10 de dezembro de 2024
Trilogia WinterNight

aka 
Melhor trilogia de fantasia que li até hoje! 

        Que eu sou uma pessoa facilmente influenciável por capas de livros bonitas já é um fato consumado, mas ficar encantada por uma capa bonita, ler a história e ficar completamente apaixonada por ela a ponto de ler uma trilogia inteira em menos de uma semana, para mim, isso é novidade! E foi exatamente o que aconteceu entre mim e a incrível Trilogia Winternight, da autora estadunidense Katherine Arden
           Publicado aqui no Brasil em 2017, O Urso e o Rouxinol é o primeiro volume da Trilogia Winternight e traz o início da trajetória de nossa protagonista, Vasilisa Petrovna, uma garota cheia de mistérios e poderes. Ao nascer, Vasya perde a mãe, que não sobrevive ao parto, e é criada pelo pai, com a ajuda da ama Dunya e de seus irmãos mais velhos, Kolya, Sasha, Olga e Alyosha em uma Rússica medieval marcada por guerras contra os tártaros e disputas de poder entre príncipes na corte. Ao saber que estava grávida, a mãe da menina tem uma premonição de que a criança mudará as vidas de todos no país e por isso, mesmo sabendo que sua morte era quase certa, ela decide ter a última filha; Apesar de ser órfã, Vasya cresce até certo ponto feliz e com muita liberdade, sendo filha de um boiardo (senhor de terras e nobre russo); contudo, em um dia de explorações na floresta, ela acaba encontrando uma figura muito estranha: um homem maltrapilho preso a uma árvore. Ela, em sua inocência infantil, acorda o homem e é a partir daí que tudo em sua vida irá mudar e Vasya experimentará uma série de desventuras e aventuras também. 
        Após o incidente na floresta, o pai de nossa protagonista casa-se com a filha do Grão- Príncipe de Moscou e com ela vem junto um padre muito do maldito; Ambos terão como objetivo de vida transformar a da podre Vasya em um inferno, pois os dois não aceitam a liberdade, segurança e o paganismo que a menina continua a praticar mesmo vivendo em um país que aderiu ao cristianismo ortodoxo. Além disso, Vasya sabe que a crescente descrença nos seres antigos está levando sua terra à ruína e é assim que ela descobre sobre o Urso e sobre seu irmão gêmeo O rei do Inverno. 
        Morozko, aka Rei do Inverno era para Vasya apenas uma figura mitológica, porém ela descobre que ele é real e ainda mais: ela está ligada a ele e ambos precisarão lutar juntos para impedir que o Urso (o maltrapilho preso na árvore) consiga escapar de sua prisão e espalhar o caos e a morte por onde passar. 
        
Se em O urso e o Rouxinol acompanhamos a infância de Vasilisa, em A Menina na Torre, segundo volume da Trilogia Winternight, acompanhamos uma Vasya jovem adulta fugindo de casa após os terríveis acontecimentos do livro anterior, com direito a um ataque de upyri  (vampiros do folclore eslavo) e a morte do pai de seu pai, que se sacrifica para ajudá-la. Durante sua viagem, ela conhece Lady Meia-Noite, uma serva de Baba Yaga (ambas criaturas recorrentes no folclore russo e conhecidas por serem personagens do conto Vasilisa, a Bela), que oferece sua ajuda; além disso, a jovem fica cada dia mais próxima de Morozko, o que perturba a ambos; Para conseguir viajar em paz, se transforma em Vasili e é com esse disfarce que ela adentra os muros de Moscou e lá  vai se deparar com uma sociedade que restringe ainda mais suas mulheres, deixando-as trancadas em torres e vai lutar também contra um terrível feiticeiro, ter muitas perdas e muitas descobertas também.
       
Último volume da trilogia, O Inverno da Bruxa vemos uma Vasya traumatizada, cansada e mais madura, entendendo que para seu povo ter paz e sua terra prosperidade é preciso que haja um verdadeiro equilíbrio entre o Caos, representado pelo Urso, e a Ordem, representada por Morozko. Nesse livro, Katherine Arden se supera ao trazer um desenvolvimento verossímil para o relacionamento entre a protagonista e o Rei do Inverno, além de todos os desdobramentos da guerra contra os tártaros e como a Rússia se tornou um território onde Cristianismo e Paganismo encontraram um equilíbrio em sua coexistência. 
        Essa não se tornou uma de minhas séries literárias de fantasia favoritas por nada. O trabalho de pesquisa feito por Katherine Arden é primoroso! É palpável o quanto essa mulher estudou da história, da cultura medieval e do folclore russo para compor sua narrativa. É mesmo um trabalho maravilhoso e que deve ser lido por todos que, como eu, são apaixonados por contos de fadas e fantasia em geral. Sério, gente, essa leitura é deliciosa, impossível parar de ler até chegar ao fim e ver o resultado de todas as desventuras e aventuras dessa protagonista tão querida que é Vasilisa Petrovna. Eu amei essa experiência de leitura e pretendo reler no inverno do ano que vem. Esses livros representam bem aquele tipo de história que você pode ler todos os anos que sempre será uma aventura incrível todas as vezes. 


4 comentários:

  1. Eu já vi essa trilogia pelo catálogo da Amazon, mas acabei não me encantando por ela, confesso. Comecei até a ler o primeiro volume, mas não curti muito na época. Talvez seja pelo fato de não estar gostando muito de fantasias no momento. Mas vou guardar a dica, pois vai que em outra ocasião a leitura flua melhor, né?
    Bjks!

    Mundinho da Hanna
    TikTok | Instagram | Skoob | Threads


    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olha, o começo é um pouquinho arrastado mesmo, mas a partir do capítulo 3 a história flui que é uma beleza! Dê uma chance depois, acho que vai gostar!
      Bjs

      Excluir
  2. Oi! Eu li o primeiro volume da trilogia, mas acabei não seguindo com a leitura. Na época gostei por trazer fantasia Russa. Preciso retomar a leitura. Bjos!!
    Moonlight Books

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Continue essa leitura! Acho que você vai gostar muito! Essa trilogia é maravilhosa! E a mitologia russa só cresce nos próximos volumes!

      Excluir

Sua opinião é muito importante! =D