21 de julho de 2018
Harry Potter e O Prisioneiro de Azkaban: meu livro favorito.

Continuando minha releitura de Harry Potter e a homenagem ao aniversário dele, vamos conversar sobre o terceiro livro da série, e meu favorito, Harry Potter e O Prisioneiro de Azkaban


     Nessa história, começamos, mais uma vez, na casa dos Dursley, só que agora os maus-tratos contra Harry Potter aumentam com a chegada da irmã de tio Valter, que ofende muito os pais do garoto e por causa disso, em um arroubo de indignação, ele a transforma em um balão e vai embora da casa dos tios jurando nunca mais voltar. 
     Sozinho, sem dinheiro, pois tudo o que tem está no Gringotes, o banco dos bruxos, e sem poder usar magia, Harry Potter depara-se com o Noitebus, chega ao Beco Diagonal e encontra um quadro estranho: ele não será expulso de Hogwarts por ter usado magia indevidamente, não recebe nenhuma bronca, mas é vigiado o tempo todo... Desconfiado, o garoto descobre estar na mira de Sirius Black, um bruxo das trevas muito perigoso que acaba de fugir de Azkaban, a prisão dos bruxos.

[...] "Os dementadores estão entre as criaturas mais malignas que vagam pela Terra." [...] p 141.

     No caminho para Hogwarts, Harry, Rony e Hermione conhecem o novo professor de Defesa contra as Artes das Trevas na pior situação possível: sendo atacados por dementadores, criaturas das trevas que servem como guardas de Azkaban e se alimentam da felicidade e da alma das pessoas...
     O ano em Hogwarts traz muitas surpresas além dessas, como novas disciplinas, o mistério de Hermione e seus estudos incessantes, as visitas a cidade próxima de Hogsmeade, único vilarejo totalmente bruxo da Grã-Bretanha, enfim, esse volume traz bastante informações e expande ainda mais o universo criado por J.K. Rowling
     Outra novidade é que Hagrid torna-se professor de Trato de Criaturas Mágicas. O problema é que ele não é lá muito profissional e suas aulas deixam os alunos bem desmotivados e o fato de um hipogrifo ter machucado um aluno durante uma aula, faz com que as coisas fiquem ainda mais tensas e o trio vai tentar ajudá-lo. Além disso, temos a ameaça de Sirius Black e todo o mistério surpreendente que envolve esse personagem.

[...] "Você mandou a Voldemort um emissário que está em dívida com você... Quando um bruxo salva a vida de outro, forma-se um certo vínculo entre os dois." [...] p 312.

     Harry Potter e O Prisioneiro de Azkaban não é meu livro favorito à toa. A construção da história e dos conflitos entre as personagens é muito bem feita. Conhecemos o cotidiano dos alunos de Hogwarts de maneira mais precisa, a história dos "Marotos", criadores do "Mapa do Maroto", sem falar das piadas e do bom humor característicos da autora, algo maravilhoso. 
     Contudo, o que mais chama a atenção é a crítica social que a autora coloca de maneira bem sutil e ao mesmo tempo muito instigante em sua narrativa. A figura dos dementadores e a postura bonachona do Ministro da Magia já nos mostram como as coisas estão perigosas e não apenas pela ameaça de Lorde Voldemort... 
     A adaptação cinematográfica desse livro é a minha favorita também apesar de ter começado os tão temidos "cortes" nos roteiros. Mesmo assim, gosto muito tanto do livro quanto do filme e estou muito feliz por ter concluído essa releitura. =)


12 comentários:

  1. Nunca li Harry Potter,mas tenho muita curiosidade.. Vejo que muita gosta e acho que eu me apaixonada pela história..
    Por ser tantos livros,ainda não pude comprar,mas na escola que estou agora tem alguns dele e quero pegar emprestado logo..
    Adorei sua resenha, beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Leia sim!! Harry Potter é maravilhoso e conquista a todos =)

      Excluir
  2. Amo Harry Potter de paixão, tanto que transformei minha filha mais velha em fã e pretendo transformar a mais nova também. Concordo com você o livro 3 é sem dúvida o melhor, tanto a narrativa é otima quanto o desenvolvimento dos personagens também é muito bom. A introdução dos personagens como Sirius Black e o professor Lupin completam o livro com marstria!!! Beijos e adorei seu post!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olha, Mari, se eu tiver filhos, farei igual a você!! =D
      Que bom que gostou da postagem!

      Excluir
  3. Olá nunca li Harry Potter assisti um filme e não gostei muito. Amei saber um pouco da história desse livro e fiquei ate com uma vontade de ler todos que lê Harry Potter gostam da história né
    Eu add a lista espero não me decepcionar
    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Poxa, que pena não ter gostado do filme, mas espero que goste dos livros, são incríveis! *___*

      Excluir
  4. Oi Andrea, sua linda, tudo bem?
    Engraçado, você não é a primeira a dizer que da série esse é o favorito. Eu amo Harry Potter de paixão, não consigo eleger apenas um livro, para mim todos são favoritos, risos... Sua resenha ficou ótima!!!
    beijinhos.
    cila.
    http://cantinhoparaleitura.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada, Cila!
      Realmente, conheço várias pessoas que, como eu, tem O Prisioneiro de Azkaban como favorito, mas todos são maravilhosos mesmo =)

      Excluir
  5. Achei bem relevante a sua resenha sobre o Potter, mesmo que eu não seja fã. Deu um gostinho de ler suas edições.
    bejos

    ResponderExcluir
  6. Oiii flor, tudo bem??
    o meu livro favorito da série foi sem dúvida nenhuma a Câmara Secreta, esse também o foi o livro mais grosso que eu li em 1 dia, ainda criança, então ele tem um significado bem especial para mim. :)

    ResponderExcluir

Comentar leva apenas alguns segundos...Sua opinião é muito importante! =D