6 de abril de 2019
O ancião que saiu pela janela e desapareceu - Jonas Jonasson



No dia de seu aniversário de cem anos, o sueco Alan Karlsson decide jogar tudo às favas e pula pela janela da casa de repouso onde vive para pegar de volta sua liberdade, é assim que começa a história de O ancião que saiu pela janela e desapareceu.  Ele só não imaginava que essa ação desencadearia uma série de outras dignas de uma verdadeira odisseia, só que muito mais divertidas de se acompanhar, Homero que nos desculpe a sinceridade... 
O ancião que saiu pela janela e desapareceu é classificado em sua ficha catalográfica meramente como um "romance", contudo, é notória sua semelhança estrutural com as obras Forrest Gump e As Aventuras do Bom Soldado Svejk (já resenhadas por aqui) que é possível classificá-lo também como uma novela satírica tal qual seus antecessores. A narrativa também tem muitas características que beiram o realismo-maravilhoso, pois a forma como Alan Karlsson consegue escapar dos problemas e sua vitalidade em seus mais de cem anos não é algo que se vê todos os dias por ai, porém, tudo isso é tratado de maneira bem natural ao longo do texto, como se fosse tudo comum, até prosaico. 
Por tratar-se de um livro que propõe nos contar o passado nada ortodoxo de seu protagonista, a narrativa trabalha com o tempo cronológico, no qual Alan foge do asilo e acaba sendo perseguido por uma gangue de mafiosos, deixando um grande rastro de sangue e de muita confusão por onde passa; e o tempo psicológico, narrando suas aventuras anteriores, desde o nascimento e infância incomuns na Suécia, até sua ajuda em todos os grandes conflitos mundiais do século XX, tendo participação até na criação da bomba atômica, para vocês terem uma ideia... 
A narração de mais de cem anos de História não seria nada fácil de se acompanhar se não fosse pelo narrador em terceira pessoa irreverente e muito bem humorado, cheio de ironias e tiradas sarcásticas que nos fazem rir e pensar no quão absurda é a vida de Alan, mas, sinceramente, coerência não é a palavra de ordem nesse livro! 
Leitura mais do que recomendada para todos os amantes de História e de boas gargalhadas, O ancião que saiu pela janela e desapareceu é, com certeza, mais um ótimo exemplo de que a literatura sueca tem muito a nos oferecer, desde o terror (vide Deixa Ela Entrar) quanto no humor e na crítica social.

Fica a dica! =D 

4 comentários:

  1. Oi Andrea!
    Não conhecia o livro e achei o título bem diferente. Achei até que se tratasse de um livro de contos.
    A história parece ser mesmo bem divertida e fico feliz em perceber que gostou do que encontrou. Alan parece ser um ótimo protagonista e parece ter passado por uma grande aventura.
    Beijos

    ResponderExcluir
  2. oi!
    Que legal :D adorei a dica é bem interessante,já coloquei na lista de leitura ...

    ResponderExcluir
  3. Olá!
    Primeiro, gostaria de parabenizar pelo Blog. Tudo muito lindo e de ótimo conteúdo.
    Segundo, gostaria de dizer que adorei essa resenha. Eu fiquei com muita vontade de ler esse livro.

    Sucesso!

    ResponderExcluir
  4. Olá,

    Ainda não conhecia a obra, mas já fiquei mega interessada pelo que apresentou. Amo essas histórias que conseguem trazer tiradas sátiras e que nos apresentam narradores bem-humoradores que interferem de forma positiva na narrativa. Já vai para a minha listinha.

    Beijos!

    ResponderExcluir

Comentar leva apenas alguns segundos...Sua opinião é muito importante! =D