18 de outubro de 2018
#10 contos de H.P. Lovecraft - primeira parte


     Finalmente! Finalmente venho a esse blog escrever sobre uma leitura prazerosa! Nem acredito, meus Deuses! Engraçado ser justamente H.P. Lovecraft o autor a me salvar do "limbo" literário... Digo isso porque minha primeira experiência com sua obra não foi das melhores... Logo, a surpresa de gostar dos textos lidos foi muito feliz!
      No ano passado, comprei, em uma promoção da Amazon, um exemplar de Os Melhores Contos de H.P. Lovecraft, mas só pude começar a leitura agora, e é começar mesmo, porque o livro tem quase 900 páginas em sua edição digital, sendo assim, não tenho pretensões de terminá-lo tão cedo. Por esse motivo, também porque desisti de duas leituras planejadas para esse mês, decidi postar, a cada dez contos, minhas impressões de leitura sobre a obra de H.P. Lovecraft
      Minha edição, não sei por que, não tem sumário, logo, as leituras são sempre um mistério, algo que estou gostando bastante até o momento. O fato de o livro organizar as narrativas em ordem cronológica de publicação é bem interessante, pois é possível analisar a evolução da escrita do autor. 
     Nesses dez primeiros contos percebemos tanto elementos oníricos e fantasiosos, quanto o tão conhecido "horror cósmico", marca registrada do autor. Dagon, Os Outros Deuses e O Chamado de Cthlhu trazem esse horror tão característico e instigante, iniciando essa mitologia incrível e única. 
      Já O Navio Branco e Celephais trazem consigo um tom mais onírico de descoberta de outros mundos e dimensões maravilhosas, mas com um leve toque de horror ao final... Os Gatos de Ulthar, O que a Lua traz consigo, A música de Erich Zann, Ar Frio e O Modelo de Pickman são muito sombrios e macabros, porém não possuem ligação com o horror cósmico, mostram, de modo magistral, temas já explorados por alguns autores como Edgar Allan Poe, ou seja, são leituras excelentes e bem perturbadoras... 
     Como deixei explícito no início desse texto, eu adorei cada uma dessas narrativas. Não senti medo em nenhuma, fiquei apenas muito impressionada com a criatividade do autor em moldar tantas histórias absurdas de maneira tão pouco comum. Estou ansiosa para continuar a leitura desse livro e descobrir mais mundos de H.P. Lovecraft

E ai, você já leu alguma obra desse autor? Conhece os contos citados? Gostaria que eu escrevesse mais detalhadamente sobre eles? Diga nos comentários. =)



14 comentários:

  1. Aposto que seja um livro maravilhoso. Para ter 900 páginas criatividade e imaginação não faltaram nos processos de produção do autor. Não me sinto muito a vontade com o estilo, mas como você nos informou que não se incomodou tanto então darei uma chance.
    Abraços! 😊

    ResponderExcluir
  2. Tenho esse livro em ebook no Kindle, pois ganhei de presente da Amazon (na época em que ela dava uns ebooks de graça para os consumidores =P), mas até hoje não li, por falta de tempo e por colocar outros livros como prioridade...
    Mas amei sua resenha, me deu vontade de ler =D

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Essa é a edição que tenho também!! Espero que você leia e goste, os contos são ótimos!! =D

      Excluir
  3. Oi Andrea, tudo bem?

    Nunca li nada do autor, mas tenho curiosidade, pois sempre ouço muitos comentários positivos a cerca de sua escrita. Fiquei feliz de saber que você está gostando da obra e que a mesma está conseguindo lhe prender nos seus contos. Essa pegada macabra e do horror me deixam bem curiosa. Já quero conhecer sua opinião dos demais contos!

    Beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Espero que leia e goste. Esse autor é mesmo um mestre nas narrativas de horror =D

      Excluir
  4. Oi, Andrea! Ri demais aqui com seu comentário. É tão bom quando encontramos uma leitura que nos tire do limbo como vc mesmo disse rs
    Eu tenho uma briga enorme com H.P. Lovecraft, as vezes espero algo de dar medo, mas já percebo que ele mais desconcerta o leitor do dá pavor.
    Adorei sua resenha. Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. kkkkkkkkk pois é, finalmente sai do limbo! O negócio tava feio...
      Até agora não tive mesmo medo, só admiração mesmo, mas ele escrevia sobre temas bem horripilantes.
      =D

      Excluir
  5. Oi, tudo bem?
    Eu confesso que nunca li nada do autor, mas que bom que dessa vez a leitura foi melhor do que seu primeiro contato com a escrita dele. Não sei se é uma leitura que eu faria, porque não sou muito de ler contos e não leio histórias de terror de jeito nenhum. No entanto, achei legal o fato da edição trazer os contos em ordem cronológica, pois deve ajudar mesmo a ver a evolução e as mudanças da escrita dele.
    Adorei sua resenha e, apesar de ser um livro que não me atrai muito, fico feliz que tenha gostado da leitura. Espero que continue gostando dos próximos contos do livro.
    Beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu também não lia terror ou horror, mas fui gostando com o tempo kkkk
      Obrigada!! *___*

      Excluir
  6. Deu para sentir seu entusiasmo com a leitura, e quee bom que você deu uma outra chance autor, prova de que valeu a pena.
    Bjs Rose

    ResponderExcluir
  7. Celephais e Navio Branco pertencem ao ciclo dos sonhos do Lovecraft, eu não sou muito fã dessas obras dele, prefiro mais o horror cósmico dos mitos de cthulhu, mas acho super válido conhecer a obra dele como um todo. Apesar de eu ter demorado pra gostar, especialmente por causa da adjetivação excessiva, é o meu autor preferido. Fico feliz que esteja gostando. Quando ler mais, poste e me avise pra eu vir aqui ver o que vc achou <3
    E à propósito, Ar Frio é um conto que eu acho até meio bobinho mas me marcou muuuuuito, adoro ele.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não sabia dessa divisão de Celephais e Navio Branco! Que legal! Sei o quanto você adora Lovecraft! *___* Aviso sim!! E recomendo muito que você leia outros contos dele fora da temática do horror cósmico. A música de Erick Zann e O modelo de Pickman são ótimos!

      Excluir

Comentar leva apenas alguns segundos...Sua opinião é muito importante! =D