15 de março de 2019
[EU ASSISTI] – Grimm – Primeira Temporada

Capa da série Grimm

Notória é a influência dos irmãos Grimm para a literatura infanto-juvenil, contudo, você já parou para imaginar se as criaturas retratadas em seus famosos “contos de fadas” existissem de fato e oferecessem um perigo real para todos? Pois o trio Stephen Carpenter, Jim Kouf e David Greenwalt sim, e no dia 28 de outubro de 2011 foi exibido nos E.U.A. O primeiro episódio de Grimm.
Nick Burkhardt é um investigador da polícia de Portland, apesar do trabalho estressante, tem uma vida boa e estável ao lado da namorada, Juliette Silverton, mas tudo muda quando ele começa a ver criaturas estranhas e uma delas tenta matar sua tia, não antes dela revelar-lhe seu segredo: ele é um Grimm.
Os Grimm, desde tempos imemoriáveis, caçam criaturas bestiais denominadas de “wesen”. Muitas delas adoram comer carne humana e de outros seres também, o que é um grande problema, porém nem todas são assim, muitas delas são bem pacíficas e só querem viver suas vidas tranquilamente. Os antepassados de Nick, no entanto, não acreditavam nisso e exterminavam-nas como se fossem pragas, independente de serem ou não perigosas.

Resultado de imagem para grimm primeira temporada gif
Nosso protagonista

Por ser um policial, nosso protagonista tem um modus operandis completamente diferente. Ele percebe as nuances de caráter dos wesen, bem semelhantes as nossas próprias, e até torna-se amigo de alguns deles, sendo o mais proeminente de todos, o blutbat (“lobo-mau”), Monroe.

Imagem relacionada
Monroe, nosso "lobo não tão mau assim". 
A organização do enredo de Grimm é bem simples e semelhante a várias outras séries do gênero: a cada episódio conhecemos o “monstro da semana”, Nick e seu parceiro Hank resolvem crimes que sempre tem algum wesen envolvido, levando o primeiro a pedir a ajuda de Monroe. Eles resolvem o caso e não encontramos mais as personagens que participaram dele. Esse seria o enredo secundário, pois o principal envolve uma conspiração em níveis mundiais...
A trama principal relaciona-se com o fato da família de Nick possuir um mapa para uma relíquia encontrada pelos Grimm durante as Cruzadas. As Famílias Reais (sim, os monarcas) estão interessadas nessa relíquia e sabem existirem sete pedaços desse mapa, elas já tem quatro, o quinto está com Nick, por isso elas enviam constantemente “ceifadores” para matá-lo e roubá-lo. Há também, um príncipe bastardo infiltrado em Portland que pretende, em benefício próprio, controlar todos os passos de nosso Grimm...
Além de tudo isso, nosso protagonista ainda precisa desvencilhar-se das perguntas do amigo e parceiro, Hank, e de sua namorada, Juliette. Ele vive em um impasse: não pode abandonar tudo, e ao mesmo tempo não pode continar mantendo segredo, entretanto, se contar, também estará colocando as vidas deles em risco... É mesmo um grande paradoxo que pode, ou não, ser solucionado nessa temporada...

Resultado de imagem para grimm primeira temporada gif
Hexenbiest - uma das criaturas que dará muito trabalho ao Nick
É interessante como todos os vinte e dois episódios iniciam com alguma frase retirada de contos de fadas e logo em seguida já presenciamos o crime a ser desvendado. Ademais, a cada novo acontecimento, descobrimos mais a respeito do mundo dos wesen, sempre através de Monroe, ou dos livros deixados pela tia de Nick, nos quais seus antepassados escreveram sobre as criaturas e como as derrotaram.
As personagens principais da série interagem muito bem entre si e têm uma boa dinâmica, todavia é enervante ver como, no começo, Nick só procurava Monroe para ajudá-lo nos casos, não importando se o momento era inconveniente para o blutbat.
O recurso de cliffhanger utilizado no último episódio da temporada, mesmo sendo clichê, cumpre sua função de deixar o espectador curioso para acompanhar o desenvolvimento da história a seguir. Tendo tudo isso em vista, se você gosta de fantasia, inovações nos tão conhecidos contos de fadas e suspense, com certeza vai apreciar bastante a série Grimm.

Resultado de imagem para grimm primeira temporada gif

8 comentários:

  1. Não gosto do estilo, mas para quem curte excelente dica! Ahhhh o lobo é o esquizofrênico de Prison Break!

    ResponderExcluir
  2. Eu amo Grimm, já assisti todas as temporadas e fiquei extremamente chateado quando anunciaram o cancelamento da série. Suas histórias são perfeitas!!!

    ResponderExcluir
  3. Já vi propaganda mas nunca consegui assistir Grimm. Mas o teu post me fez recordar o Supernatural.

    ResponderExcluir
  4. Oi! Eu já ouvi falar dessa série e apesar de imaginar uma pegada diferente, tinha noção que era meio "dark" no lado de conto de fadas. Fiquei bem curiosa para ver, mas sempre deixei a oportunidade passar. Achei super completa a sua crítica. Beijos
    https://almde50tons.wordpress.com/

    ResponderExcluir
  5. Eu amo!!! Mesmo a série tendo se perdido muito em alguns capítulos, na época em que assisti eu amei cada ep ♥

    ResponderExcluir
  6. Muitos me indicam, mas eu nunca parei para assistir a série. :/
    Amei sua resenha <3

    ResponderExcluir
  7. Curti os gifs da sua postagem e toda a informação que você trouxe para além da história da série.
    Me deu realmente vontade de assistir, mas eu não curto muito terror.
    Mas eu adorei sua postagem.

    ResponderExcluir
  8. Já vi o card de Green na Netflix e fiquei curiosa, mas tenho uma lista imensa de séries para colocar em dia. A forma como você descreveu o enredo me fez reconsiderar o fato da série ainda não estar entre as que estão na minha lista. Vou adicionar já!! Obrigada pela dica ;)

    ResponderExcluir

Comentar leva apenas alguns segundos...Sua opinião é muito importante! =D