15 de agosto de 2018
As Viagens de Gulliver: crítica social e muita "viagem"


Lembro-me de, na infância, pensar ser as Viagens de Gulliver uma história para crianças. Até tentei lê-la na época, mas percebi logo que de infantil a narrativa de Jonathan Swift não tinha nada e abandonei a leitura. 
Mais de uma década se passou e cá estou eu surpresa por ter apreciado muito essa obra! As Viagens de Gulliver não apenas mostra as aventuras do protagonista em terras jamais antes exploradas por humanos, como também critica de maneira velada, em alguns momentos, e, em outros, de maneira aberta, a sociedade inglesa da época. 
Narrado em primeira pessoa pelo próprio Gulliver, acompanhamos quatro de suas mais célebres e extraordinárias viagens. Médico de bordo, acostumado a navios, nosso protagonista, por conta de um naufrágio, chega as terras de Lilipute onde descobre a diminuta estatura de seus habitantes; Alguns anos depois, ele encontra Brobdingnag, a terra dos gigantes; A ilha suspensa de Lapucia ou Laputa e suas terras adjacentes, onde privilegia-se a ciência acima de tudo; e, por fim, Huyhnhmns, a terra dos cavalos, na qual eles dominam tudo, e os seres humanos são completamente irracionais. 
Em cada parada, Jonathan Swift, através de sua personagem, tece várias críticas sociais, sendo as das duas primeiras, bem "leves" e as demais muito mais sérias, principalmente, a última, com muitas lições de moral. A forma como os cavalos veem os seres humanos e interpretam suas atitudes é bem realista, lúcida e perturbadora. Infelizmente, não mudamos quase nada de 1726, data da publicação, até os dias de hoje. 
É claro que As Viagens de Gulliver tem seus problemas... Tal como Alexander Dumas, Jonathan Swift também cria uma narrativa cheia de coincidências com uma personagem multi-talentosa que aprende línguas fluentemente em menos de um mês, dentre outros absurdos. Apesar disso, As Viagens de Gulliver é uma história muito divertida e mesmo sendo um clássico não é cansativa nem tem detalhes náuticos enfadonhos. 
Diferente do que nos fazem pensar as adaptações desse livro que mostram apenas as duas primeiras viagens, a narrativa de Jonathan Swift tem uma importância histórica muito grande, cheia de detalhes e reflexões que devem ser apreciados na integra. Vale muito a pena conhecer o texto completo dessa história. 

4 comentários:

  1. Já tinha curiosidade de ler esse livro, com a resenha essa vontade só aumentou. Adoro quando há críticas sociais em livros <3

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que gostou, Dora!! Espero que possa realizar essa leitura! =D

      Excluir
  2. Sempre que vejo algo parece ser inédito.

    ResponderExcluir

Comentar leva apenas alguns segundos...Sua opinião é muito importante! =D