Finalmente, reli Harry Potter e A Ordem da Fênix. Sério, achei que não conseguiria completar essa leitura durante o mês de setembro, não por algum problema com a narrativa, a escrita de J.K. Rowling é maravilhosa, fluida e divertida, o problema mesmo foi a falta de tempo, ou melhor, a quantidade de trabalho e estudo ao quais precisei dedicar-me ao longo do mês. Então, sem mais delongas, vamos falar sobre o livro.
Não sei se já falei com vocês sobre isso, contudo quando li Harry Potter e A Ordem da Fênix há uns dez anos atrás, não gostei muito da experiência. Na época não entendi o porquê, hoje, percebo ser esse o livro que marca o desenvolvimento da maturidade de Harry, visto que ele se depara com ela no livro anterior, logo, nesse, nosso protagonista deve enfrentar as consequências de todo o ocorrido na prova final do Torneio Tribuxo.
Voldemort voltou. Harry, Rony, Hermione e todos aqueles que acreditam no menino e em Dumbledore também sabem disso, porém o ministro da magia, Cornélio Fudge, está fazendo de tudo para desacreditar os dois, pois tem medo de que tudo isso seja uma estratégia de Dumbledore para roubar-lhe o cargo... (Ele é bem idiota ele...)
Voldemort voltou. Harry, Rony, Hermione e todos aqueles que acreditam no menino e em Dumbledore também sabem disso, porém o ministro da magia, Cornélio Fudge, está fazendo de tudo para desacreditar os dois, pois tem medo de que tudo isso seja uma estratégia de Dumbledore para roubar-lhe o cargo... (Ele é bem idiota ele...)
Isso porque o ministro da magia envia a escola uma nova professora de Defesa Contra as Artes das Trevas: Dolores Umbridge, também conhecida carinhosamente como "sapa velha". Ela é, além dos comentários questionando sua sanidade, o agente causador de todo o tormento de Harry, mas ele não é nosso herói por acaso: o menino que sobreviveu, apoiado por seus amigos, decide ensinar defesa contra as artes das trevas, e Hermione cria a "Armada de Dumbledore". Outro ponto preocupante na história é o fato do menino estar sonhando com as ações presentes de Lorde Voldemort, algo muito perigoso...
Há também a questão do "relacionamento" entre Harry e Cho Chang, sinceramente, algo bem chato de se acompanhar. Eu entendo que Harry esteja passando por muito estresse e não tenha experiência nenhuma com relacionamentos amorosos, mas o modo como ele interage com a menina é horrível e um pouco revoltante.
Ao contrário de minha minha primeira impressão, terminei a leitura de Harry Potter e A Ordem da Fênix com ainda mais vontade de prosseguir com essa história! Infelizmente, há um momento muito triste na trama... Mas há também muitos outros divertidos e interessantes. Agora, preciso dizer algo muito legal para vocês:
MINHA MÃE COMEÇOU A LER HARRY POTTER! =D
A ordem da fenix é um dos livros mais bem construídos da saga Harry Potter. Há tanta informação, tanto desenvolvimento, tantas referências que irão aparecer nos próximos livros... Em resumo, é lindo d+ <3
ResponderExcluirA cena da Sra. Weasley com o bicho-papão é de cortar o coração =(
Concordo. Acho que por isso não gostei tanto na primeira leitura, tinha só 13 anos, não assimilei muito bem as informações, mas agora AMEI! =D
ExcluirA cena da senhora Weasley é muito triste mesmo, toda vez que lembro fico triste.