27 de setembro de 2018
Silêncio - Richelle Mead


Começo essa resenha dizendo que nunca tinha ouvido falar de Richelle Mead. Ela escreveu uma série teen cujo nome é Vampire Academy. Isso diz alguma coisa a vocês? A mim, não, mas Silêncio mostrou-se uma leitura divertida e, no mínimo, diferente. 
Até o término desse livro, nunca tivera contato com uma história sobre isolamento como esta. Narrado em 1ª pessoa por Fei, Silêncio relata a vida de um povoado no topo de uma montanha na qual não se pode sair nem alcançar por causa das condições geológicas do local e também porque todos os seus habitantes são surdos e estão ficando cegos também... 
Fei é um dos privilegiados artistas responsáveis por observar a vida no povoado e retratá-la através de sua arte para que todos fiquem informados. A fome, o desamparo, a surdez os acompanha há muitas gerações e a crença popular é de que criaturas místicas retiraram o som da montanha para poderem descansar em paz. 
Por que então, com todas essas condições desfavoráveis essas pessoas ainda vivem ali? Porque estão presas. A montanha é rica em pedras preciosas que são trocadas, através de um sistema de cabos, por, pasmem, uma quantidade ínfima de comida! A população passa fome, padece dessa nova moléstia que é a cegueira, porém, os governantes da "planície" não estão interessados nisso, eles querem apenas mais pedras preciosas, apenas. 
Apesar disso, o povo da montanha é extremamente passivo, inclusive nossa protagonista que só decide tomar uma atitude quando sua irmã é expulsa da escola de arte por estar ficando cega e outro detalhe: Fei voltou a ouvir! Ela une-se, então, a seu amor de infância, Li Wei, um jovem trabalhador das minas e ambos decidem fazer a arriscada e quase suicida descida da montanha. O que eles encontram na planície? Uma realidade aterradora. 
Silêncio é um young dult com diversos clichês característicos do gênero, algo um pouco irritante para mim. Seria preferível, para mim, se a autora o tivesse escrito em uma linguagem mais madura, pois o desenvolvimento da crítica social, acredito, seria melhor explorado. Por ser um young adult, Silêncio foca demais em conflitos amorosos, sendo pedante. Mesmo assim, a premissa da história é instigante e Richelle Mead consegue nos dar uma história com começo, meio e fim em um livro único! Uma grande proeza no mercado editorial de hoje em dia... 
Ironias à parte. Silêncio é uma história bem escrita, divertida, com uma boa dose de crítica social e fantasia, elementos que adoro em qualquer narrativa. Fiquei com uma primeira impressão positiva acerca do trabalho de Richelle Mead. E vocês? Já conheciam essa obra? Gostaram de sua premissa? Digam nos comentários. =) 

12 comentários:

  1. Olá, eu acho a premissa interessante e tenho curiosidade de ler e descobrir o que eles acharão ao descer a montanha, pena que achou meio pedante, mas ótima resenha.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada! Espero que leia e tenha uma experiência de leitura melhor =)

      Excluir
  2. Talvez não seja de forma tão forte e dramática, mas faz alusão aos grupos opressores que a procura de seus objetivos silenciam aqueles que de alguma forma se opõem. Acredito que esse seja um ponto forte na história que me pareceu excelente, fiquei muito curioso por conhecer.
    Abraços! 😊

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Infelizmente, a autora foca tanto em romance que a crítica social fica um pouco apagada.

      Excluir
  3. Olá! Também não conhecia a autora, e achei a premissa muito boa, achei que teria muito mais fantasia e mistério, porque você logo fica imaginando coisas relacionadas com essa surdez que existe no povo dessa montanha, que a cegueira também está acontecendo, e eles não fazem nada a respeito. Uma pena a história focar tanto na parte amorosa dos protagonistas, tinha potencial pra muito mais né. Obrigada pela dica.

    Bjox Stalker Literária

    ResponderExcluir
  4. Já li Vampire Academy dessa autora e gostei muito, não achei tão cheio de clichês como você parece ter achado que Silêncio é. Leia, acho que você pode gostar mais.
    Beijos
    Mari
    Pequenos Retalhos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vou pesquisar as sinopses desses livros para ver se me interesso. Obrigada pela dica! =)

      Excluir
  5. Oi, tudo bem?
    Bom, a Rochelle escreve um gênero do qual eu não sou muito fã. Tá aí a prova de que não passei do primeiro livro de Vampire Academy. Infelizmente deixarei a dica passar dessa vez!

    Bjs
    Blog Tell Me a Book

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vixi.... Sério?? Poxa, não sei o que dizer, não conheço essa série ainda O_O

      Excluir
  6. Olá!
    Conheço a autora da série Vampire Academy, e já li e lembro que gostei bastante, a narrativa era envolvente e bem simples. Esse livro já tinha vista e lido algumas e gostei da premissa, mas ainda não li. Eu não tenho problemas com clichês, adoro, então acredito que não será um problema pra mim!

    beijos!

    ResponderExcluir

Comentar leva apenas alguns segundos...Sua opinião é muito importante! =D