4 de maio de 2019
Orgulho e Preconceito - Jane Austen

Resultado de imagem para orgulho e preconceito livro

     Há alguns anos atrás, fiz uma postagem sobre as obras de Jane Austen que gostaria de ler e as obras influenciadas por essa autora incrível que são do meu interesse também. O projeto está caminhando a passos lentos, contudo, até agora, só faltava escrever sobre meu livro favorito: Orgulho e Preconceito. Muito difícil alguém não conhecer essa história, mesmo que seja pelas adaptações apenas, mas vamos a um breve resumo: 
     No interior da Inglaterra do século XVIII, vive a família Bennet. Em um período histórico no qual mulheres comuns não poderiam herdar propriedades, a senhora Bennet vive desesperada com a perspectiva de ir para o "olho da rua" com suas cinco filhas após a morte do marido. 
Por esse motivo, ela quer porque quer casar suas filhas com homens ricos, ou com qualquer um com trabalho decente e alguma posição social. Logo, ao saber da chegada de um jovem rapaz com essas características, decide "empurrar" sua filha mais velha, Jane, para ele. 
      Nossa protagonista, porém, é Elizabeth, a segunda filha dos Bennet. Uma moça fora dos padrões da época, inteligente sem melindres, esperta e muito observadora, Elisa conhece sua condição menos privilegiada por ser mulher, sabe ser o casamento algo necessário, só não o vê de forma deslumbrada como suas irmãs, pensando apenas em casar um homem de posses que seja agradável e já está muito bom... 
      Após conhecer o novo vizinho, Mr. Bingley, os Bennet conhecem também Mr. Darcy, um jovem que seria mais querido do que o amigo por causa de sua larga fortuna, todavia sua arrogância beirando a falta de educação e muita antipatia, deixam uma péssima impressão em todos. 
     Ao longo da narrativa acompanhamos os encontros e desencontros de Elizabeth e Mr. Darcy, entendendo que o título Orgulho e Preconceito representa as personalidades e ações de ambos. Tal como acontece em seu predecessor, Razão e Sensibilidade, aqui os protagonistas acabam alternando as características sendo os dois orgulhosos e preconceituosos em vários momentos e de forma alternada. 
    Essa foi uma releitura maravilhosa. Adorei cada momento e me deliciei com a ironia tão característica de Jane Austen, com certeza, Orgulho e Preconceito é meu livro favorito dessa autora e está mais do que recomendado a todos que gostam de romances de época e histórias bem contadas, divertidas e com protagonismo feminino. Vale muito a pena! 

6 comentários:

  1. Tenho esse livro há anos aqui em casa, tenho que tomar vergonha na cara e ler logo XD
    Não sou muito fã desse tipo de história, mas assisti ao filme e gostei MUITO, então acredito que vou gostar do livro também =D

    Ótima postagem! Gostei dessa edição da Saraiva também (não conhecia).
    Beijinhos <3

    ResponderExcluir
  2. Esse é um daqueles clássicos que eu tenho muito que ler, mas sempre acaba deixando para depois, infelizmente. Eu sou um leitor tardio então tenho sempre que escolher entre ler os clássicos e ler o que está rolando por agora.
    Muito boa a sua síntese dessa obra. Fiquei interessado nesse livro mais uma vez.

    ResponderExcluir
  3. Sem dúvidas uma das minhas autoras favoritas. Amo esse clássico!

    Excelente postagem.

    Abraços

    ResponderExcluir
  4. Olha se tem algo que amo fazer é reler e reler livros, gosto bastante desse tipo de leitura, ficou ótimo sua síntese dessa obra.


    Xoxo Stephany Story Blogger 🌻

    ResponderExcluir
  5. Não tem uma pessoa que lê esse livro que não o recomenda. Preciso tirar um tempo para ler - já que fiquei muito curiosa com a obra.
    Gostei da resenha!

    ResponderExcluir
  6. gostei muito do que li aqui e quero deixar uma questão, Onde posso encontrar este livro depois do que li aqui quero muito muito ler este livro, bem só o titulo diz tudo. bem certamente é um livro que sem duvida irei recomendar.

    ResponderExcluir

Comentar leva apenas alguns segundos...Sua opinião é muito importante! =D