9 de outubro de 2021
Da Magia à Sedução, de Alice Hoffman

 

    Os anos 90 foram recheados de magia e fantasia com maior ou menor grau de sedução... Tais como Jovens bruxas, As Crônicas Vampirescas e Da Magia à Sedução, de Alice Hoffman. Este último fez grande sucesso na época, ganhando uma adaptação estrelada por Sandra Bullock e Nicole Kidman

    Em Da Magia à Sedução, de Alice Hoffman seguimos a trajetória de duas irmãs órfãs: Sally e Gillian Owen. As meninas ainda muito pequenas perderam os pais em um acidente absurdo. Por causa disso são enviadas para as únicas parentes vivas: as gêmeas de meia idade Bridget e Frances, irmãs mais velhas de seu pai.  

    Ao chegarem em Massachusetts, onde fica a antiga casa da família, as meninas encontram uma realidade bem diferente. As tias não estão preocupadas com sua educação, todos na cidade parecem temê-las, ao mesmo tempo que mulheres desesperadas batem à porta pedindo por ajuda... 



    É sabido na cidade que as mulheres Owen são bruxas. Elas herdaram seus poderes de sua matriarca, Maria Owen, uma imigrante escocesa que, ao ser enganada pelo homem que pensava ser o grande amor de sua vida, lança uma maldição em todos os seus descendentes para protegê-los de falsos amores. 

    Por terem presenciado alguns feitiços das tias e não tendo idade para entender nada daquilo, Sally e Gillian prometem jamais se apaixonarem por ninguém. O tempo passa, contudo, Gillian torna-se a jovem mais bela e irresponsável da cidade, abandona tudo para casar e larga o marido pouco depois, tudo isso antes dos vinte e um anos. Enquanto isso, Sally é o próprio arquétipo do signo de Virgem: organizada, neurótica com limpeza, focada e preocupada com o bem estar de todos, mas sempre esquecendo-se de si mesma. 

    Por anos ela mantêm-se firme em sua promessa de nunca se apaixonar. É quando encontra um homem encantador. Eles casam, têm duas filhas e ele morre tragicamente logo depois... Importante ressaltar que após o casamento Sally consegue ter uma vida quase "normal", pois durante toda a sua infância e adolescência foi marcada pelo estigma de ser uma Owen, sofrendo com a repulsa das pessoas. Ao perder o marido, ela decide não permitir que a maldição alcance suas filhas e se muda para Nova Iorque. 

    Mais uma vez, o tempo passa e agora as meninas Kylie e Antônia já são adolescentes. Sally conseguiu tudo o que queria: um emprego estável, uma bela casa com uma vizinhança agradável, horários fixos, regras estabelecidas e cumpridas, enfim, a vida é boa. 

    Infelizmente, em uma noite de verão, ela recebe a visita de sua irmã, a qual não via desde a fuga. Sally estranha a visita, mas logo descobre que a irmã mais nova está bem encrencada. Gillian matou o namorado abusivo e precisa livrar-se do corpo. A irmã mais velha, então, sedenta por mostrar-se útil e superior, decide enterrá-lo no jardim. Elas só não imaginavam que morto, o namorado sociopata de Gillian seria muito mais perigoso... 



    Da Magia à Sedução começa com um ritmo lento, mas progride pouco a pouco até que o leitor já está muito envolvido com os dramas das mulheres Owens. Alice Hoffman é uma ótima contadora de histórias. Consegue nos manter interessados em uma narrativa cujo conflito principal começa bem próximo de seu fim! 

    Em Da Magia à Sedução as mulheres brilham e têm um verdadeiro protagonismo, sem precisarem "apoiar-se" em um homem. Eles estão presentes na trama apenas como meros coadjuvantes. Já gostava do filme e gostei ainda mais de conhecer o texto original. Essa é com certeza uma ótima história de bruxas! 





Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentar leva apenas alguns segundos...Sua opinião é muito importante! =D