Olha, essa faz tempo que estou devendo, hein! Em 2016 fiz essa lista aqui com todas as obras de Jane Austen que queria ler, além de algumas outras inspiradas nela, e uma dessas era O clube de leitura de Jane Austen, escrito por Karen Joy Fowler. Eu sou marcha lenta, mas é como dizem, "devagar e sempre se chega longe" hahaha
Esse foi aquele tipo de leitura que você quer muito fazer, mas vai protelando e quando finalmente começa não consegue mais parar até chegar ao final. É claro que isso se dá totalmente por mérito da autora Karen Joy Fowler por ter criado uma narrativa singular com personagens super interessantes analisando os livros de Jane Austen.
Como dito logo acima, O clube de leitura de Jane Austen tem uma narração diferente, pois a narradora-personagem é a própria autora, pelo menos foi essa a interpretação que tive, pois ela se inclui no clube, mas ninguém fala dela, não há um capítulo dedicado a ela, mas ela sabe da vida, pensamentos, passado, presente e futuro de todas as outras personagens. Nunca havia lido nada parecido antes de me deparar com a escrita de Karen Joy Fowler e adorei a experiência! No começo você fica um pouco confuso, depois, contudo, entende bem o rumo que ela dá ao texto.
O clube de leitura de Jane Austen começa quando a cinquentona Jocelyn, para ajudar sua melhor amiga Sylvia a enfrentar a separação de um casamento de anos, decide convidar a filha dela, Allegra, uma professora de francês, Prudie; Bernadette e Grigg,um fã de ficção científica para participarem de reuniões nas quais serão discutidas as seis principais obras de Jane Austen: Emma, Razão e Sensibilidade, Mansfield Park, A abadia de Northanger, Orgulho e Preconceito e Persuasão. O mais instigante nisso tudo é que Karen Joy Fowler consegue desenvolver suas personagens na Califórnia dos anos 90, de modo que suas vidas reflitam, de alguma forma, as temáticas dos romances analisados por eles, o que é sensacional e vai demandar algumas releituras porque são muitos os detalhes comparativos entre personagens e livros.
Assim sendo, O clube de leitura de Jane Austen celebra de forma crítica, construtiva e bem criativa a importância e atemporalidade dos textos dessa autora, além, é claro, de Karen Joy Fowler resgatar muito bem o humor irônico e os finais satisfatórios daquela que foi e ainda é uma das maiores romancistas da língua inglesa.
Oi Andréa, tudo bem?
ResponderExcluirEsse livro parece muito divertido e também relacionável, sendo protagonizado por mulheres discutindo os livros e suas vidas. Adorei a dica! Pra quem já leu as obras da Jane Austen deve ser ainda mais gostoso.
Beijos,
Priih
Infinitas Vidas
Com certeza! Esse livro é perfeito para fãs da Jane Austen! O trabalho de Karen Joy Fowler foi impecável!
ExcluirFiquei muito interessada nesse livro!! Ele parece ter tudo para ser um tipo de leitura incrível e que me fará refletir por dias!!!!
ResponderExcluirE ele é mesmo! Nossa, é muito bom! =D
ExcluirOi! Eu não li a obra de Jane Austen, mas ainda assim consegui apreciar bastante a leitura desse livro.
ResponderExcluirBjos!!
Moonlight Books
Se um dia você tiver a oportunidade de ler os livros mencionados então! Esse livro vai se tornar um dos seus favoritos! =D
Excluir