9 de abril de 2019
[FILME] - Mademoiselle Vingança


Desde que me tornei assinante da Netflix de novo, tenho assistido algumas produções muito legais por lá, Mademoiselle Vingança foi uma delas. Infelizmente, o streaming não é dos melhores do quesito variedade, pelo menos não com trabalhos externos, mas não podemos negar que o catálogo de séries e filmes feitos pela Netflix é ótimo, por isso, mesmo sem saber nada a respeito da produção, decidi dar-lhe uma chance e não me arrependi. 
A marquesa de la Pomeraye e o marquês de Arcis.
Mademoiselle Vingança, ou no original, Mademoiselle de Joncquières é um drama francês, dirigido e roteirizado por Emmanuel Mouret e produzido em parceria com a visionária Netflix. O longa começa de maneira bem semelhante à As Relações Perigosas, pois, é ambientado na França do século XVIII, em um período anterior à Revolução Francesa, logo, temos o retrato de uma nobreza ociosa e mesquinha, cheia de vícios e adoradora de escândalos que possam movimentar suas vivinhas insípidas (nossa! que crítica... calma, minha filha...).
Na primeira cena, somos apresentamos a Marquesa de la Pomeraye, uma mulher muito bela e jovem que decide passar uma temporada no campo após a recente morte de seu marido; listando todas as "vitimas" já conquistadas pelo Marquês de Arcis, um homem famoso por seduzir mulheres conhecidas por seu recato, e depois abandoná-las após cansar-se delas, levando muitas a beira da loucura. No começo, ela é bem determinada em esquivar-se dele, contudo, sabe aquele ditado? "Água mole em pedra dura, tanto bate até que fura?" Pois bem... o marquês insiste tanto, mas tanto que consegue alcançar o coração de la Pomeraye.
A marquesa em desespero após se abandonada.
Como não poderia deixar de ser, eles iniciam um romance, porém, após alguns meses, de Arcis passa a tratar a parceira com indiferença; ela já conhecedora de sua fama, decide lançar um ardil: diz-lhe estar desesperada porque não o ama mais e não sabe o que fazer; ele, para sua surpresa, diz que também se sente assim, eles se separam em dualidade: o marquês pensa ter encontrado uma mulher notável que agora será sua amiga; la Pomeraye fica com o coração partido e completamente humilhada por ter-se deixado enganar por ele.  
Transtornada, ela arquiteta um plano de vingança que terá como personagem central a bela jovem arruinada Mademoiselle de Joncquière que, por ser uma bastarda, precisou prostituir-se para sobreviver e agora participa do esquema de la Pomeraye a fim de ter uma vida honrada com o dinheiro que receberá. 

A marquesa sendo apresentada a mademoiselle de Joncquière

Mademoiselle Vingança traz, em sua protagonista, um certo "quê" feminista, pois la Pomeraye mostra-se ávida em ensinar uma lição ao marquês que representa todos os homens de sua índole, entretanto, ela perde pontos por continuar apaixonada pelo canalha. 
Ademais, o reforço à competição entre mulheres jovens e maduras. Com o tempo, la Pomeraye passa a ver Joncquière não como uma "aliada", ou "peão", mas sim como rival, podendo trazer com sua vingança mais desastres do que a moça já havia suportado... 
Outro ponto digno de nota é a trilha sonora de  Mademoiselle Vingança, um espetáculo a mais representado por Bach, Bizet, Vivaldi entre outros compositores famosos e brilhantes da música clássica. 

O marquês pedindo conselhos a amiga para conquistar Joncquière.

Em suma, para quem gosta de narrativas ambientadas no século XVIII e tramas repletas de intrigas e desfechos ambíguos tal qual a já referida Relações Perigosas, com certeza, Mademoiselle Vingança é uma excelente escolha de entretenimento para uma tarde de domingo. 

7 comentários:

  1. Oi! Não conhecia esse filme, e gostei bastante da ambientação na França pré-guerra. Gosto muito de filmes assim, e achei a proposta legal, embora não goste de que aparentemente o final seja um pouco ambíguo. Espero que a protagonista consiga se vingar do canalha sem atingir outra mulher, porque essa competição é tão fútil, mesmo nos filmes.. Enfim, agradeço a dica!

    Bjoxx ~ Aline ~ www.stalker-literaria.com ♥

    ResponderExcluir
  2. Embora ame filmes de época essas voltas e reviravoltas me cansam. Pareceu mais do mesmo; posso estar enganada. Uma sociedade frívola com suas frivolidades. Não me atraiu muito não. Apesar que ando sem paciência para filmes, então o erro pode ser comigo e nao com o filme. Mas conhecer novos filmes sempre é bom, vai que um dia em uma tarde tediosa eu o assista e gosta, não é impossível!

    ResponderExcluir
  3. Olá!
    Não conhecia o filme, confesso que é bem no estilo que eu gosto de assistir, ainda mais por ser ambientado no século XVIII.
    Fiquei intrigada para saber o que ocorrerá após ela apresentar a bastarda para ele. Mas também achei a escolha dela um tanto estranha, será que ele irá se apaixonar por ela? hahaha
    Dica anotada!

    ResponderExcluir
  4. Oi, Andrea.
    Não sou muito de ver filmes na Netflix, mas essa indicação me pareceu legal.
    Gosto desse tipo de história ambientada no século XVIII e acho que vou gostar de acompanhar esse plano de vingança.
    beijos
    Camis - blog Leitora Compulsiva

    ResponderExcluir
  5. Olá!
    Gostei de saber mais sobre esse filme que até então não conhecia. A Netflix não me surpreende com seus filmes mas gostei de saber que esse traz um pouco da história da França.
    Vou anotar a dica para conhecer em algum momento.

    Camila de Moraes

    ResponderExcluir
  6. Olá Andrea, eu não conhecia esse filme, mas curto filmes ambientados nessa época e pelos seus comentários parece ter um enredo legal apesar do final ambíguo, então quando eu tiver um tempinho vou aproveitar para assisti-lo *-* Adorei a dica.

    ResponderExcluir
  7. Olá!!!
    E não é que você fechou citando o filme/série que essa história estava me lembrando que é "Relações Perigosas".
    Realmente é complicado quando uma história traz uma personagem que mesmo o cara não prestando ainda continua apaixonada pelo mesmo.
    Eu gosto de filmes de época e esse me ganhou por isso, então quem sabe logo mais assisto ^^

    lereliterario.blogspot.com

    ResponderExcluir

Comentar leva apenas alguns segundos...Sua opinião é muito importante! =D