8 de maio de 2019
O Guardião da Meia-Noite - Rubens Saraceni


      Há quem diga que a literatura espírita/psicografada é mera fantasia, outros, que é real e deve ser encarada de forma séria. Contudo, essas discussões pouco importam, pois você encontrará sempre uma leitura prazerosa e com muitos ensinamentos nesses livros e com O Guardião da Meia-Noite não poderia ser diferente. 
     Há muitos anos não tinha contato com a literatura espírita! Acredito ter sido a última vez em meados de 2012 ou 2013, mas sempre interessei-me muito por essas narrativas, por isso quando o Samuel contou-me o enredo de O Guardião da Meia-Noite fiquei encantada e muito curiosa. O engraçado é o fato de não ter chegado a essa obra de maneira ortodoxa. Não li o exemplar físico ou em e-book, na verdade, pela primeira vez em minha vida ouvi um áudio-livro, e a experiência foi ótima!
     O Guardião da Meia-Noite inicia com o diálogo entre dois espíritos. O primeiro, um ser da luz, tem sua atenção chamada pelo outro ao dizer-lhe ter conseguido realizar uma grande mudança. O primeiro fica surpreso, pois pensava ser isso impossível no mundo espiritual, o outro, então, decide contar toda a sua trajetória a fim de explicar melhor sua história. 
    Assim conhecemos o Barão. Ser que viveu no Brasil durante o século XVIII e era muito rico, poderoso, arrogante e cafajeste. Aproveitara-se da pureza de várias moças, era inescrupuloso... enfim, já deu para perceber que ele não era flor para se cheirar. Apesar de tudo isso, chegou um momento no qual o Barão quis casar-se e foi buscar uma noiva em Portugal. É claro que, hipócrita como era, ele desejava uma mocinha jovem e virgem; não aceitaria uma das desonradas por ele... 
     Ao voltar ao Brasil com a nova esposa, o Barão recebe seu primeiro castigo: aparentemente a moça não era virgem! Nosso narrador conclui isso porque a jovem não sangra em sua primeira noite, ela, porém, jura por todos os santos ser virgem; ele não acredita e decide vingar-se da esposa de uma forma horrível. A partir deste ato sórdido o Barão acaba criando um carma enorme para si e para todos os envolvidos no caso e, ao morrer, encontra um destino cruel e implacável... 
     Por ter perecido de repente, ele nem mesmo sabe de sua morte e sofre demais no que seria seu "Inferno pessoal", lá ele torna-se escravo de um ser das trevas e aos poucos começa a trabalhar para ele. Após algumas décadas de muita dor e agonia, o Barão conquista sua liberdade, arrepende-se de suas ações terrenas e tenta ajudar os vivos para compensar. Desse modo ele se torna O Guardião da Meia-Noite
     Não entrei em detalhes quanto ao mal causado por ele, isso porque o negócio é feio, minha gente, posso apenas dizer que o rastro de de sangue deixado marcou profundamente uma tribo indígena inteira! Por causa disso o Barão passará por muitas provações deixando o leitor sempre muito tenso porque, embora tenha começado seu relato mostrando-se um vilão, aos poucos ele se torna um anti-herói, e nós torcemos por sua vitória. 
     Além de ser meu primeiro contato com um áudio-livro, O Guardião da Meia-Noite foi também meu primeiro contato com o lado "obscuro", ou seja, o lado das "trevas" do chamado mundo espiritual, o que foi interessante e aterrador! Ademais, essa leitura trouxe muito conhecimento e muitos alertas quanto ao egoísmo, a vaidade e a ignorância e nesses tempos precisamos prestar bastante atenção às nossas ações e pensamentos para não cair nesses erros... 
    Como dito antes, não importa se você acredita ou não na veracidade da literatura espírita, aproveite essas histórias para aprender com os ensinamentos delas e os compartilhe com os outros. Isso é o que realmente importa. 

8 comentários:

  1. Olá!

    Eu não sou muito fã de ler livros religiosos, mas sempre que posso estou lendo livros espíritas, já que é minha religião, gosto de estar aprendendo cada vez mais a respeito.
    Realmente cada ação nossa irá resultar em algum aprendizado depois que formos para o outro plano. Foi assim que aconteceu com o Barão.
    Fiquei curiosa para conhecer o livro, além desse nome ser super sugestivo.

    ResponderExcluir
  2. Ai, Andrea.
    Faz um bom tempo que não leio um romance espírita... Por um bom tempo eu sempre conseguia incluir um livro do gênero na minha lista, mas ultimamente tem sido mais difícil.
    Gostei de conhecer mais sobre essa obra e agora bateu até saudades desse tipo de leitura!
    Beijos
    Camis - blog Leitora Compulsiva

    ResponderExcluir
  3. Oi Andrea!
    Parece ser um livro interessante, já li livros que mostram o outro lado, sobrenatural e ficção, mas não sou muito fã desse gênero,mas apesar disso foi muito gratificante ler sua resenha e quando o livro nos passa algum aprendizado acho que isso maravilhoso aprendemos com erros e como seres humanos tentamos consertá-los. Parabéns pela resenha, bjs!

    ResponderExcluir
  4. Olá, amei conhecer esse livro pelo seu post, achei super interessante a premissa do personagem que era vilão e vai mudando no decorrer da história, que bom que sua experiência com o áudio book foi legal.

    ResponderExcluir
  5. Nunca escutei audiobook, e não sei se gostaria muito. Mas tenho que experimentar para saber, né. kkkk
    Adorei a premissa do livro, nunca li algo nesse estilo, e fiquei curiosa para conferir.
    beijos

    ResponderExcluir
  6. Oi, Andrea!
    Nunca li nada do gênero e também não tenho interesse. Como não acredito, a história acaba tornando-se ficção e na literatura ficcional, me interesso por outros livros que trazem lições ou avisos.
    Mas sei como livros assim são importantes para muita gente e no final é isso o que importa.
    Bjss

    http://umolhardeestrangeiro.blogspot.com/2019/05/um-role-pelo-mundo-com-o-olhar.html

    ResponderExcluir
  7. Achei muito interessante essa coisa do barão e da tribo indígena e fiquei bem curiosa pra conhecer o enredo. Eu nunca ouvi um áudio livro e morro de curiosidade. Já vou procurar esse aqui para ter essa experiencia.
    beijos

    ResponderExcluir
  8. Olá, tudo bem Andrea?

    Não conhecia o livro e achei interessante a premissa. Eu nunca escutei audiobook e não é algo que me desperta muito interesse.
    Abraço!

    ResponderExcluir

Comentar leva apenas alguns segundos...Sua opinião é muito importante! =D