9 de dezembro de 2018
[SANDMAN] - Fim do Mundo e Entes Queridos

Imagem relacionadaHá cinco meses atrás falei de Sandman por aqui... Muita coisa aconteceu nesse curto espaço de tempo, por isso acabei deixando essa leitura de lado, mas voltei, voltei cheia de vontade de descobrir qual seria o destino de Morpheus, e acabei esquecendo que entre os arcos dele sempre há um interlúdio de histórias aleatórias e O Fim de Mundo é um deles... 
Nesse arco, somos levados à Taverna do Fim do Mundo, um lugar onde todos os mundos terminam e é um ponto de encontro para aqueles que ficam perdidos. Acompanhamos dois viajantes humanos que acabam chegando a essa estalagem e acham tudo muito estranho e bizarro (tal como nós), pois para pagar sua estadia lá, cada hóspede deve contar uma história. 
Ao longo de seis capítulos conhecemos histórias diferentes e absurdas, algumas muito legais, outras nem tanto. Essa é uma constante em Sandman para mim: nunca sou cativada por todas as narrativas, contudo, todas têm uma mística envolvente e vários diálogos filosóficos e frases de efeito que realmente chamam a atenção. Aqui, Morpheus não tem uma participação ativa, contudo temos um prelúdio para o que está por vir no próximo arco...



Entes Queridos já começa com a aparição das três irmãs, as fiadeiras do destino. Elas estão analisando um fio que deverá ser cortado em breve...
Enquanto isso, Lyta Hall, aquela que engravidou no Sonhar, descobre que seu filho Daniel foi raptado e atribui a culpa a Sandman. Em seu desespero por encontrar o filho e vingar-se do senhor do Sonhar. O que ela não imaginava é que tudo isso não passou de uma armação para prejudicar Morpheus, forjada por criaturas que nós nem nos lembrávamos mais, ou nem imaginávamos que tinham mágoas desse perpétuo. Lyta acaba perdendo-se em seus caminhos e encontrando quem não deveria ser procurado...
Reencontramos nesse arco a querida Rose, sobrinha humana de Sandman! É interessante acompanhá-la em sua busca pessoal apesar de, nesse momento, sua história não ter muita relevância para o desenrolar do arco. Encontramos Delirim, também em uma busca! Tudo com Delirium é sempre bem confuso, mas ela também é uma personagem cativante.
Como deu para perceber, Entes Queridos é um arco de buscas e sobretudo, um arco de saudosismo. Revemos personagens queridas, vemos outras partirem, deparamo-nos com os resultados infrutíferos ou não de suas buscas e perdas... Não é segredo nenhum que esse arco termina a história de Sandman como conhecemos desde o volume um, porém, nós já sabíamos que toda história precisa ter um fim. E esse, como tudo feito por Neil Gaiman em Sandman, é muito poético e deixa vários caminhos para algo novo.
Durante todo o arco, sentimos o desespero, a ânsia das personagens, mesmo sem saber por que, elas temem as mudanças que virão. O autor encerra Entes Queridos da mesma forma que o começou, algo simbólico e que eu, humildemente, aprecio muito em qualquer história.
As artes dos quadrinhos mudaram um pouco e as dos últimos, para mim, foram as mais bonitas. O destaque maior aqui fica por conta do letreiramento que capta a essência das personagens.
Realmente gostei muito desse arco. Espero não demorar tanto tempo para concluir a leitura de Sandman. Agora faltam apenas mais seis volumes e sei que depois deles será, de fato, O FIM. 

7 comentários:

  1. Oi Andrea!
    Nunca li Sandman mas, mesmo com minhas experiências ruins com Neil Gaiman, tenho muita vontade de conhecer a história.
    Tenho um livro escrito pelo Raphael Draccon que parece ter sido inspirado nessa obra, mas quero ler a original antes. Você conhece? Se chama Fios de Prata, talvez te interesse.
    Beijos!

    Mais Uma Página

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não conhecia esse livro do Draccon!! Vou procurar!! As únicas obras que não gostei de Gaiman foram: Deuses Americanos e os arcos de histórias aleatórias de Sandman!

      Excluir
  2. Oi! Não conhecia a história, mas o Neil é um autor bastante conhecido e já li alguns comentários positivos a respeito de suas obras. Confesso que dessa vez não fiquei muito interessada pela premissa, mas pelo que vi nas suas fotos, as ilustrações me parecem ter sido bem trabalhadas e imagino que o livro deve estar muito bonito mesmo.
    Beijos

    ResponderExcluir
  3. Eu também não conhecia as obras desse autor, e fiquei surpresa com suas histórias que me pareceu ser bem construídas, de forma a envolver o leitor. Porém admito que a temática em si não me chamou muito atenção, por não possuir um gênero no qual costumo me interesse. Porém ainda sim fiquei extremamente com vontade de dar uma chance a leitura.

    ResponderExcluir
  4. Na verdade, essas hqs são os textos originais hahaha

    ResponderExcluir

Comentar leva apenas alguns segundos...Sua opinião é muito importante! =D