21 de agosto de 2018
[LISTA] - Programas Infantis da Tv Cultura

Na lista desse mês trago para vocês um momento nostalgia. Não lembro direito porque essa ideia me veio a mente, (talvez por causa de minhas releituras?) mas senti a necessidade de relembrar os programas e desenhos infantis que assistia quando criança e percebi que a Tv Cultura sempre foi uma tônica na minha infância. 
Uma pesquisa rápida, nos mostra que esta emissora foi fundada na década de 1960, aqui em São Paulo mesmo, e faz parte da Fundação Padre Anchieta. Acho que todo mundo já assistiu a algum programa da Tv Cultura, hoje em dia, gosto muito dos que falam da área acadêmica, quando criança, contudo, os meus favoritos eram: 

1 - Catalendas

Resultado de imagem para catalendasEu não imaginava, mas Catalendas teve sua estreia em 1999!! E ficou no ar até 2013! Assisti dos 10 aos 12 anos, lembro-me de que esperava pelos sábados ansiosamente para poder conhecer as lendas do folclore de nosso país. Descobri recentemente que todos os episódios estão disponíveis no Youtube! Bora rever as histórias da Dona Preguiça com o macaquinho mais fofinho de todos, o Preguinho. 



Resultado de imagem para Teatro dos Contos de Fadas2 - Teatro dos Contos de Fadas

Essa não era uma produção original da Tv Cultura, mas isso não era um problema, pois O Teatro dos Contos de Fadas contava com um time de atores excelentes e nossos conhecidos de Hollywood! O programa foi exibido originalmente nos E.U.A. entre os anos de 1982 e 1987, por aqui fez muito sucesso  no final da década de 90 e começo dos anos 2000. Era outra atração que eu esperava todo sábado para poder assistir e também está disponível no Youtube. 





3 - Castelo Rá-Tim-Bum 

Resultado de imagem para Castelo Rá-Tim-BumVocês já sabem que sou grande fã de o Castelo Rá-Tim-Bum e como fiquei extasiada por ter ido a exposição dele no Memorial da América Latina no ano passado. As aventuras de Nino, Pedro, Biba e Zequinha embalaram a minha infância, me ensinaram muita coisa e entretiveram as minhas tardes de maneira incrível! As cores da atração, seus quadros, os atores, tudo é muito querido e muito bem feito para alegrar as crianças. Saudades... 


Resultado de imagem para Mundo da Lua4 - Mundo da Lua

Outra atração querida, acredito eu que uma das maiores para mim, é a série Mundo da Lua. Quem me conhece sabe o quanto eu me parecia com o Lucas Silva e Silva inventando diversas histórias. A diferença é que eu escrevia ao invés de gravá-las...




5 - Ilha Rá-Tim-Bum

Resultado de imagem para Ilha Rá-Tim-BumEssa também foi uma série original muito divertida e bem feita! Ilha Rá-Tim-Bum trouxe algo bem inédito, aqui no Brasil, para o contexto da época: um grupo de jovens acaba naufragando em uma ilha deserta cheia de criaturas misteriosas e um vilão que é bem estranho, mas, como todo vilão, quer dominar o mundo. Hahaha 




Adorei fazer essa lista e relembrar um pouquinho desses programas incríveis que me ajudaram a crescer! E vocês? Assistiam essas atrações? Tem mais alguma que ficou de fora da lista e foi especial para você? Diga nos comentários. =)

16 comentários:

  1. Sempre que pergunto pras pessoas, ninguém se lembra do Teatro dos Contos de Fada.Eu achava fantástico! (Ao mesmo tempo que morria de medo às vezes huashuashua)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu também!! Amava O Teatro dos Contos de Fadas, porém alguns episódios eram bem amedrontadores mesmo hahaha

      Excluir
  2. Sou de uma geração anterior e me lembro bastante de progemas como Glub-Glub, mundo de Beakman entre outros. Infelizmente a antena de casa (sim, antena) não sintonizava muito bem a Cultura, então o jeito era assistir mais Chaves e pica pau mesmo.
    Abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Também lembro desses programas, mas eu não gostava muito deles. Ah, que pena que a Cultura não pegava bem! =/ Aqui em casa isso acontecia as vezes.

      Excluir
  3. Assisto a Cultura até hoje, passam programas ótimos e que agregam muito conhecimento ao público! Quando mais novo era fã assíduo do Castelo Ra Tim Bum, quantas boas lembranças me surgiram agora!
    Abraços! 😊

    ResponderExcluir
  4. Que demais essa lista!!! Super nostalgica!!! O programa que eu mais gostava era o Castelo Ra tim bum!!! beijos

    ResponderExcluir
  5. Nossa! Saudades daquela época, adorava o Castelo Ra ti bum, excelente lembrança, adorei o post.

    ResponderExcluir
  6. Tirando o "Ilha Rá-Tim-Bum", assisti TODOS e amava! Ah, que saudade se acordar cedo, pegar meu cobertor e sentar no sofá para assistir esses programinhas *--*

    ResponderExcluir
  7. Não assistia esses programas da TV Cultura mas “Castelo Ra-Tim-Bum” é um clássico. É muito bom relembrar coisas que marcaram nossa infância.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Uaaaau. Nunca conheci ninguém que dissesse isso =O
      Mas realmente, é muito bom relembrar o que marcou nossa infância.

      Excluir
  8. Eu amaaaaaaava os dos contos de fadas e o mundo da lua, tinha um desenho na Cultura que se chamava A Pedra dos Sonhos, eu amava tbm, lembra dele?

    ResponderExcluir

Comentar leva apenas alguns segundos...Sua opinião é muito importante! =D