5 de fevereiro de 2025
Corte de Espinhos e Rosas - Sarah J. Maas

Olá, pessoa! Samu aqui!



     A principal razão para eu querer ler Corte de Espinhos e Rosas, juro, foi a capa. Todas as vezes que eu via alguém comentando no Skoob sobre esse livro (e eu fugia dos spoilers) ficava babando na capa. As cores que o designer Elmo Rosa escolheu, as formas florais, a fonte do título, enfim… tudo me chamava atenção e, por isso, certo dia me rendi à beleza dela.

     Iniciei a leitura nas escuras, sem ter a mínima noção de que tipo de história me aguardava. Com isso, os primeiros dez capítulos me pegaram de jeito. Conheci a protagonista, uma garota de 19 anos chamada Feyre, cujo objetivo diário é sobreviver em um vilarejo pobre com sua família. Trata-se de uma jovem forte, decidida, uma personagem da ação, sabe? Ela caça com um arco e traz o sustento para a família (no caso, eles são o pai aleijado, a irmã má e a irmã boazinha).

     A trama começa pra valer quando, em um dia de caçada, Feyre mata um lobo gigante diferente de tudo que ela já tinha visto naquela floresta. Tratava-se não de um ser comum, mas um membro da espécie dos feéricos, criaturas mágicas imortais que vivem nas terras ao norte, protegidos pelo poder de uma muralha sobrenatural responsável por separar o mundo deles do mundo dos humanos.

    Na noite do mesmo dia, o humilde casebre de Feyre é invadido por um monstro aterrorizante. Nessa, a heroína descobre que existe um pacto entre homens e feéricos cujas regras impedem que o membro de uma espécie mate a outra. Sendo assim, o monstro estava ali para levar Feyre para ser julgada e pagar pelo seu crime de assassinar um feérico. Com isso, depois de o tal monstro levar Feyre para o outro lado da muralha, ele revela que, na realidade, trata-se do Grão-Senhor de uma das sete cortes feéricas (pois é, o mundo das fadas, chamado Prythian, nesse livro é governado por sete Grão-Feéricos).

    Como você pode ver, a história inicia bem instigante, um mundo mágico com uma trama que promete muito. Contudo, ela perde o tom de aventura do capítulo onze em diante, pois ao chegar à Corte Primaveril, um casarão suntuoso onde a princípio residem apenas três personagens, Feyre quase não vai participar da ação. Ela descobre que o Grão-Senhor monstruoso que havia lhe raptado é na verdade um loirão bonitão e, aos poucos, ambos se apaixonam.

    Daí pra frente segue uma sequência de cenas românticas entre Feyre e Tamlin (o loirão musculoso) com uns pouquíssimos momentos mais dramáticos. O fato é que muitas coisas estão acontecendo, mas Tamlin e seu amigo Lucien não permitem que Feyre saiba de nada. Com isso, toda a narrativa construída até o capítulo 26 vai abaixo quando o personagem Rhysand (um dos vilões da história) invade a Corte Primaveril, fazendo com que nossa heroína descubra parte da verdade.

    Entretanto, nos capítulos finais do livro, a narrativa volta a ter aquele tom inicial de aventura, portanto se você sobreviver ao romanção do casal e às cenas “hot” que vão te pegar de surpresa (positiva ou negativamente, dependendo se você gosta ou não de livros pornô), você vai descobrir quem é a verdadeira inimiga das sete cortes e qual o terrível problema que toda Prythian tem enfrentado nos últimos cinquenta anos.

    No geral, Corte de Espinhos e Rosas é um livro com seus altos e baixos. Você vai rir em algumas partes, seja devido uma cena engraçada mesmo ou por causa de alguma coisa que não faz sentido no enredo; você vai sentir tédio com as (muitas) partes chatas; vai ter raiva dos personagens, principalmente da Feyre; vai ter raiva inclusive da própria Sara J. Maas, a autora. E, no final, você vai ter que refletir sobre tudo que leu e decidir se os pontos negativos foram maiores que os positivos.


12 comentários:

  1. Adorei sua resenha! Mesmo sem ter lido Corte de Espinhos e Rosas, fiquei super intrigada com a sua descrição da história. O início parece muito promissor, com toda essa ambientação mágica, muralhas e feéricos, mas confesso que essa transição para um romance mais arrastado me deixou um pouco receosa.

    Achei muito legal como você apontou os altos e baixos do livro, porque isso realmente ajuda quem está decidindo se vale a pena embarcar nessa leitura. E essa pegada hot pegando os leitores de surpresa? Já vi gente amando e gente revirando os olhos!

    Agora fiquei na dúvida: você acha que vale insistir na série? O segundo livro melhora mesmo como dizem?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Clayci! Fico feliz que vc tenha gostado da minha resenha <3

      Sobre o segundo volume, realmente ele é mais legal. Pelo menos na parte da aventura, porque agora a Feyre participa mais das intrigas que vão acontecendo em Prythian. Eu pretendo postar resenha dele também, mas acho que só vai sair pra março.

      Excluir
  2. Também já tive vontade de ler só por causa da capa, mas pelo visto vale a pena
    beijos ♥ blog | insta

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Ana! Obrigado pelo comentário!
      Pois é, as capas da primeira edição são tão lindas que eu não pude deixar de dar uma pesquisada no ilustrados kkkkk

      Excluir
  3. Sabe que eu também sou encantada por essas capas? Elas são mesmo uma obra de arte, tanto que solicitei no Skoob o primeiro volume. Mas sabe que eu não li até hoje? Sei lá, acho que o hype todo em cima dele me deixou com o pé atrás e a leve sensação de que não vou curtir tanto assim. E vendo agora as suas impressões, acho que vou ter uma sensação bem parecida.
    Bjks!

    www.mundinhodahanna.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Hanna! Principalmente naquela época da pandemia, esse livro tava mesmo no maior hype né? Se não me engano em 2019-2020, foi nesses tempos que eu comecei a acompanhar mais as "book redes" da vida (a Andréa não, ela sempre acompanhou).

      Aí eu acho que de tanto ver as capas de ACOTAR sendo publicadas e republicadas, acabei entrando no hype também xD

      Excluir
  4. Esse é um dos livros da autora que não me interessa. A conheci pela série Trono de Vidro, que me fisgou bastante, ainda não terminei essa série, pretendo voltar a lê-la esse anooo ^^

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Jessy! Algumas pessoas já me disseram que Trono de Vidro era uma série incrível, mas até hoje nunca peguei pra ler (acho que por causa do tamanho kkkk). Tem várias séries que eu fico protelando em vez de começar logo.

      Excluir
  5. Oi! Eu gostei bastante dos dois primeiros livros, mas acabei não finalizando a leitura da série. Quero reler para poder retomar. Bjos!!
    Moonlight Books

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Cida! Tem bastante ação acontecendo no terceiro, ele acaba sendo bem corrido apesar de ser um calhamaço gigante. Eu acho que a Sarah J. Maas devia ter feito 4 livros em vez de uma trilogia. Mas vale a pena! Se vc gostou dos 2 primeiros, vale muito a pena descobrir como tudo termina!

      Excluir

Sua opinião é muito importante! =D