2 de janeiro de 2025
Simon vs. a Agenda Homo Sapiens - Becky Albertalli



E o livro da vez é Simon vs. a Agenda Homo Sapiens. Eu já tinha visto o filme, mas não recordava da história, apenas que tinha gostado bastante. Por isso (devido a minha memória de ostra), essa leitura acabou sendo como uma história nova em minha mente. Eu gostei. Estaria mentindo se dissesse que achei chato, até porque devorei o livro em apenas três dias. Além do mais, considerando que minha jornada de trabalho me consome nove horas diárias de segunda a sexta, pra mim isso foi uma daquelas leituras relâmpago.


Vou começar pelo plot do livro. A narrativa vai acontecer pelo ponto de vista de Simon Spier, um aborrecente que estuda na Creekwood High School. Ele é um garoto normal, dentro dos padrões estéticos norte-americanos, meio nerdzinho, não tão popular, mas também não se trata de um excluído. Ele tem alguns amigos, como Leah, Nick e Abby (logo mais falamos deles). A vida do Simon é bem normal, a não ser pelo fato de que ele não é heterossexual e ninguém sabe disso.


A história inicia quando nosso protagonista começa a trocar e-mails com um webamigo anônimo que assina como Blue. O contato deles dois ocorre meio que ao acaso, nos comentário de um post no blog de alunos da Creekwood. Com isso, Simon e Blue startam uma webamizade que aos poucos evolui para um algo mais. O problema é que, logo no primeiro capítulo, um colega da escola chamado Martin Addison acaba descobrindo o segredo de Simon ao ler os e-mails trocados com o webamigo Blue.


A partir daí o barato fica louquíssimo na vida de Simon, uma vez que Martin passa a chantageá-lo diariamente. Acontece que Martin está super afim da Abby (uma das amigas do Simon que cheguei a citar mais acima), e ele utiliza o segredo da “não-heterossexualidade” do protagonista para obrigá-lo a ajudar nessa conquista romântica. Acho importante ressaltar aqui que Martin não age exatamente como aquele clássico estereótipo de valentão, mas em vez disso ele é só um babaca meio besta mesmo, por isso num primeiro momento Simon até se sente tranquilo ao ajudar seu chantageador.



Entretanto, como nem tudo na vida são flores, existe um agravante: lembra do Nick, um outro amigo do Simon? Pois é, ele também nutre sentimentos românticos pela Abby, e é aí que a treta fica tensa. Em meio a tudo isso, temos o mistério de tentar descobrir qual é a verdadeira identidade de Blue. Como você já percebeu, Simon vs. a Agenda Homo Sapiens é um livro cheio de embates psicológicos e cenas que desestabilizam as relações entre os personagens.


Um ponto que eu acho complicado é a maneira como a autora Becky Albertalli trabalhou a sexualidade de Simon. Desde as primeiras páginas o garoto se apresenta como gay. Inclusive, isso também é o que leva Simon e Blue a se aproximarem, no início de forma virtual e depois, claro, ao vivo e a cores. Contudo, no decorrer da narrativa com certeza você vai sentir que algo errado não está certo, principalmente se você for LGBT+.



São muitos os momentos em que nosso protagonista se mostra não homo, mas sim bissexual ou até pan: ele já teve uma namorada no passado, ele diz que ficar com meninas é ok, e até em uma determinada cena em que a turma está ensaiando uma peça de teatro Simon sugere que poderia se apaixonar por qualquer dos colegas que estão ali. Sendo assim, a meu ver essa questão acaba por tornar a história meio datada, pois foi escrita e publicada numa época em que assuntos ligados à sexualidade ainda não estavam devidamente consolidados como hoje.


De qualquer forma, isso não torna o livro ruim. Considero uma leitura legal para um dia de preguiça na cama com biscoitos Oreo e café (ou chá, se você não for de beber café). Recomendo a leitura e em breve ainda quero ler o segundo livro deste universo, protagonizado por Leah, a outra amiga de Simon.

2 comentários:

  1. Olá! Eu também conheço a história pelo filme, mas lembro bem pouco. Eu tinha esse livro na lista de leituras, mas por fim acabei não conferindo. Gostei de ver sua opinião, quem sabe em coloque na meta de 2025. Feliz Ano Novo. Bjos!!
    Moonlight Books

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Cida! 😊

      Legal saber que você já teve contato com a história pelo filme, mesmo que há algum tempo. Se decidir incluir o livro na sua meta de 2025, espero que a leitura seja muito agradável! Fico feliz que tenha gostado da minha opinião.

      Um Feliz Ano Novo para você também, cheio de boas leituras e momentos especiais! xD

      Excluir

Sua opinião é muito importante! =D