27 de outubro de 2018
Harry Potter e O Enigma do Príncipe: uma leitura surpreendente


     Mais uma releitura de Harry Potter completada e esta trouxe mais uma grata surpresa também, pois, da mesma forma que tive uma primeira leitura difícil de Harry Potter e A Ordem da Fênix, há dez anos atrás, quando li O Enigma do Príncipe, pela primeira vez, também não tive boas impressões da obra, hoje, madura como leitora e pessoa, pude absorver o enredo muito melhor e simplesmente adorei a leitura! 
      Em Harry Potter e O Enigma do Príncipe, J.K. Rowling nos brinda com uma narrativa repleta de segredos a serem revelados. Vemos a lealdade de Severo Snape ser colocada à prova. Conhecemos muito mais da vida de Lorde Voldemort, algo bem interessante; desde a história de vida de seus pais, até a maneira como ele consegue alcançar a "imortalidade" que pode e deve ser destruída para que Harry tenha chances na derradeira batalha. 
   Há também um maior desenvolvimento dos enredos amorosos, algo compreensível visto serem as personagens adolescentes de dezesseis anos, mas o legal é o modo como J.K. Rowling faz isso. Não há firulas, nem enrolação, ela não fica se demorando nessas questões, afinal, existe uma orla de Comensais da Morte a espreita, uma guerra acontecendo nas ruas, vida escolar seguindo seu curso apesar de tudo, logo, não dá para ficar suspirando por ai, não é mexmo...?
     Enfim, alfinetadas à parte... Surpreendi-me positivamente com essa leitura, porque lembrava-me dela como algo densa e difícil, fiquei, pois, muito feliz ao devorar o livro vorazmente e adorar cada linha dessa história! A quantidade de informações entregues a nós pela autora é magistral e ainda nos deixa com muitas perguntas e com bastante desalento também, visto que o final do livro é estarrecedor. A morte de uma personagem importante e cativante sempre é complicada, contudo, a morte de uma personagem que norteava as ações de todas as outras, é, no mínimo, desesperadora...
Mas estamos falando de Harry Potter, nosso protagonista aos moldes do herói clássico, a gente acredita nele, tal como Dumbledore acreditou... 
      Mudando o foco... Infelizmente, nesse livro, fiquei chateada com a Hermione... Achei especialmente irritante o modo como a personagem ficava competindo com Harry para ser a melhor em Poções, e como ficou enervada a história toda por causa do estranho livro usado pelo amigo, o livro do "Príncipe Mestiço". Sei lá, sempre achei irritante o modo "fominha de nota" da garota, mas nessa edição o negócio ficou bem pior. Isso não é nada relevante para a narrativa, é só a minha opinião mesmo. 
     Agora, uma coisa IMPORTANTE para a narrativa é a tradução e revisão de Harry Potter e O Enigma do Príncipe que posso seguramente dizer estar PÉSSIMA. Gente, como assim a Editora Rocco não reeditou esses livros?? Não é possível! Há erros GROTESCOS nessa edição que possuo! Erros tanto de tradução quanto de revisão. Expressões absurdas como "tempestade de cérebros" são comuns ao longo de toda a obra. Um absurdo para quem conhece a genialidade da escrita de J.K. Rowling, e mesmo que não fosse a autora, É UM DESRESPEITO PUBLICAR UM LIVRO ASSIM! Pronto, falei! 
     É claro que esses problemas não me impediram de aproveitar a leitura, porém, isso me fez pensar: se fazem isso com a J.K. Rowling, imagine como tratam as obras de outros autores menos conhecidos? Sabemos a resposta...
    Já que iniciei o momento indignação, quero terminá-lo falando sobre como o filme de Harry Potter e O Enigma do Príncipe é uma péssima adaptação. Notem, o filme é péssimo em adaptar o livro, sendo bem pobre e pouco fiel a história, uma pena. 
     Então é isso, gente, apesar dos problemas citados, a narrativa criada por J.K. Rowling é maravilhosa e estou mais do que ansiosa para reler seu final. 

31 comentários:

  1. Um dos meus livros favoritos da saga. Há tanta informação, tanto sobre o Voldemort, quanto sobre o Snape... Sem falar que me senti mais próxima de Dumbledore do que nunca <3
    Livro espetacular!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ele se tornou o meu favorito também!! Pelos mesmos motivos *___*

      Excluir
  2. ainda não tive a oportunidade de fazer a releitura, mas adorei a ideia e quero fazer isso em breve!
    esse é um dos livros que lembro muito pouco os acontecimentos, então amei ler sua resenha.
    e nossa, não lembrava desses erros grotescos. tenho uma edição mais recente, espero não estar assim!

    Virando Amor

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Faz a releitura sim, vai valer muito a pena!
      Espero que eles tenham reeditado..

      Excluir
  3. Oi, Andrea!
    Li esse livro quando ainda era criança e nunca mais fiz uma releitura, apesar de ainda amar muito ele e toda a série Harry Potter. Lembro que quando era criança, o que achei mais difícil de ser lido foi "A Ordem da Fênix", e seu post me fez ter vontade de voltar a lê-lo também para ver minhas novas impressões da leitura. E concordo totalmente com você sobre o filme do "Enigma do Príncipe" ter sido tão infiel ao livro, inclusive é o filme que eu menos gosto da saga porque não me conformo como eles puderam ter tirado tanto das partes importantes sobre a vida do Voldemort. Adorei ler o seu post e relembrar coisas sobre esse livro lindo! Beijos!

