o general Franco, o presidente Truman, Mao Tsé Tung, Stalin, Kim Il-sung entre vários outros. Também vai participar de diversos eventos históricos do século XX, ajudando (ou não) os acontecimentos destes. Além do mais, a forma como o autor Jonas Jonasson descreve todos esses eventos, a forma inusitada como a trama é desenvolvida, arranca muitas risadas do leitor. O tom sarcástico e cômico desse livro até hoje só encontrei em O Guia do Mochileiro das Galáxias, de Douglas Adams. Sendo assim, recomendo muito a leitura de O Ancião que Saiu pela Janela e Desapareceu, principalmente se você gostar de história mundial e de narrativas policiais com leves pitadas de nonsense (talvez não tão leves assim).


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua opinião é muito importante! =D