2 de setembro de 2025
SEM CORAÇÃO

 


    Mais uma história deliciosamente narrada em 3ª pessoa! É muita alegria para uma leitora só! Até porque eu não esperava nada desse livro escrito por Marissa Meyer, e mesmo assim fui completamente arrebatada por Sem coração

    Sem coração já começa com uma premissa muito apreciada por mim, que adoro uma boa releitura de contos de fadas, ainda mais quando ela se propõe a narrar a vida pregressa de uma personagem, tal como Marissa Meyer faz aqui. Neste livro acompanhamos a trajetória de Catherine, uma jovem nobre do Reino de Copas que tem o sonho de se tornar empreendedora, abrindo sua própria confeitaria, mas seus pais têm outros planos para o futuro da filha. 
    Marissa Meyer esbanja criatividade e verossimilhança ao unir as três histórias mais famosas de Lewis Caroll em Sem coração, isso porque ela detalha bem a vida e as personagens meio insanas de Copas, vulgo País das Maravilhas, além de trazer, através do espelho, do Reino de Xadrez, o interesse amoroso de nossa protagonista e ainda acrescentar o jaguadarte para dar ainda mais tempero a essa narrativa. 
    É muito interessante e triste, ao mesmo tempo, acompanhar a vida de Catherine, pois a jovem é muito gente boa e seu sonho é genuíno e muito próximo da nossa realidade. Infelizmente, seus pais decidem que a querem casada com o rei de Copas e, para piorar a situação, o próprio também quer isso. Se esse dilema já não fosse dramático o suficiente, surge na vida de nossa futura vilã, Jert, o novo bobo da corte, um jovem enigmático e muito bonito que fará de tudo para ter o coração de nossa aspirante a confeiteira, talvez, não no bom sentido... Além de tudo isso, Marissa Meyer ainda traz a ameaça do jaguadarte que denuncia de forma sutil a completa incapacidade de rei de Copas de governar sozinho. 
    Sem coração foi uma das melhores releituras de contos de fadas que li até hoje. Personagens cativantes, enredo envolvente, narrador em 3ª pessoa, reviravoltas, final impactante, enfim, Marissa Meyer acertou muito aqui! Até porque ela nos faz ficar interessados em uma futura vilã e nós já sabemos que nada do que ela quer acontecerá, senão, ela não seria quem é em Alice no País das Maravilhas, logo, o desenvolvimento de Catherine é de suma importância para manter o leitor atento e das demais personagens também, e isso a autora faz muito bem tornando-as ambíguas desde o começo. 
    Um pequeno detalhe colocado por Marissa Meyer em seus agradecimentos fez todo o sentido para mim e tornou esse livro ainda mais instigante: essa narrativa foi inspirada em Wicked, de Gregory Maguire. É impossível não ver as semelhanças entre os estilos de narrar e isso é um elogio! Sem coração é um romance incrível, não tão incrível quando sua inspiração, mas chega bem perto! Se você gosta de young adults e está de saco cheio dos mesmos triângulos amorosos enfadonhos e protagonistas chatas, dê uma chance a esse livro, ele vai surpreender você! 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua opinião é muito importante! =D