9 de abril de 2018
[SANDMAN] - Convergência e Vidas Breves

 "Nunca confie no contador de histórias. Só acredite na história."

Sim, eu sou compulsiva mesmo, gente, e já devorei dois outros arcos de Sandman, mas, em minha defesa, esses foram os melhores para mim. Toda a intertextualidade, reflexão e, pasmem, tiradas engraçadas me conquistaram de verdade e agora não vejo a hora de ler os próximos!


Em Convergência temos um dos melhores arcos de histórias aleatórias até aqui. Acompanhamos três narrativas, sendo elas: A caçada, na qual conhecemos um pouco a respeito do folclore russo através das aventuras de um lobisomem...; Regiões Brandas mostra-nos um jovem Marco Polo perdido em um deserto entre o mundo real e o Sonhar, entre passado, presente e futuro...; O Parlamento das Gralhas traz o pequeno Daniel Hall visitando os domínios de Morpheus e ouvindo alguns contos narrados por seus habitantes: Caim, Abel e Eva... esta última conta a melhor, falando sobre a criação da Mulher e garantindo a presença da Deusa Tríplice, pois não seria Sandman sem elas não é mesmo? 
Como dito lá em cima, adorei a intertextualidade presente nessas hqs e a convergência estar no fato de todas transitarem entre o mundo real e o fantástico. Com certeza, lerei de novo futuramente. 



Em Vidas Breves temos a continuação da cronologia de Sandman. Tudo começa quando Delírio, a caçula dos Perpétuos, decide procurar por Destruição, irmão que abandonou suas funções e sumiu no mundo. Ela pede ajuda a Desejo e Desespero, ambas negam, logo, ela voltasse a Sonho, mesmo tendo receio e até medo dele. Contrariando todas expectativas, ele aceita participar da busca, não pelo irmão, e sim para curar um pé na bunda dado por uma pessoa desconhecida para nós. 
Os irmãos viajam por nosso mundo e encontram, ou tentam encontrar alguns amigos de Destruição (uns com seus bons 15 mil anos de idade...)  em busca de pistas de seu paradeiro, contudo, eles estão morrendo! E isso deixa Morpheus bem ressabiado... 
Adorei esse arco! A forma como as relações familiares dos Perpétuos são exploradas é muito tocante. Delírio é uma personagem tão bonita e sintetiza mesmo a história da humanidade... 
Os motivos que levaram Destruição a abandonar seu cargo são plausíveis e nos fazem refletir sobre todo o dano que nós causamos ao planeta e a nós mesmos, entretanto, nem só de reflexão e melancolia faz-se Vidas Breves; há muitas piadinhas e momentos engraçados e fofos ao longo de seus nove capítulos.

                           "Seja caridoso com suas virtudes. Seja um pouco cego com seus erros."

A arte desse arco especificamente está muito bonita mesmo e ficou a cargo da incrível Jill Thompson, sério, gente, os quadros estão lindos. 
Outro ponto interessante é o modo como o autor nos mostra que para todos nós, independente do quanto vivemos, sempre achamos serem breves as nossas vidas e talvez elas sejam mesmo... Portanto, vamos aproveitá-las ao máximo! 
Não vejo a hora de continuar a leitura dos próximos arcos, pois, ao final de sua busca, Morpheus faz algo, digamos, imperdoável e não ficará impune... 


30 comentários:

  1. Oi, de uma amante de Sandman para outra.

    Menina, que coisa linda é essa que você disse. O que realmente faz Sandman ser fantástico é essa mescla real e fantástica. Além de outras pequenas coisas, confesso que, dentro de Sandman, meu arco preferido é o do Shakespeare. Como curiosidade, foi a primeira vez que um arco de HQ ganhou um prêmio literário. Neil é maravilhoso! Parabéns pelo texto.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. *____* Também gosto bastante desse arco que tem a história de Sonho de uma noite de verão!! É muito lindo <3
      Não vejo a hora de ler os próximos!
      Obrigada!

      Excluir
  2. Eu não costumo ler HQ's, e não conheço na verdade nada sobre esse mundo, mas achei bem interessante sua resenha e ter a oportunidade de conhecer um pouco sobre eles. Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah, eu também não era, mas me rendi completamente as hqs da Vertigo! Recomendo muito!
      Bjs

      Excluir
  3. Estes arcos do Sandman, sempre me chamaram atenção, mas como não tive experiências tão positivas com os enredos do Gaiman, acabei não arriscando a leitura.
    Bjs, Rose

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah, Rose! Só posso dizer que, para mim, Sandman é a obra-prima do Neil Gaiman. Vale a pena! Também tive uma experiência bem fail com uma obra dele: Deuses Americanos.... Achei bem péssimo, mas Sandman é muito legal =)

      Excluir
  4. Olá Andrea!
    Muito bom conhecer seu blog! Nunca li esse livro, mas fiquei curiosa depois de ler sua resenha. Acho que gostaria muito dele :)
    Beijinho

    EVENTUAL OBRA DE FICÇÃO

    ResponderExcluir
  5. Olá! Ta aí uma resenha que fiquei vidrado logo nas primeiras linhas, achei fantástico toda essa mística sobre Sandman, confesso que preciso ler o livro do Neil o mais rápido possível. Já quero buscar mais referencias sobre esse tema.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah, que bom!!
      Recomendo muito Sandman!! É uma leitura que flui bem rápido apesar de serem 75 capítulos =)

      Excluir
  6. Não fazem muito o meu gênero habitual e preferido de leitura.
    Mas entre os títulos, fiquei mais interessada em "Vidas Breves"
    Adorei a forma como você falou sobre os livros.
    Você escreve muito bem e o que eu aprecio em seu blog, é que você tem gostos distintos dos demais blogueiros da nossa época.
    É maravilhoso ver títulos aqui tão diferentes dos já comumente encontrados em outros blogs.
    Amei! Sucesso!

