6 de abril de 2018
[LISTA] - 5 Distopias Clássicas

Olá, pessoal! 
Mais uma lista sobre outro gênero literário adorado: distopia clássica. Antes, uma pequena explicação: 



Distopia é um contraponto a Utopia - sociedade perfeita na qual a organização social dá certo e todos são felizes e prósperos, em tese. Logo, uma distopia sempre nos mostra uma sociedade "organizada", mas de uma maneira nada satisfatória para a população, tendo quase sempre a presença do Totalitarismo como sistema de governo. 

Sabendo disso, se você gosta de histórias sobre organizações sociais futuristas que não deram certo, só leu as versões teen, ou ainda não conhece esse gênero incrível, anote esses títulos! Você vai gostar com certeza. 


1984 - Até poucos anos, essa foi a minha distopia clássica favorita, afinal, foi a primeira que li e não podemos negar sua influência até hoje ( o programa Big Brother está ai como prova...) Aqui, conhecemos uma sociedade na qual cada passo seu é vigiado pelo governo através de câmeras e televisores ligados 24 horas em todos os lugares, incluindo todos os cômodos das casas das pessoas...







Admirável Mundo Novo - Um amigo me indicou o livro anterior e o contrário aconteceu nesse, mas eu sou teimosa e curiosa e essas características me levaram a leitura de uma incrível narrativa de experimentos genéticos e produção em massa de seres humanos. Somos agora gerados em laboratório e desde o estágio embrionário somos condicionados a aceitar uma posição social específica, tendo muita injustiça social nisso, contudo, parece que com um desses embriões isso não deu muito certo... 

Leia a resenha clicando aqui




Fahrenheit 451 - Nesse livro, os bombeiros não apagam o fogo, eles queimam livros! Enquanto as pessoas comuns passam horas e horas em frente  a uma versão do que hoje conhecemos como "smart tv", outros tentam resistir a essa alienação... 

Leia a resenha clicando aqui.







Laranja Mecânica - Muitos não percebem, mas esse livro é uma distopia e critica não apenas a ultra violência dos jovens, mas também os abusos do governo vigente. 

Leia a resenha clicando aqui.






A Máquina do Tempo - Não gostei muito dessa, contudo, há quem goste de H.G.Wells e talvez não saiba ser a história do Viajante do Tempo uma distopia, na qual somos transportados ao ano de 802.701 e a humanidade agora é dividida em duas raças: os elóis (belos que só pensam em diversão) e os morlocks (feios e muito inteligentes). Se você conseguir ultrapassar a barreira da escrita morna do autor, vai se banquetear com a saraivada de crítica social que ele traz. 

Leia a resenha clicando aqui.




Então é isso, gente, quem acompanha o blog sabe que eu adoro crítica social e reflexão e isso é exatamente o que encontramos nas distopias clássicas de uma maneira mais profunda e questionadora. Espero que vocês leiam essas obras e gostem e aprendam com elas. Se você conhece ou já leu outras distopias clássicas, me conta! =) 

54 comentários:

  1. Só clássicos, de certo sào livros que fazem pensar e questionam modelos sociais que subjugam o ser humano. Ainda não li os livros mas já assisti a adaptação cinematográfica de Laranja Mecânica.

    ResponderExcluir
  2. Ainda não conhece esse gênero, mas pelo que vi aqui na sua lista os títulos são incríveis, achei bastante interessante o livro Laranja Mecânica já que critica os abusos do governo vigente uma das coisas que vem muito acontecendo, gostei muito da sua lista bjs.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Já recomendo começar por esse. É bem gráfico, mas vale a pena pela reflexão =)
      Bjs

      Excluir
  3. Não li nenhum desses ainda.... acho que vou começar por 1984...
    bjs

    Amor por Livros

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Como esse foi um dos primeiros livros do gênero, é bom começar por ele mesmo =)
      Bjs

