3 de janeiro de 2019
A Filha da Neve - Jack London

Capa do livro A Filha da Neve

As paisagens árticas do Alasca impressionam por sua beleza e opulência, contudo não foi por causa do espetáculo natural que um grande número de pessoas decidiu arriscar a vida nesse ambiente inóspito durante a segunda metade do século XIX. A Corrida do Ouro foi o motivo; e até mesmo o autor Jack London, em sua juventude, tentou a sorte. Ele não encontrou ouro, ficou doente, mas a experiência trouxe a inspiração para seu primeiro romance: A Filha da Neve, publicado em 1902.
O ano é 1897. Frona Welse está voltando para sua casa no Alasca após concluir uma graduação universitária. Apesar de sua criação nada ortodoxa para a época, Frona mantém alguns estereótipos femininos e tem como único objetivo casar-se.

Paisagem natural do Alasca

Vance Corliss é um jovem engenheiro de minas, criado em um ambiente aristocrático e privilegiado no qual mulheres devem ser delicadas, passivas e restritas ao ambiente caseiro. Ele chega ao Alasca buscando por fortuna e depara-se com muitas intempéries, porém o que mais o surpreende é Frona Welse. O modo livre com o qual ela leva a vida, sua honestidade e força trazem uma grande dualidade ao rapaz: de um lado, a admiração, do outro, o assombro...
Mesmo assim, eles se tornam amigos. Os problemas realmente começam quando algo além da amizade surge e, por causa de suas diferenças, ambos não conseguem lidar com isso... Ao mesmo tempo, um jornalista e pretenso aventureiro, Gregory St. Vincent, entra na jogada para piorar tudo e abala ainda mais o coração da protagonista.

Paisagem natural do Alasca - Aurora Boreal

Ademais, entremeados a narrativa, vemos os cotidianos das pessoas que vivem no Alasca, sendo estes muito duros e hostis. Lá, de fato, a lei do mais forte é a que prevalece. Sempre.
A Filha da Neve seria um romance interessante por tratar de algo tão fora de nossa realidade como a vida no Alasca, não fosse o alto grau de racismo e xenofobia encontrado em cada uma das falas das personagens. O discurso destas e do próprio narrador assemelha-se aos discursos nazi-fascistas, por exemplo...
Desse modo é difícil indicar esta primeira obra de Jack London, também autor de O Chamado da Floresta e Caninos Brancos, entretanto ao longo de sua vida ele tornou-se um grande defensor dos direitos humanos e do socialismo, logo, não se pode julgar um autor por uma única obra, sendo assim, embora A Filha da Neve mostre-se uma leitura duvidosa e cheia de falas bizarras e controversas, talvez, Jack London tenha algo melhor para nos mostrar...

14 comentários:

  1. Que resenha incrível, gosto de livros que exploram um bom romance e esse parece ser bem o do tipo!

    ResponderExcluir
  2. Já tinha ouvido falar desse livro em outro blog, e as resenhas qur ja li sobre ele sempre foram bem positivas. Alias tua resenha ta incrível bem objetiva

    https://www.luartico.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acharia muito estranho ver resenhas positivas sobre esse livro O_O

      Excluir
  3. Gostei muito da sua resenha,o livro em si parece ser muito bom mesmo com o conteúdo bem interessante...

    ResponderExcluir
  4. Olá,

    Não conhecia o livro, mas depois da sua resenha passarei longe. Tenho pavor de obras que levantam discursos racistas e xenofóbicos, acho que isto é um problema imenso. A ideia de abordar uma vida no Alasca seria bacana, mas é uma pena que o autor tenha falhado. Parabéns pela resenha e sinceridade!

    ResponderExcluir
  5. Não conhecia a obra. Não é o livro que eu leria, mas parabéns por apresentar.

    ResponderExcluir
  6. Olá, ainda não conhecia a obra. Achei super interessante falarem da vida das pessoas no Alasca. Obrigada pela indicação.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  7. Olá, tudo bem?
    Eu ainda não conhecia essa obra do Jack London, conheço alguns dos seus trabalhos, mas "A Filha da Neve" me passou despercebido e achei bem interessante. Vou anotar a sua dica Andrea e parabéns pela resenha!
    Abraço!

    ResponderExcluir

Comentar leva apenas alguns segundos...Sua opinião é muito importante! =D