    Eliziane Dias

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Eliziane! Poxa, obrigada! Eu realmente gosto muito de diversificar minhas leituras hoje em dia, as vezes caio em umas roubadas, mas na maioria das vezes faço leituras bem satisfatórias e enriquecedoras.
      O arco Vidas Breves é o meu favorito também, uma história excelente. Infelizmente, não dá muito para ler só ele, porque pode ser que você fique perdida com as personagens, mas vale a pena =)
      Obrigada!!

      Excluir
  7. Oiii Andrea

    Adorei essa mensagem contida na história, sobre a brevidade da vida e a necessidade de aproveitar cada momento, parece clichê mas é tão verdadeiro.
    Adorei conhecer os títulos, não tinha lido resenha sobre nenhum,

    Beijos

    www.derepentenoultimolivro.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu também adorei, Alice!
      Recomendo muito que leia Sandman um dia =)
      Bjs

      Excluir
  8. Olá,

    Menina que livros são esse em? Infelizmente não conhecia e muito menos nunca vi nenhum resenha,amo quando vejo resenha de livros diferentes isso só mostra a autenticidade.

    sonhoseaventurasdeamor.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Na verdade são hqs. Mas você pode encontrá-las em volumes únicos. Recomendo muito a leitura, pelo menos até aqui está ótimo =)

      Excluir
  9. Olá.
    Eu só escuto coisas maravilhosas sobre esta série Sandman e preciso começar a ler eles logo. A história parece maravilhosa e bem meu tipo de leitura.
    Adorei a resenha.
    Bjsss

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que gostou da resenha!
      Ah, leia sim, leia sim é muito bom mesmo!! =)
      Bjs

      Excluir
  10. Sandman me deixa curiosa e Neil Gaiman é um autor que costumo gostar bastante, qualquer dia vou dar uma chance para a série.
    Beijos
    Mari
    Pequenos Retalhos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Faça isso sim! Se você já gosta de Neil Gaiman, com certeza vai adorar Sandman =)
      Bjs

      Excluir
  11. Sandman é bom, né? Ainda não li todos (tá sobrando mês no fim do meu dinheiro e como a gente sabe que eles não são nada baratos...), mas tenho certeza de que ficarei ainda mais apaixonada pela obra. *-* Neil Gaiman é incrível, até hoje não tem nada dele que eu li e não gostei.
    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah, é maravilhoso!! Espero que você consiga continuar as leituras logo, Neyla!!
      Eu infelizmente não gostei de Deuses Americanos, mas todas as outras obras do Gaiman, adorei!!
      Bjs

      Excluir
  12. Olá, tudo bem?
    Acredita que eu nunca li nada do Neil Gaiman? Confesso que falou curiosidade e as únicas obras dele que tenha vontade de conhecer são Stardust e Mitologia Nórdica.
    Eu já tinha ouvido falar de Sandman, mas a premissa não me empolgou. Além disso, não curto ler HQs, então, acho que esta leitura não é mesmo para mim.
    De qualquer forma, adorei a resenha e fico feliz que você tenha gostado tanto e espero que os próximos arcos sejam ainda melhores.
    Beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Até hoje ainda não li os livros que você citou, mas também quero muito!!
      Pena você não gostar de ler hqs! É uma arte muito interessante e linda.
      E obrigada, também espero que os próximos arcos continuem sendo bons =D
      Bjs

      Excluir
  13. Oie
    nunca li nada do autor mas sempre ouço muitos elogios que me deixam bem curiosa, essas obras acho que ainda não conhecia, mas gostei bastante do que li

    beijos
    http://www.prismaliterario.com.br/

    ResponderExcluir
  14. aaah, adoro o arco Vidas Breves, mas o meu preferido mesmo é o segundo...
    li tem uns bons anos, reli pela internet para participar do projeto da Pipoca Musical e comprei o primeiro encadernado pra começar a ler tudo novamente #soudessas hauahsusauash

    coisa linda ver Sandman por aqui <3
    bjs...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O projeto do Pipoca Musical foi muito legal mesmo! Sempre assisto um vídeo após terminar um arco =D
      Ah, menina, mas Sandman é viciante mesmo, né!! Tô chegando ao final e já quero começar tudo de novo!
      Bjs

      Excluir
  15. Isso de transitar entre o real e o fantástico é algo que acho incrível. Mas não sei... Nunca tive vontade de ler Sandman, e ainda não acho que gostaria de investir meu tempo nisso, tenho um pouco de receio de Neil Gaiman desde que fiquei assustada com Coraline.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olha, se você ficou com medo de Coraline... Sandman realmente não é para você. Não que ele seja uma hq de terror, mas há arcos que mexem com o psicológico.

      Excluir

Comentar leva apenas alguns segundos...Sua opinião é muito importante! =D