      Excluir
  4. Li 3 e as outras duas conheço adaptações cinematográficas: Fahrenheit 451 um filme que marcou a minha adolescência e me tornou um severo defensor da liberdade de expressão através dos livros e amante destes. A laranja mecânica vi mais tarde, marcou-me, mas foi a exploração da música como meio de persuasão e de moldar a personalidade que me prendeu mais o interesse.
    Os outros 3 adorei também. Recomendo a leitura de algumas distopias mais recentes: A história de uma serva da minha conterrânea Margaret Atwood e dois livros já deste século: Submissão de Houellebecq e o Reino do Amanhã de Ballard. Em Portugal saiu recentemente O homem domesticado de Nuno Gomes Garcia.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A única distopia que li na adolescência foi 1984 mesmo e me impactou bastante na época. Já anotei suas dicas e tentarei lê-las assim que possível! Aqui no Brasil, o livro da Margaret Atwood se chama "O conto da Aia" e tem feito muito sucesso mesmo por aqui, preciso lê-lo já!

      Excluir
  5. Li todos e são ótimos! Passei a adorar distopias e livros de ficção cientifica, suas tramas são estimulantes =D
    Parabéns pelo post!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah, que legal, Dora!! Quero saber sua opinião sobre todos eles!! =D Vou procurar resenha lá na Toca, hein!
      Obrigada! <3

      Excluir
  6. Eu nunca li mas pelo que li deve ser muito bom.
    www.robsondemorais.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  7. Tenho todos esses aqui em casa *--*
    Até agora li apenas 1984 e Laranja Mecânica. Achei 1984 meio arrastado, mas com um ótimo final, já Laranja Mecânica foi sofrível, demorei uns 3 meses para terminar, realmente não curti, mas já faz tempo que li, pretendo dar mais uma chance a ele, já que paguei carinho nele na época, então preciso gostar, mesmo que a força hahahaha.
    Quero ler os demais livros dessa lista, principalmente Admirável Mundo Novo =D
    Beijinhos <3

    Toca da Lebre

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah, Nanda, sério que não rolou com Laranja Mecânica? Menina, eu li esse livro em uns dois dias! O_O mas sei que ele é extremamente gráfico e aviltante em muitos momentos...
      Admirável Mundo Novo é MARAVILHOSO *____*
      Bjs

      Excluir
  8. Oii... sinceramente a principio não são livros os quais eu compraria sem indicação, mas as vezes é preciso fugir do obvio e estou considerando ler um dos titulos que vc sugeriu... mas ainda é só uma hipótese... rsrsrsrs
    Te conto depois..

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Adriana! Ah, tente sim!! Recomendo começar por Fahrenheit 451 ou Admirável Mundo Novo *___*
      Quero saber sua opinião mesmo, hein! =)

      Excluir
  9. Gostei da sua lista. Conheço duas obras nela e são incríveis! Vou anotar os demais livros e procurar pra ler. Adorei as dicas. bjs Verônica Alves

    ResponderExcluir
  10. Nunca li nenhum desses livros e por incrível que pareça, apesar de ter estudado muito nunca tinha ouvido esse gênero kkkk amei saber um pouco sobre ele e conhecer esses livros que tem histórias bem intrigantes.. adorei o post 💕

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Uaaau. Sério?? O_O eu jurava que esse gênero estava super em alta por causa de Jogos Vorazes e companhia.
      Espero que possa ler os livros e goste =)

      Excluir
  11. Li um livro desse gênero ano passado e quero muito conhecer essas obras consagradas por muitos leitores, principalmente "1984" e "Laranja Mecânica".

    ResponderExcluir
  12. Desses só não li o último!

    Tem sorteio novo la no blog, te convido a participar! http://www.cobaiaamiga.com/2018/03/resumo-da-semana-sorteio-makes.html

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Aaaah, que legal!! Não gostei muito do último como deu para perceber... hahaha

      Excluir
  13. Oi
    Eu adoro distopias. Eu tenho quase todos esses livros em ebook. A máquina do tempo eu tenho f´sico, mas não sabia que era distopia. Vou ver se o leio em breve

    Vidas em Preto e Branco

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!
      Pois é, menina, esse livro é mesmo uma surpresa. Pena que eu não gostei muito dele...

      Excluir
  14. Não li nenhum desses clássicos ainda. Recentemente uma sobrinha comentou sobre Laranja Mecânica, mas não dei muita atenção.

    Bjs!

