Dedicado pela autora, Kate Elizabeth Russell, à todas as Dolores Haze (nome da personagem vítima de abuso no livro Lolita), Minha sombria Vanessa é um soco no estômago: doloroso, incomodo e surpreendente.
Transitando entre o passado (2001, 2002 e 2003) e o presente (2017), narrado em primeira pessoa, Minha sombria Vanessa nos apresenta à Vanessa, uma mulher de 32 anos marcada pelos abusos sexuais e psicológicos que sofreu nas mãos de um professor nojento.
O pior de tudo é que o pedófilo em questão era seu professor de Literatura, aproveitando-se da fragilidade típica da adolescência, da timidez e da falta de amigos de Vanessa, o professor, Sr. Steane, começa dia após dia a envolver a jovem e isolá-la ainda mais de tudo e de todos, tornando-a muito mais introspectiva, tirando-lhe oportunidades, afastando-a da família.
O centro da vida de Vanessa torna-se o professor pedófilo. Ela, infelizmente, acredita estar em um relacionamento legítimo e, na vida adulta, mantem essa convicção como uma forma de auto preservação, pois, para ela, é inadmissível se ver como uma vítima; Isso a faria ter a terrível constatação de que 17 anos de sua vida foram perdidos, jogados no lixo que eram as mãos daquele pedófilo.
Ao longo de Minha sombria Vanessa há várias citações simbólicas do livro Lolita: é um dos primeiros livros que Steane empresta à jovem; ela sempre fala dessa história para justificar certos momentos e sentimentos bizarros em seu "relacionamento"; além da terrível semelhança entre Vanessa e Lolita, duas jovens interrompidas.
A primeira poderia ter tido uma carreira acadêmica brilhante, mas acaba trabalhando na recepção de um hotel em sua cidade natal; a segunda poderia ter sido uma estrela do Tênis, mas casa-se muito cedo, engravida e morre de parto. Como dito antes, Minha sombria Vanessa é um livro incômodo. É muito triste ver como a protagonista afunda cada vez mais em sentimentos e situações sufocantes e deprimentes tudo porque um maldito pedófilo entrou em sua vida.
No presente, Steane está sendo acusado de abuso sexual por outras ex-alunas o que deixa Vanessa ainda mais confusa. Minha sombria Vanessa é um mergulho na memória de uma vítima de abuso sexual na adolescência. É importante entendermos o quão difícil é para essas pessoas aceitarem que foram vítimas, para Vanessa, isso é algo degradante, por isso ela tem memórias seletivas e faz uso de entorpecentes para aplacar uma dor que ela nem mesmo reconhece como tal...
A autora Kate Elizabeth Russell levou quase vinte anos para concluir Minha sombria Vanessa e todo esse trabalho valeu muito a pena, pois essa é uma obra que denuncia pedofilia e nos mostra todos os passos de um predador sexual e as consequências de suas ações para a vítima.
Esse é um livro que quero ler a tempos!! Sempre acho que vai ser uma leitura pesada e densa...porém aquele tipo de livro que precisa ser lido, sabe?
ResponderExcluir