Olá, pessoal! Mais uma vez, Samu invadindo o espaço da dona Andréa!
Quando eu decidi pôr esse livro na minha listinha de próximas leituras, influenciado pela capa fofinha que mistura cores meio girlie, eu imaginei que a história seria um romancezinho bem água com açúcar daqueles bobinhos. Bem, eu não poderia estar mais errado.
O livro Nossos Medos é a estreia da autora Mari Adriano - e que estreia! Como o próprio título já sugere, ele aborda um tema principal: medos! E isso se desdobra em temas variados muitíssimo importantes nos dias de hoje, tais como ansiedade social, saúde mental, responsabilidade com o meio ambiente, entre outros. Tudo posto de modo muito sensível e competente.
A história tem como protagonistas a Bianca e a Isadora, duas irmãs gêmeas idênticas. Elas passaram a infância e adolescência em Valeiros, uma cidade do interior de Santa Catarina (trata-se de uma cidade fictícia, portanto não perca tempo procurando no mapa😄). Contudo, agora que são adultas, as gêmeas vivem juntas em Curitiba, no Paraná. Sendo assim, essa mudança se deve a dois fatores: no caso da Bianca, ela trabalha na redação de uma revista, além de ser uma influencer de sucesso na internet; já no caso de Isadora, a garota está na faculdade, em vias de concluir o tão sonhado curso de engenharia.
É curioso ver a dinâmica existente entre as duas. Desde sempre a Bianca é uma menina super extrovertida, que faz amizade com todo mundo, gosta de ser o centro das atenções e de estar no controle das coisas. Por outro lado, a Isadora tem uma personalidade oposta, sendo retraída, caseira, daquele tipo de pessoa que prefere passar uma tarde lendo livros em um lugar tranquilo do que aproveitando uma noite na balada.
A fobia social da Isadora é tanta, que desde criança ela vive à sombra da irmã. Sendo assim, elas chegam ao ponto de trocarem de identidade uma com a outra em várias situações. Por exemplo, a Isadora morre de medo de fazer contato com pessoas desconhecidas, então toda vez que precisa passar por uma situação social acaba mandando a Bianca ir em seu lugar, passando-se por ela.
Contudo, a Isadora não é a única "problemática" entre as irmãs. Na medida em que a história vai avançando, nós vamos descobrindo que a Bianca também tem suas próprias questões emocionais, como é o caso dos animais: ela sofre de um medo mortal de qualquer tipo de animal, seja ele qual for. E a situação se agrava quando a revista para a qual Bianca trabalha decide enviá-la para fazer uma matéria em uma fazenda. Aí o caos se instala na vida das meninas e é confusão atrás de confusão!
A forma como a autora desenvolveu tudo isso me surpreendeu bastante. Temos uma narrativa que equilibra perfeitamente situações cômicas e inusitadas com momentos de reflexão profunda acerca dos temas. Nossos Medos é um livro leve, gostoso de ler. A cada capítulo a gente fica com mais vontade de saber o que vai acontecer com as gêmeas (que são personagens super carismáticas) e descobrir como cada uma vai lidar com seus próprios medos.
Gostei bastante dessa leitura! Achei interessante como nesse livro nada é posto apenas "pra encher linguiça". Até mesmo as cenas que, num primeiro momento, parecem estar ali só pra fins de alívio cômico, logo são aprofundadas de forma a causar uma reflexão em nós leitores. E pra mim esse é um dos pontos altos da narrativa. Sendo assim, se você ainda não leu, fica minha recomendação! Tenho certeza que Nossos Medos também vai te conquistar!
não conhecia esses livros. bejios, pedrita
ResponderExcluirOi! Não conhecia o livro, mas fiquei interessada na história depois de ler a resenha. Parece uma história tocante, além de atual. Bjos!!
ResponderExcluirMoonlight Books