3 de outubro de 2018
Respondendo a Tag: Brasileirinho


Olá, pessoal! Mês de Outubro chegou e eu não poderia deixar de começá-lo respondendo a uma tag. Essa vi há alguns meses no blog Gnoma Leitora e é uma criação original do blog Projetos de Papel. Pretendo responder mais para o final do mês uma tag sobre Halloween, mas, por enquanto, vamos as respostas dessa: 

1 - Livro nacional de aventura

Resultado de imagem para damocles vinicius watzl

Confessor não ter lido muitos livros de aventura nacionais. Em 2016, tive a oportunidade de ler o livro Damocles - o início, do autor Vinícius Watzl e gostei bastante. A história se passa nesse planeta - Damocles - e acompanha várias personagens em suas aventuras que vão convergindo em uma só. É um livro inspirado em um rpg criado por Vinícius e seus amigos, então, para quem gosta desse tipo de aventura, é uma ótima opção. 

2 - Livro nacional de poesia

Resultado de imagem para cantigas de adolescer

Tenho vários livros de poesia, e não li muitos deles, mas um que li no começo da adolescência e gostei muito foi o Cantigas de Adolescer, de Elias José. Na época, identifiquei-me com muitos poemas e gostei de saber não ser a única a passar por vários dilemas descritos naqueles versos. 

3 - Livro nacional que não conseguiu parar

Resultado de imagem para o vilarejo

Sem sombra de dúvidas não consegui parar de ler até concluir O Vilarejo, de Raphael Montes. Li em algumas horas! Cada conto despertou em mim um enorme fascínio e o capricho da edição, toda ilustrada, também contribuiu para a ótima experiência de leitura. Quem gosta de contos, terror e demonologia, vai adorar esse livro. 

4 - Livro nacional mais antigo na estante

Resultado de imagem para o noviço livro

Acredito que o livro mais antigo na minha estante seja, além do do Cantigas de Adolescer, O Noviço, de Martins Pena, pois esse livro é da época em que meu irmão de 38 anos estava no Ensino Médio... Acredito existirem outros exemplares mais antigos espalhados pela casa, porém, em minha estante, esse foi o escolhido. 

5 - Livro nacional que parou de ler 

Resultado de imagem para memórias póstumas de brás cubas

É com grande pesar que digo, sim, em minha primeira leitura, parei de ler Memórias Póstumas de Brás Cubas antes mesmo de chegar a metade da história! Eu tinha 15 anos e não estava nem um pouco acostumada com as digressões machadianas, logo, abandonei a leitura... Felizmente, alguns anos depois, mais madura como leitora, pude lê-lo e adorei! 

6 - Livro nacional inesquecível 

Resultado de imagem para O Memorial de Maria Moura livro

Muitos livros são inesquecíveis. Dessa vez, escolho Memorial de Maria Moura, de Raquel de Queiroz, porque essa foi a primeira história que li tendo uma protagonista feminina completamente fora dos padrões de "feminilidade" tão brutalmente impostos na literatura. Aqui, a protagonista é uma mulher que sabe mesmo o que quer e não mede esforços para conseguir, sendo uma pessoa com muitas camadas, sem aquela chatice maniqueista. Gostei muito dessa leitura e preciso reler! 

Então é isso, gente. Espero que tenham gostado das dicas. Eu adorei responder essa tag e os convido a respondê-la também, seja aqui nos comentários, ou em seus blogs. =) 


12 comentários:

  1. Não sou uma grande leitora de livros nacionais, li apenas o que mandaram na época da escola, mas acho que tenho que mudar isso, afinal devo estar perdendo obras maravilhosas por puro medo de voltar a ler literatura nacional.
    Já estou anotando suas dicas =D

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu também tinha essa dificuldade. Ainda tenho, na verdade, principalmente com literatura atual, mas com o tempo vamos superando essas barreiras! =D

      Excluir
  2. Oi Andrea,

    Adorei que você respondeu a Tag, e adorei mais ainda as suas respostas. Dos livros que você citou, só li "Memórias Póstumas de Brás Cubas" que gostei bastante no tempo do colégio, foi uma leitura agradável. Quero muito ler algo do Raphael, pelos inúmeros elogios que ele recebe a cerca de sua escrita. O primeiro livro citado também me despertou curiosidade, tem um bom enredo. Anotei a dica!

    Beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Gostei muito de conhecer essa tag pelo seu blog!! Fico feliz que gostou das dicas! =D

      Excluir
  3. Oie!!
    Adorei a tag. Eu também não consegui terminar Memórias Póstumas... Maria Moura é maravilhoso , todos de R. Montes adorei! Os outros não li rs
    Adorei suas respostas . Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Primeira pessoa que conheço além de mim que leu Memorial de Maria Moura!!!! *___________*

      Excluir
  4. Olá! Que TAG legal! Gostei dos livros que você selecionou, deles já li Cantigas de Adolescer, Memórias póstumas e Memorial de Maria Moura, todos durante a escola também.. Foi bom ler essa tag, fui na minha estante olhar o livro mais velho e não consegui definir! Hahaha Muitos livros ganhados, de familiares e amigos, que nem imagino de que época são.. Obrigada pelo post!

    Bjoxx ~ www.stalker-literaria.com ♥

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que legal saber de mais uma pessoa que leu Cantigas de Adolescer e Memorial de Maria Moura <3

      Excluir
  5. Não tinha visto esta tag ainda. Gostei das perguntas e conheço todos os livros citados, mesmo que não tenha lido alguns, como do Raphael Montes.
    Bjs, Rose

    ResponderExcluir
  6. Oi Andrea!
    Não conhecia essa TAG, mas já gostei!!
    Eu amei demais O Vilarejo. Também não conseguia parar de ler até terminar e ver onde aquilo ia dar. A edição ´e mesmo incrível.
    Acho que eu não saberia quais livros nacionais colocar nessa TAG, já que não leio muitos, só alguns e os que li não se encaixariam. Adorei as suas respostas, minha mãe ama o Memorial de Maria Moura, vive dizendo pra eu ler, mas sempre deixo pra depois rs.
    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que gostou da tag! Espero que um dia possa ler Memorial de Maria Moura e gostar tanto quanto eu e sua mãe =D

      Excluir

Comentar leva apenas alguns segundos...Sua opinião é muito importante! =D