21 de outubro de 2025
[EU ASSISTI] O HOMEM DE PALHA

 



Tìtulo original: The Wicker man
Ano: 1973
Direção: Robin Hardy
Roteiro: Anthony Shaffer 


    O homem de palha faz parte daquela categoria de filmes cults antigos que todo mundo recomenda e te dá muita vontade de assistir, mas, por algum motivo, você vai protelando, pelo menos comigo é sempre assim. 
    Pois bem, assisti a O homem de palha pela primeira vez, em 2021 e, depois disso, meus amigos e minhas amigas, reassisto quase todo ano! Sou completamente apaixonada por esse folk horror clássico, esse filme me surpreende e encanta toda vez. 
    Essa surpresa vem do fato de que, apesar de ser muito curiosa, não sou uma cinéfila, ainda assim, devido à tantas críticas positivas, dei uma chance a O homem de palha e qual não foi o meu espanto ao gostar muito da obra, principalmente, da trilha sonora ( a qual ouço sempre). Falando nisso, as músicas aqui contam histórias e ajudam a complementar a mitologia que envolve o longa, além de aumentar a aura de suspense que paira no ar. Sério. Procurem por essa trilha sonora no Spotfy, as músicas são lindas demais! 
    O homem de palha, a despeito de seu, para muitos, controverso final, é um filme alegre e animado. A população de Summerisle está às vésperas do Dia de Maio, celebração que marca o início do verão, tempo de otimismo e diversão. Logo, a chegada de um policial sisudo vindo do continente com suas próprias crenças e preconceitos cristãos, não consegue apagar o "fogo", nem a animação dessas pessoas.
    A estrutura narrativa de O homem de palha é bem simples: acompanhamos um policial cristão fervoroso que viaja sozinho até uma distante ilha, no território escocês, para investigar o suposto desaparecimento de uma menina moradora local. Lá, ele inicia sua investigação e percebe estar sendo ludibriado pela população. Seus costumes pagãos também não ajudam em nada, apenas o deixam mais confuso, revoltado e furioso. 
    É possível ver O homem de palha como uma alegoria? Talvez sim, afinal, a religião do protagonista fala muito de sacrifício e, no final, há realmente um e quem melhor do que um cristão convicto para ofertá-lo? Eu sei que esse filme é do gênero folk horror, mas sempre me divirto quando o assisto! E vocês? Já conheciam esse longa? Se conhecerem outros filmes do gênero, me indiquem nos comentários! Midsommar eu já assisti, e esse é outro que mora no meu coração. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua opinião é muito importante! =D