No ano passado, li pela primeira vez um texto escrito pelo autor Henry James e gostei. Por isso resolvi ler uma outra obra de sua autoria: Pelos Olhos de Maisie. Eu sabia se tratar de um livro sobre divórcio e abandono do ponto de vista de uma criança, mas não estava preparada para o grau de crueldade apresentado.
"Queriam-na não pelo bem que pudessem fazer a ela, mas pelo mal que, com a ajuda inconsciente dela, cada um poderia fazer ao outro." p 29.
Pelos Olhos de Maisie é um romance publicado em 1897 que gerou muitas críticas positivas e negativas para Henry James. O livro começa com o divórcio conturbado dos pais da pequena Maisie. Ambos são pessoas extremamente vaidosas, egoístas e egocêntricas sem um pingo de amor pela filha. Eles lutam pela guarda compartilhada apenas para se prejudicarem mutuamente.
Assim fica acordado que Maisie passará seis meses com a mãe e depois seis meses com o pai. O narrador não nos diz a exata idade da menina, porém inferimos que no início da narrativa, por causa de suas ações, ela devia ter por volta de uns quatro anos. A menina logo percebe o "jogo" de seus pais e decide ir contra eles, o que os faz não prestarem mais atenção a filha e a enxergarem-na como uma inútil, um estorvo.
"Ele pediu para eu dizer, repetiu ela direitinho, que a senhora é uma grandessíssima vaca!" p 37.
Algum tempo se passa, um ano, talvez dois e ambos os pais casam-se novamente, dando a Maisie um padrasto, Sir Claude, e uma madrasta, a senhora Beale. Estes, por incrível que pareça, mostram-se muito mais interessados no bem-estar da menina do que seus próprios pais, algo que é reiterado sempre que possível pelo narrador.
"Você sabe que sua mãe a odeia." p 204.
Essa questão nos leva ao tema que eu inferi como principal: a moralidade. Em Pelos Olhos de Maisie, a todo momento vemos o narrador e as personagens falando sobre moralidade. Os pais da protagonista são mostrados como crápulas, criaturas odiosas, sendo a mãe um pouco mais "cruel", mais julgada e ao mesmo tempo mais consciente. Ela trata a filha muito mal, contudo, diferente do ex-marido, pelo menos, contrata alguém de boa índole para cuidar da criança.
"Seu pai queria vê-la morta: é isso, minha querida, que seu pai desejava." p 237.
Essa pessoa, a senhora Wix, é a responsável por "abrir" os olhos de Maisie e mostrar-lhe ser a moral mais importante do que a beleza, isso porque a menina está cercada por pessoas belíssimas. Ambos os pais e padrastos são lindos e fascinantes aos olhos da criança, fazendo com que ela releve muitas coisas.
Você deve estar pensando, " - Mas ela é uma criança! Como poderia saber em quem confiar?" Esse é um ponto bem escuso para mim, admito. O título original da obra é What Maisie Knew e o narrador comenta isso o tempo todo: que Maisie sabia demais, contudo, analisando a postura da menina não acho que ela soubesse de fato quais eram as motivações dos adultos, acho que ela dizia saber apenas para não ficar "por fora" do que acontecia a seu redor. Maisie é realmente muito inocente, ingênua e carente de amor.
"Você é uma criaturinha horrorosa, medonha, deplorável." p 243.
É claro que posso estar equivocada. Sinto ter absorvido apenas uma camada superficial dessa história, logo, pretendo procurar alguns textos de apoio para entendê-la melhor. A edição, parceria da Cia de Letras com a Penguin Classics é ótima. Tem muitos textos adicionais sobre a história e vida do autor Henry James, o que é bem melhor do que ter apenas a história em si.
Pelos Olhos de Maisie é um livro que precisa de contexto para ser bem aproveitado ( e eu ainda acho que preciso de mais informações). Esta não foi uma leitura fácil para mim. Apesar do tema e da complexidade das personagens, a escrita do autor tornou-se enfadonha em vários momentos e até um pouco confusa, ainda assim indico essa leitura e acho que todos que pretendem ter filhos ou já os tem deveriam fazê-la para aprender como NÃO AGIR com seus filhos caso se divorciem dos parceiros...
Olá! Nunca tinha ouvido falar deste livro, e achei muito interessante a temática que o autor escolheu! De fato, é muito comum , e muito triste também, que hoje esta seja a realidade de milhares de crianças que se encontram na mesma situação de Maisie, viram moedas de troca numa disputa que interessam a todos menos a elas. E atente para a época que foi escrito, 1897! Eu gostei mesmo deste livro, e entrou na minha lista! Obrigada de verdade pelo post!
ResponderExcluirBjoxx ~ www.stalker-literaria.com
Que bom que gostou! Também fiquei muito surpresa com a temática ser trabalhada já no século XIX! Espero que goste da leitura =)
ExcluirOi Andrea, tudo bem?
ResponderExcluirAinda não conhecia a obra, mas por toda complexidade que você citou e pelo tema que está sendo abordado, é claro que já fiquei bem interessada. Sou filha de pais divorciados e não foi um divórcio amigável, então passei por situações "desastrosas". Assim, creio que este livro iria agregar muito a mim, assim como as outras pessoas. Uma dica realmente maravilhosa, obrigada!
Beijos!
Nossa, sinto muito pelo que você passou!
ExcluirLeia esse livro com bastante calma, pode acabar sendo um gatilho. =/
Olá!
ResponderExcluirEu não conhecia o livro e acredito já ter ouvido a falar a respeito do autor, mas preciso procurar mais. A temática do divórcio é uma realidade muito presente nos tempos atuais, apesar de não ser tão comum no ano em que o livro foi escrito e infelizmente, encontramos muitos pais como o da criança do livro. Gostei muito da sua dica e faz tempo que não leio clássicos. De fato, aparenta ser um livro complexo, mas acredito que a leitura vale a pena.
Bjs.
Espero que leia e goste da leitura =)
ExcluirOlá
ResponderExcluirSou bem fã de Henry James,mas esse livro não conhecia, foi muito boa a indicação, vou procurar ler.
Parabéns pela resenha e beijos
Que legal!! Fico feliz que essa dica tenha sido inédita para você =D
ExcluirOlá, tudo bem?
ResponderExcluirConfesso que não conhecia esse livro do Henry James, eu nunca li os livros do autor e olha que gosto de literatura clássica, pretendo ler alguma obra dele ainda esse ano, o problema é tempo!
Abraço!
Espero que possa lê-lo =)
ExcluirOie amore,
ResponderExcluirNossaaaaa que livro é esse...Nos dias atuais é tão comum vermos isso acontecendo que nunca nos paramos pra perguntar como a criança se sente né.
Acho que esse livro é uma boa pra nos fazer refletir a respeito.
Que quotes maravilhosos, dá pra ver que se trata de um livro bem intenso e polêmico...
Dica anotada!
Beijokas!
www.facesdeumacapa.com.br
Verdade. Esse é um livro bem polêmico mesmo...
ExcluirOlá!
ResponderExcluirAinda não conhecia a história e achei bem interessante o tema que aborda, assim como as questões de comportamento e a própria moralidade. O fato da personagem ser tão nova, também aguça a curiosidade para saber mais.
Bjim!
Tammy
Espero que possa lê-lo e goste =)
Excluir