27 de dezembro de 2018
#10 contos de H.P. Lovecraft - segunda parte


      Há mais de dois meses estou lendo Os Melhores Contos de H.P. Lovecraft. A primeira parte, que você pode ler aqui, foi muito legal! Gostei de todas as narrativas, o que deixou-me bem surpresa, dado meu histórico anterior... Infelizmente, a boa experiência não se manteve no restante do livro...
H.P. Lovecraft é um autor proeminente na ficção científica, não podemos negar. Sua inovação e inventividade, principalmente, no que diz respeito ao Horror Cósmico e ao Ciclo dos Sonhos, contudo, não consigo mesmo ter uma opinião totalmente favorável acerca das obras desse autor!


Antes de falar sobre as histórias é preciso avisá-los de que essa segunda parte não é formada por dez contos, mas sim por oito narrativas intercalando contos e novelas; e um romance, O caso de Charles Dexter Ward, único do autor. Quanto aos demais textos, são eles: A cor que caiu do espaço, único que realmente gostei; A busca onírica por Kadath, O Horror de Dunwish, Um sussurro nas trevas, A sombra de Innsmouth, Nas montanhas da loucura (muito, muito chato), O assombro das trevas e, por fim, A sombra vinda do tempo
Todas as narrativas são criativas e interessantes, isso não podemos negar. Uma cor assola uma propriedade e enlouquece seus moradores... A descoberta de uma cidade onírica protegida pelos "Deuses Anciões"... Um acadêmico sendo possuído por uma criatura alienígena... Enfim, tudo é diferente e inventivo, porém, o modo como H.P. Lovecraft escreve em muitos momentos é bem maçante e tem um efeito soporífero difícil de resistir... Por esse motivo demorei tantos meses para concluir essa leitura! Lia três páginas e dormia! Desanimador. 
Não é só de críticas negativas que esse texto se sustentará. O modo como Lovecraft une suas narrativas trazendo diversos crossovers entre elas. Isso é, de fato, bem instigante e louvável. 
Conheço muitas pessoas que adoram H.P. Lovecraft. A Mimi, do blog Caixa de Pesadelos, é uma delas, mas, lamentavelmente, não consigo ter uma opinião unânime sobre a obra desse autor. Acredito, contudo, que o saldo dessa leitura foi bem positivo: das dezenove narrativas, gostei de onze! Logo, não foi de todo ruim! 
Sendo sincera, ficarei um bom tempo distante de H.P. Lovecraft. Pretendo reler, um dia, alguns contos que realmente gostei, por hora, não pretendo novas incursões por sua obra... Então é isso, gente. Não foi um parecer muito animador, eu sei, mas foi uma leitura bem cansativa e nada animadora... Digam nos comentários se já leram as narrativas citadas e suas opiniões. =) 

12 comentários:

  1. Que pena que você não gostou =/ Eu tenho o livro em e-book, pois ganhei da Amazon, estava pensando em colocar na meta de 2019... Vamos ver né haha Esse é o lado ruim de ler livros de contos, nem todos são bons e nós acabamos nos frustando =(

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Os primeiros 11 contos valem muito a pena! Mas, depois, fica muito maçante =/

      Excluir
  2. Uma pena a experiência não ter sido tão agradável, mas geralmente livros que reunem contos que deveriam se interligar são bastante ousados e gostam de desafios, nem sempre empolgam, esse é um problema.

    Abraços! ��

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Uma pena mesmo, mas reconheço a genialidade do autor em trazer essa intertextualidade própria.

      Excluir
  3. Oi, Andrea, ainda não conheço o autor e um dia quero lê-lo. Fico triste por não ter sido uma das melhores experiências pra você, sei como é isso. E apesar do texto mais negativo sobre a obra, é importante deixar sua opinião sobre ela, até porque não vamos gostar de tudo que lemos.
    Enfim, um dia eu leio e quem sabe a gente se encontre por esse mundo da blogosfera de novo e você veja o que achei do livro.

    Beijos,
    eusouumpoucodecadalivroqueli.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Espero que faça essa leitura e recomendo muito os contos A Cor que caiu do Espaço, O modelo de Pickman e Ar Frio para começar =)

      Excluir
  4. Me lembrou um pouco do universo de Strange Things, você sabe se eles usam H.P lovecraft como referencia? As ilustrações chamam muito a atenção, eu leria pelo nome do autor, rsrsrs.

    Gostei da dica e da resenha.

    bjs

    www.meloleticia.ml

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Stranger Things bebe sim na fonte de H.P. Lovecraft e de outros autores da ficção científica também =D

      Excluir
  5. Tinha tanta curiosidade com HP Lovecraft... agora não sei bem :x
    boa resenha!
    beijinhos

    Rafaela Borges || InstaGram || KnightLaand

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Recomendo os contos A Cor que caiu do Espaço, O modelo de Pickman e Ar Frio. São muito bons.

      Excluir
  6. olá!
    adorei conhecer os 10 CONTOS DE H.P. LOVECRAFT, confesso que não tinha ouvido falar, mas amo ler contos!
    Adorei sua resenha!
    Abraços,

    ResponderExcluir

Comentar leva apenas alguns segundos...Sua opinião é muito importante! =D