18 de agosto de 2018
Um Coração Ardente - Lygia Fagundes Telles


Sim, eu adoro a escrita de Lygia Fagundes Telles. Demorei muitos anos para conhecê-la, mas após a primeira leitura, tornei-me fã e quero ler todas as suas obras. Ano passado, li alguns de seus romances e, esse ano, decidi ler alguns livros de contos, sendo Um Coração Ardente, o mais interessante até agora. Vale lembrar que já li outras duas coletâneas da autora, sendo elas: Antes do Baile Verde ( na qual há meu conto favorito ever - Venha Ver o Pôr do Sol) e A Estrutura da Bolha de Sabão
Até aqui, Um Coração Ardente foi a melhor coletânea da autora que li, pois gostei de TODOS os contos e eles são interligados por alguns elementos em comum, algo ainda mais interessante. O livro traz dez contos, alguns narrados em primeira pessoa, outros em terceira, sempre analisando a mente das personagens, naquele nosso conhecido discurso indireto livre. 
A primeira história é a que dá título ao livro, em Um Coração Ardente conhecemos as desilusões de um senhor durante sua juventude, ao tentar ajudar uma jovem que não queria sua ajuda; e ver uma outra que precisava dele, mas ele não lhe prestou atenção... Para depois, ver o filho sofrer com uma tragédia enorme. Esse conto já nos dá os elementos que interligam as narrativas: emoção, perdas, ilusão e, sobretudo, a cor vermelha, presente de forma sutil nas dez histórias. 
A edição da Cia de Letras tem um excelente texto de apoio, escrito por Ivan Marques, no qual ele analisa muito bem esses elementos, em especial, a presença do vermelho, simbolizando as paixões, os corações ardentes. 
Como dito no começo dessa resenha, adorei todos os contos, porém, confesso ter sido fisgada por Dezembro no Bairro e Biruta - narrativas que têm crianças como protagonistas, crianças pobres, sofridas, que perdem a inocência com grandes perdas... Dói o coração! 
Há também as narrativas fantásticas, ponto alto da escrita de Lygia Fagundes Telles, na minha humilde opinião, sendo representadas aqui pelos títulos Emmanuel, no qual uma mulher inventa um namorado e o cara realmente aparece em sua porta! A Estrela Branca, com um homem acometido por uma cegueira repentina que tem a chance de fazer um transplante, mas os novos olhos não o obedecem... O Encontro, com um viés espirita, mostrando uma moça relembrando o momento de sua morte em uma vida passada; e o melhor de todos: O Noivo, no qual o protagonista simplesmente não se lembra que vai casar, muito menos quem é sua noiva! Acompanhar suas dúvidas e o desfecho desse conto é angustiante e muito bom. Haha. 
Felizmente, a escolha de Um Coração Ardente foi muito acertada. Adorei a leitura, cada uma das narrativas traz um parecer importante sobre a sociedade brasileira do século XX, Lygia Fagundes Telles arrasa! Sério, se nunca leram nada dessa autora, comecem por esse livro e se apaixonem como eu. 

14 comentários:

  1. Não me recordo, acredito que não tenha lido nenhuma obra da autora e lamento por isso. Amo contos, geralmente provocam emoções mais rápidas e intensas e acompanhando todo seu entusiasmo acredito que a coletânea em questão seja exemplar nesse ramo da literatura. Vou procurar tempo e adquirir o meu rsrs
    Abraços! 😊

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Faço votos de que conheça a escrita de Lygia Fagundes Telles!! *_____*

      Excluir
  2. Olá, tudo bem Andrea?

    Eu confesso que não conhecia o livro "Um coração ardente" e a autora Lygia Telles. Eu achei de cara a capa muito bonita, gosto muito de contos e adorei as suas impressões, vou anotar a sua dica!
    Abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Conheça a autora!! Os livros dela são fantásticos!! *___*

      Excluir
  3. Olá!
    Eu não são muito fã de contos, mas ultimamente tenho visto algumas coisas sobre essa autora e dai com uma resenha tão bacana bate aquela curiosidade. Dos contos citados eu curti da premissa de O Noivo, não sei se é o caso mas parece até ser algo comico.

    Memento Mori

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O Noivo não é cômico, mas é muito bom! Espero que possa conhecer a escrita da autora =)

      Excluir
  4. Eu conheci a escrita da Lygia ainda na adolescência, quando passava mais tempo na biblioteca da escola que tudo.. Lembro que não entendia mito bem os contos dela, até que a medida que fui crescendo fui compreendendo. Tenho um livro de contos velho e gasto que volta e meia pego pra reler, e lembro de muitas coisas daquela época.. Obrigada pela dica!

    Bjoxx ~ www.stalker-literaria.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu só fui conhecer a escrita da autora já na idade adulta e amo de paixão! Acho que se tivesse lido na adolescência, teria algumas dificuldades também.

      Excluir
  5. Oie amore,

    Que blog mais amor, parabéns!
    Li quando era mais nova livros da Lygia e amei... depois de grande não li mais nada.
    Acho que vou me aventurar nesse.
    Suas impressões me deixaram bem curiosa pra ler os contos!

    Beijokas!
    www.facesdeumacapa.com.br

    ResponderExcluir
  6. Olá
    Eu acho que não tive uma experiência muito boa com L. F. Telles, eu li há tempos pra escola As Meninas, lemmbro que achei muito detatlista e a leitura não fluía, mas lendo aqui o post bateu curiosidade, afinal não podemos julgar o autor por uma obra só né? rs
    Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olha, o primeiro livro que li da autora foi As Meninas também e é um livro difícil mesmo, mas as demais obras são muito boas! Recomendo o romance As Horas Nuas =)

      Excluir
  7. Acredita que nunca tinha ouvido falar dessa autora? Mas depois de ler sua resenha já adicionei ele na minha lista de leituras futuras!
    Parabéns pela resenha!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Uaaaaau. Fico feliz que tenha gostado e espero que faça uma boa leitura!

      Excluir

Comentar leva apenas alguns segundos...Sua opinião é muito importante! =D