    ResponderExcluir
  15. Oi, tudo bom?
    Eu gosto de ler distopias e da sua lista não li um, mas tenho 1894 e Laranja mecânica. Desejo Ler adorável mundo novo também.

    - Bjux,
    Diego || Blog Vida & Letras ♥
    www.vidaeletras.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!
      Espero que faça ótimas leituras. Esse livros são muito bons =)
      Bjs

      Excluir
  16. Já li 1984, Admirável Mundo Novo e máquina do tempo. Sou louca para conhecer laranja mecanica! Nunca assisti ou li, mas tenho muita curiosidade.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que legal, Bianca! *___*
      Recomendo que leia Laranja Mecânica primeiro e só depois assista ao filme =)

      Excluir
  17. Oi Andrea,
    Só não li "A máquina do Tempo", as demais eu li e estão entre os meus livros preferidos.
    Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Betty!
      Que legal!! São os meus também!
      A máquina do tempo é meio chato...
      Bjs

      Excluir
  18. Oi Andrea!
    Eu não sou muito fã de distopias, li muito poucas em toda a minha vida. Apesar de não ter lido, eu conheço Laranja Mecânica porque meu irmão gosta muito dessa história.
    Bjs
    https://almde50tons.wordpress.com/

    ResponderExcluir
  19. Já ouvi falar muito deles, mas confesso que até o momento não tive interesse em ler nenhum... rs

    ResponderExcluir
  20. Eu já vi filmes com essa temática, mas ainda não li nenhum livro. Me interessei pela história dos dois primeiros, principalmente a do segundo, que me pareceu bem criativa. Ótimas dicas!

    Beijinhos <3 Blog Tanamoda / Rede Natura

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que gostou!! Espero que possa ler algum e se divirta =)

      Excluir
  21. Adorei sua seleção! O primeiro meu marido tem aqui em casa mas não li ainda. O laranja mecânica eu acho incrível demais, uns dos melhores que já l i do gênero.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Laranja Mecânica é muito bom mesmo! Espero que possa ler o 1984 que também é ótimo! =)

      Excluir
  22. Oie, tudo bem? Gosto muito de distopias mas da sua lista ainda não li nenhum. Uma das histórias que mais me chamaram atenção foi Divergente. Tentei jogos vorazes mas não me conquistou. Talvez tente novamente. Da sua lista quero ler Laranja Mecânica parece ser interessante. Beijos, Érika =^.^=

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah, recomendo muito que leia as essas distopias clássicas. =)
      Bjs

      Excluir
  23. Muito bacana suas indicações, o Admirável mundo novo, me chamou a atenção.

    ResponderExcluir
  24. Confesso que não conheci este termo. Em relação a pesquisa sociais achei bem interessante a colocação e para mim foi uma novidade

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Uaaau. Sério? O_O Eu jurava que as distopias ainda estavam em alta.
      Espero que leia alguma delas e goste! *___*

      Excluir
  25. Da sua lista não li nenhum livro, mas todos estão na minha lista de desejados e espero ler em breve.
    Abraços

    ResponderExcluir
  26. Eu conhecia alguns títulos, mas não li nenhum ainda. Bem bacana teu post. Beijos

    ResponderExcluir
  27. Cada um dos projetos de Michael B. Jordan supera a minha expectativa. Adoro ler livros, cada um é diferente na narrativa e nos personagens, é bom que cada vez mais diretores e atores se aventurem a realizar filmes baseados em livros. Acho que Fahrenheit 451 sera excelente! Se tornou em uma das minhas histórias preferidas desde que li o livro, quando soube que seria adaptado a um filme, fiquei na dúvida se eu a desfrutaria tanto como na versão impressa. Acabo de ver o trailer da adaptação do livro, na verdade parece muito boa, li o livro faz um tempo, mas acho que terei que ler novamente, para não perder nenhum detalhe. Sera um dos melhores filmes de ficção cientifica acho que é uma boa idéia fazer este tipo de adaptações cinematográficas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. até hoje as únicas adaptações que vi desses livros foram de 1984 e Laranja Mecânica, mas isso antes de ler as obras.

      Excluir

Comentar leva apenas alguns segundos...Sua opinião é muito importante! =D