    Jéssica Martins
    castelodoimaginario.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Também passei pelo mesmo problema com A Ordem da Fênix e mesmo após a releitura, não foi um livro marcante para mim, mas Enigma do Príncipe é incrível *_____*

      Excluir
  4. Olá!
    Por mais que eu veja todos os comentários superpositivos sobre essa série, infelizmente não consigo me sentir tentada a ler. Vi as adaptações e gostei bastante, mas como fantasia não é meu gênero preferido a leitura não me fisgou.
    Mas uma coisa é certa, esse bruxinho irá conquistar muitas gerações.
    Beijos!

    Camila de Moraes

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah, que pena Camila! Mas você tem razão: Harry Potter ainda vai conquistar muita gente. =)

      Excluir
  5. Olá, tudo bem?
    Eu conheci o universo HP através dos filmes e só depois foi que descobri que eram adaptações e fiquei curiosa para ler os livros, mas não tive uma boa experiência com o primeiro volume, porém pretendo dar uma nova chance à leitura.
    Eu gostei de ver a sua opinião sobre esse volume e fiquei curiosa sobre a adaptação não ter sido fiel ao livro, eu amei o filme e agora preciso ler o livro porque se o filme já me agradou tanto eu imagino que o livro vá agradar ainda mais.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O primeiro e o segundo livro são sempre os que nós adultos não gostamos muito, kkkkkkk porque o Harry é bem criança ainda, a narração é diferente dos outros. Se você gostou do filme de Engima do Príncipe vai amar o livro!!

      Excluir
  6. Faz tanto tempo que li os livros de saga que nem me lembro dos erros de edição e assim como você tinha tédio pela fominha de nota, o que ão tira o mérito da história uma vez que isso é tão comum na vida real kkkk
    Essa saga foi um marco para minha vida literária, por isso carrego muito carinho pelos livros e os filmes, ainda que não se mantenham fiéis aos livros,

    Beijos.
    https://acabinedeleitura.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  7. Vejo esses projetos de releitura e só consigo pensar em como eu ainda nao li nem pela primeira vez haha me sinto perdido no mundo da literatura por conta disso, preciso dar uma chance.

    ResponderExcluir
  8. Ah como eu amo falar de Enigma do Principe, que sem duvida é meu livro e filme favorito da saga Harry Potter... Eu reli recentemente a saga e achei que não iria chorar com esse livro, mas fracassei miseravelmente... O gostoso desse livro é que nele podemos além de conhecer melhor Voldemort, é que também passamos de algum modo a entender melhor tudo o que ocorreu para que cada personagem se tornasse o que é nesse ponto da trama... Amei sua resenha...]Bjos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Realmente esse livro também de tornou meu favorito agora na vida adulta! Maravilhoso! =)

      Excluir
  9. Oie!
    Nossa, depois de tanto tempo, era para a editora ter visto todos esses erros na revisão do livro, que pena que não foi feito.
    Eu preciso fazer a releitura dessa série, com certeza, vou ler com "outros olhos". E é claro, vou continuar gostando a história.
    Bjks!
    Histórias sem Fim

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Também acho! Não é algo que tire o prestígio da obra em si, mas me deixou ressabiada com a editora...

      Excluir
  10. Olá, Andrea!

    Eu finalmente adquiri um box com os sete livros de Harry Potter na Black Friday do ano passado e ainda babo em cima dela.kkkkk eu li até o terceiro volume (e este mês lerei o quarto, se Deus quiser) e posso dizer que sou completamente apaixonada. Mas não menosprezo os filmes, não. Até porque foram os filmes que me possibilitaram um primeiro contato com a série e aprecio muito todos os que vi. Não acho que são más adaptações. Eu gosto muito dos filmes!

    Não creio que chegará o dia em que me irritarei com a Hermione. Ela é um elo entre os personagens, uma guerreira muito inteligente e que eu admiro. Já livrou os personagens de muitos problemas justamente por conta da sua inteligência.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que gosta tanto dos livros quanto dos filmes. Eu não consigo suportar a adaptação de Enigma do Príncipe. Também gosto da Hermione, mas nesse livro ela está insuportável. =)

      Excluir
  11. Olá, que bacana saber que nessa releitura a experiência foi mais agradável que na primeira vez que leu. Eu só li até o segundo por enquanto, preciso terminar logo a série. Se assistir o filme, terei em mente essa sua observação de que o livro é uma história mais completa.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Também fiquei muito feliz!! Pretendo não demorar tanto para fazer uma nova releitura =)

      Boas leituras para você!

      Excluir
  12. Preciso fazer uma releitura da saga de HP também, pois faz um bom tempo que já realizei essas leituras e essa nossa turminha merece toda nossa atenção. Adoro essa série, sempre ficarão em minha memória.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acabei de terminar o último livro e já quero reler! hahahahaha

      Excluir
  13. Olá amore,

    Ai que delícia de resenha - me fez lembrar o livro que mais amo da série desse lindo do HP.
    Os filmes são bem bacanas, mas pra mim, concordo contigo, péssima adaptação mesmo.
    Vou ver se dou uma chance de leitura novamente pra série completa.
    Matar a saudade!

    Beijokas!

    ResponderExcluir
  14. Oi oi querida,
    Eu não li nenhum dos livros da série (ou é saga?) mais aclamada do mundo, mas não faço por mal. Eu cresci vendo os filmes, e fiquei mais encantada com a adaptação do que com os livros. A sua resenha ficou maravilhosa, com detalhes e os pontos positivos da história. Sobre o que vamos encontrar nessa continuação e tals, mas não sou daquelas que pretende ler o livro. E estou impressionada com o tempo que faz que vc leu o livro 😅

    Beijoss, Enjoy Books

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Gosto dos filmes, mas os livros são infinitamente mais interessantes =)

      Excluir
  15. Oii
    Estou relendo pela milésima vez Harry Potter, nunca me canso. Essas edições comemorativad de 20 anos são lindas

    ResponderExcluir

Comentar leva apenas alguns segundos...Sua opinião é muito importante! =D