25 de fevereiro de 2025
HEARTSTOPPER VOL. 1, 2, 3, 4 E 5

 


      Não sei vocês, mas eu sou completamente apaixonada pela história de amor criada por Alice Oseman. Que mulher, que escritora! Sério! Charlie e Nick se tornaram fácil, fácil meu casal literário favorito. Tudo em Heartstopper é lindo, delicado, terno. Ah! que quentinho no coração poder falar desta série de quadrinhos tão querida! Espero que eu consiga trazer vocês para esse lado colorido, lindo e cheio de amor da força! 

      Conheci essa obra através da adaptação homônima da Netflix e fiquei encantada desde o trailer. A história de amor de Charlie e Nick e as histórias de seus amigos me conquistaram muito e quando uma amiga perguntou o que eu gostaria de ganhar de presente de aniversário em 2023,fui categórica: quero os quadrinhos de Heartstopper! E ela me deu mesmo! (obrigada, Adenis, sua linda!) Desde então tenho sido o mais marcha lenta possível na leitura porque não queria que acabasse, só que Alice Oseman já anunciou o término da série no 6º volume, por isso decidi falar um pouco do que achei de cada narrativa até aqui. 



Charlie Spring é um garoto introvertido que começa o Ensino Médio sofrendo muito bullying por ser gay; Nick Nelson é um garoto super popular, extrovertido, cheio de amigos com uma vida aparentemente perfeita. Os dois se conhecem na escola e iniciam uma amizade que logo se torna uma paixão platônica por parte do primeiro, e algo que gera grande insegurança e ansiedade para o segundo, visto que até então Nick se considerava hétero. Esse primeiro volume desenvolve essa amizade entre os dois e também nos apresenta aos amigos deles que não pessoas igualmente incríveis. 



Em Minha pessoa favorita, temos um foco maior em Nick e na descoberta e aceitação por parte dele de sua bissexualidade. Ao longo do enredo o vemos entender-se e aceitar os sentimentos que nutre por Charlie. Nesse volume, inclusive, a paixão deixa de ser platônica e eles começam a namorar, mas, por enquanto, em segredo, já que como foi "tirado do armário" à força e sofreu muito por causa disso, Charlie em momento algum pressiona Nick para que eles tornem pública a relação, muito pelo contrário, ele apoia o namorado nesse momento.




Um passo adiante começa com uma viagem de férias a Paris. Nesse capítulo, a trajetória de Charlie e Nick começa a ganhar tons um pouco menos fofinhos e "leves" visto que é nesse volume que descobrimos o distúrbio alimentar desenvolvido por Charlie. Eles ainda se divertem muito, ainda têm momentos lindos como casal e ao lado dos amigos, mas a sementinha de algo muito sério está lá e achei que a maneira como Alice Oseman trouxe essa temática, esse alerta, foi muito interessante e responsável.



De mãos dadas foi uma leitura difícil. Assisti primeiro a temporada da série na Netflix, por isso já estava meio preparada para o sofrimento de Charlie, mas, ainda assim, ler sobre a luta dele com seus transtornos mentais foi doloroso demais! Charlie é uma pessoa tão querida! Não queria vê-lo passar por tantos momentos desoladores. A mãe dele na hq é menos truculenta do que na série, porém, ela lida com a situação de um modo que acaba piorando as coisas para o filho. A relação dele com Nick continua mais forte do que nunca, contudo nosso querido golden retriever não pode fazer muito mais do que estar ali dando suporte emocional ao namorado enquanto ele passa por um período de internação. 

Mais fortes juntos se passa alguns meses após o retorno de Charlie de sua internação no hospital psiquiátrico. Agora, eles já estão no final do ano letivo e Nick precisa pesquisar faculdades e está completamente desesperado porque quer estudar em uma que fica mais longe, mas não quer se afastar de Charlie. Em contrapartida, eles também estão vivenciando novas experiências no campo sexual e têm algumas primeiras vezes... Esse volume, fica bem claro o discurso de que você não pode deixar que toda a sua vida gire em torno da de uma outra pessoa. Relacionamento não é isso. Amar alguém não significa se anular pela outra pessoa ou perder sua identidade por ela. É muito interessante e fofo ver como Nick e Charlie percebem isso de forma genuína e carinhosa. Não há ressentimentos ou abusos entre eles. Eles se amam e querem ver o outro feliz, logo, se Nick será mais feliz estudando a quase 5h de distância, eles vão ter um relacionamento à distância e se Charlie, daqui um ano, quiser estudar em outro lugar, ok. Amor é isso. Acho que a grande mensagem aqui é: você não precisa ficar grudado 24h por dia na pessoa que ama para provar o seu amor. Amar também é deixar ir. 


        Gostaria que tal como em Anne de Green Gables, pudéssemos acompanhar esses dois até ficarem velhinhos! Alice Oseman criou uma das histórias de amor mais lindas que já tive o prazer de ler e sem dúvida Heartstopper sempre terá um lugar especial no meu coração e ainda farei muitas releituras no futuro. Agora é esperar o último volume chegar e saboreá-lo aos pouquinhos. 

6 comentários:

  1. Oi! Essa série é um amor. Eu gosto muito da escrita da autora, seja nessa série, seja nos livros. Que venha logo um novo volume. Bjos!!
    Moonlight Books

    ResponderExcluir
  2. Primeiramente o blog está lindo!! Todo o layout está encantador!

    Eu sou doida para ler essa série, sempre tenho uma boa impressão...e essa resenha me deu um gostinho de terá muito quentinho no coração e será uma história bem gostosa de acompanhar!!! S2

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada, amiga! *___*
      Quando puder, leia sim! Você vai se apaixonar pelo Nick e o Charlie =D

      Excluir
  3. Eu vejo tantos comentários positivos sobre essa série, mas ainda não me rendi para ler. Estão na minha lista de desejados e espero um dia poder me render ao amor desses dois, =)
    Bjks!

    https://mundinhodahanna.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Quando tiver um tempo, dê uma chance à escrita de Alice Oseman, acho que você vai gostar! =D

      Excluir

Sua opinião é muito importante! =D