24 de maio de 2019
Lua de Larvas - Sally Gardner



     Não é segredo nenhum que eu sou uma verdadeira adoradora do gênero distopia. Gosto muito dessas tramas envolvendo organizações sociais e a tão empolgante e inevitável luta dos indivíduos pela liberdade. Contudo, não escondo também que muitas distopias teen me decepcionaram ao longo dos anos e acabei deixando-as de lado para evitar a fadiga. Felizmente, conheci a narrativa de Lua de Larvas, há algum tempo atrás, anotei a dica e a experiência não poderia ter sido melhor!
     Narrado em primeira pessoa por Standish Treadwell, um garoto de dezesseis anos, Lua de Larvas nos mostra uma realidade ao mesmo tempo familiar e bem diferente da nossa, chegando a ser grotesca. A familiaridade está no fato da história se passar durante o período conhecido como "Corrida Espacial" e a insistente tentativa de levar o homem à Lua. Entretanto, as diferenças são gritantes: a organização social desse país anglófono intitulado Terra Mãe é autocrática. Aparentemente, este sofreu, além da Segunda Guerra Mundial, um conflito civil, pois está quebrado em todos os sentidos. A população vive em condições sub-humanas e é vigiada o tempo todo. Qualquer manifestação contra o regime é brutalmente cessada. Todos vivem com medo. Todos desconfiam de todos.
    Ademais, A Terra Mãe é contrária a todo e qualquer tipo de defeito, o que deixa nosso protagonista na mira do governo, porque ele tem problemas cognitivos, possui heterocromia e seus pais estão desaparecidos por não apoiarem o governo... No momento em que a história começa, além dos pais, ele perdera também seu único e melhor amigo, Hector, que desapareceu juntamente com a família.
Stan sofre muito por causa dessas perdas, pois os amava muito e sempre fora protegido por eles e, agora, era perseguido constantemente por colegas da escola e pelo professor também.
     A narrativa caminha de forma não linear alternando tempo cronológico (presente) e psicológico (flash backs). No primeiro, acompanhamos o protagonista em seu dia-a-dia e vemos como A Terra Mãe é muito cruel, além do anúncio da possível chegada do homem à Lua. No segundo, vemos o passado do garoto, seus pensamentos e planos e descobrimos que as famílias dele e de Hector não estavam na mira do governo à toa, e que eles escondem um segredo que pode mudar os rumos de todo o universo deles.
    A trama de Lua de Larvas é repleta de críticas e simbolismos. O início de cada capítulo é ilustrado pela figura de um rato que vai se modificando e tem relação direta com a o desenvolvimento e até mesmo com o desfecho da trama. Há também um certo quê de representatividade, por causa do modo como a autora retrata o Stan (que claramente tem um grau leve de autismo) e a descoberta da sexualidade.
   Lua de Larvas pode ser categorizado como uma distopia teen por causa da idade de seu narrador protagonista, mas não se assemelha em nada com a superficialidade deste gênero, entregando-nos uma narrativa curta em páginas, porém densa, complexa e verdadeiramente reflexiva.


12 comentários:

  1. oi!
    Eu adorei a dica de livro :D a historia parece ser bem interessante..

    ResponderExcluir
  2. Ainda não li, mas achei interessante por sua resenha e adoro livros narrados em primeira pessoa e de reflexão. Gostei da dica.

    ResponderExcluir
  3. Passei a ler mais distopias depois de conhecer "Fahrenheit 451" e embarquei numa onda de distopias que li quase todas as mais famosinhas: "Revolução dos Bichos", "Conto da AIA", "VOX", "Jogos Vorazes". Acaba que com o tempo elas vão ficando parecidas, e a proximidade com a realidade é assustadoramente viva. Pela sua resenha, as características distópicas estão lá, mas tem um Q de aventura né. Gosto desses prenúncios no início dos capítulos, acho que incentiva muito o leitor a se envolver ainda mais com a trama. Gostei bastante da sua resenha!

    ResponderExcluir
  4. Não sabia que existiam distopias teen, e a primeira vez que me deparo com esse novo gênero, pelo menos para mim. Sou muito fan de distopias, mas ao mesmo tempo são poucas que me chamam a atenção apesar de gostar mesmo daquelas que trazer alguma como esta obra. Mesmo se tratando de uma obra curta, me pareceu ser bem completa. Me senti interessada pela leitura, acredito que realmente será uma leitura bastante reflexiva.

    ResponderExcluir
  5. Nossa. Eu não sou muito afoita em relação de distopias, mas leio. Este parece ser um momento de caos e de caça às bruxas, já que pessoas diferentes chamavam a atenção e de certa forma não eram aceitas. Acho que toda distopia na verdade sempre tem um fundo de verdade.

    ResponderExcluir
  6. Oi! Eu sou bem ao contrário de você, não sou muito chegada a distopias. De jeito nenhum. Acho muito estranho as situações e armações políticas envoltas em tudo, e a dificuldade e terror que a população sempre passa em qualquer distopia. Achei essa história meio confusa, então acho pouco provável a leitura. Mas agradeço a resenha!

    Bjoxx ~ Aline ~ www.stalker-literaria.com ♥

    ResponderExcluir
  7. Oi!
    Gosto muito de distopias, mas essa não conhecia, fiquei curiosa sobre a trama da história e as descobertas de Stan e suas perdas. Obrigado pela dica, parabéns pela resenha, bjs!

    ResponderExcluir
  8. Já tinha visto essa capa por aí, mas nunca imaginei que se tratava de uma distopia. Agora fiquei ainda mais interessada em ler. Adorei a resenha!
    beijos

    ResponderExcluir
  9. Curto demais uma distopia e esse livro como não conhecia, me chamou demais a atenção. Anotei a dica, pois estou muito curioso para conferir essa narrativa na íntegra.

    ResponderExcluir
  10. Faz muito tempo que não leio uma boa distopia e fiquei bem interessada no enredo. A idade do narrador não me reportaria para um publico mais teen, não pela carga de seriedade da trama. Quero ler.
    beijos

    ResponderExcluir
  11. Olá!
    Tem tempo que não leio uma distopia, e não ando muito nesse clima, mas gostei de conhecer essa história e não tinha visto esse livro. Mas, anotei a dica, quem sabe eu não leia, esse ano estou no clima de investigações rs'

    beijos!

    ResponderExcluir
  12. Confesso que não é meu gênero favorito, mas sua resenha me deixou com vontade de ler...Parabéns pelo blog!

    ResponderExcluir

Comentar leva apenas alguns segundos...Sua opinião é muito importante! =D