Há uns anos atrás, nem me lembro mais quantos, assisti ao filme O leitor. Gostei muito da produção e, ao descobrir ser o roteiro baseado em um romance homônimo, fiquei ainda mais interessada e decidi lê-lo em algum momento e, felizmente, esse ano isso foi possível.
Longe de ser apenas uma história sobre a descoberta do amor e da sexualidade, O leitor também trata de assuntos ainda mais delicados como ética e o Holocausto Judeu.
Na Alemanha, poucos anos após a Segunda Guerra Mundial, o adolescente Michael Berg sofre de icterícia e é ajudado por uma misteriosa mulher mais velha, Hanna Schmitz. Quando o rapaz se recupera, eles começam uma relação casual que com o tempo se torna muito abusiva por parte de Hanna e com uma situação inusitada: ela sempre exige que ele leia algum livro em voz alta.
Depois de poucos meses, ela desaparece sem deixar nenhum contato e nosso protagonista sofre muito, mas continua a levar sua vida, torna-se o melhor aluno da classe e ingressa no curso de Direito. Na universidade, ele tem matérias específicas sobre o ocorrido e analisa julgamentos de pessoas que trabalharam em campos de concentração. É lá que ele reencontra Hanna.
Percebemos, então, que Michael não conseguiu superá-la, seus relacionamentos sempre trazem uma busca por ela, um comparativo com ela... E saber que a única mulher que amou pode ter sido uma das responsáveis pela tortura e morte de milhares de pessoas, o deixa muito mal e é nesse momento que vemos todas as questões éticas das gerações futuras que precisam superar essa mancha histórica feita por seus pais, mães, tios, tias etc.
Durante todo o julgamento, Michael analisa tudo isso e fica em constante desafio entre ajudar Hanna contando um segredo que pode livrá-la da prisão, ou deixando que ela pague sozinha por um crime que outras pessoas cometeram.
Como já assistira ao filme, conhecia a história, contudo isso não me impediu de ficar emocionada e de apreciar essa leitura maravilhosa e triste ao mesmo tempo... Fica a dica de um livro muito bom, com uma escrita fluida e emocionante. Adorei a leitura!
Olá!
ResponderExcluirJá havia ouvido falar desse livro, mas nunca sobre o seu assunto. Parece ser bem interessante e emocionante mesmo. Acho que, como não tenho como obter um exemplar no momento, vou me aventurar no filme primeiro. Adorei a dica!
Abraços
Olá!
ExcluirAssista sim, o filme é bem fiel ao livro (pelo que me lembro).
Também vou assisti-lo novamente, tanto livro quanto filme são muito bons!
Bjs
Assisti o filme no escuro e fiquei encantada depois que o assisti.
ResponderExcluirO leitor mexeu muito comigo e tive que assistir ele depois com a minha mãe, que a princípio pensou que a história era só aquele início um tanto “impróprio para menores”, vamos colocar assim...
Mas depois ela disse ter gostado muito e o achou uma história densa e forte.
Ele foi tão especial, que o coloquei como referência em um conto que escrevi.
Mas não consegui falar dele no blog, me senti incapaz, mas você relatou com muita emoção a riqueza do filme! Adorei seu post!
Beijinhos e sucesso! Seu blog é lindo!
Eliziane Dias
Na verdade, eu não falei do filme, falei do livro... Só usei imagens do filme para ilustrar a resenha.
ExcluirObrigada pelo elogio.
Eu percebi. Só não li o livro. Eu só vi o filme.
ExcluirEntendi =)
ExcluirEu fiquei muito curiosa, tanto com o livro quanto com o filme. Não conhecia ainda e gostei de ver a sua opinião, fiquei bem interessada.
ResponderExcluirAh, que bom, espero que leia e assista =)
ExcluirNão vi o filme, então a leitura seria uma descoberta para mim. Que bom que o fato de você ter visto não tirou o brilho a laeitura.
ResponderExcluirBj, Rose
Sim, tanto filme quanto livro são incríveis =)
ExcluirBjs
Eu ainda não conhecia o filme nem o livro, mas depois desse seu post já fiquei com vontade de ler a história, me interesso muito por tramas que envolvam a Segunda Guerra Mundial e suas consequências.
ResponderExcluirEntão você vai adorar mesmo essa leitura! =D
ExcluirOii tudo bem ?
ResponderExcluirNão conhecia essa história ela parece ser bem emocionante fiquei bastante curiosa darei uma olhada no filme pra ver se vou gosta depois quem sabe eu me aventure no livro .
Bjs
Olá, tudo bem sim e com você?
ExcluirFaça isso sim, com certeza vai gostar =)
Bjs
Esse livro parece muito interessante. Não assisti o filme, mas deve ser ótimo também.
ResponderExcluirBeijos
Mari
Pequenos Retalhos
Sim, são muito bons, recomendo muito =)
ExcluirBjs
Olá, tudo bem? Acredita que só conhecia o filme?! Apesar de ainda não ter tido a oportunidade de vê-lo, sempre ouvi falar bem. E agora com o livro, que parece também ser bom demais, fiquei mais curiosa ainda. Sim tem cara de ser uma história que emociona. Adorei a sua resenha <3
ResponderExcluirBeijos,
diariasleituras.blogspot.com.br
Olá! Tudo bem sim e com você?
ExcluirAh, leia o livro, é muito bom mesmo =)
Bjs
Andrea, eu não conhecia o livro e tb não sabia do filme, sua resenha me deixou bastante curiosa para ler e com a certeza de que vou gostar do enredo que deve trazer lições preciosas.
ResponderExcluirBjos
Tânia Bueno
Ah, leia e assista mesmo, ambas as produções são ótimas =)
ExcluirBjs
Não conhecia o livro tampouco o filme, mas adoro esse tipo de assunto. Acho que vale a leitura. Sua resenha ficou ótima!
ResponderExcluirBeijos!
Obrigada =)
ExcluirOlá!
ResponderExcluirEu não conhecia essa trama e apesar de parecer bem intensa, ultimamente estou com grandes dificuldades de conseguir assistir alguns filmes que envolve Segunda Guerra Mundial. A leitura parece ser tão boa quanto a adaptação e gostei de poder conhecer mais da sua experiência com essa trama.
Beijos!
Camila de Moraes
Ah, eu entendo. Se essa vibe passar, leia O leitor, é bem interessante mesmo =)
ExcluirBjs
Olá Andrea, eu assisti o filme faz tanto tempo que me lembro bem pouco, mesmo assim os seus comentários me deixaram mega curiosa para ler o livro também *-*
ResponderExcluirEu também, menina, preciso revê-lo já! Espero que possa ler o livro que é ótimo também =D
Excluireu queria muito ter o livro, mas infelizmente, não tenho, acho genial e conheci com um professor da faculdade, o amor com que ele falava da história me sensibilizou.
ResponderExcluirAh, espero que você o adquira e possa lê-lo porque é muito bom mesmo *___*
ExcluirQue situação estranha de Hanna exigir que ele leia um livro para ela. Gostei de conhecer essa obra e ao ler suas considerações, fiquei curiosa para ler essa obra e depois assistir ao filme.
ResponderExcluirbeijinhos!
É estranha mesmo, mas tem uma explicação =)
ExcluirEspero que goste da experiência.
Bjs
Oie, realmente, esse livro é ótimo e eu o li há algum tempo e adorei. Foi um enredo que me chocou e me tocou
ResponderExcluirAh, que legal que leu e gostou!! Senti o mesmo que você ao término dessa leitura <3
ExcluirOlá.
ResponderExcluirNão li o livro, mas já assisti o filme e amei, muito lindo mesmo. Emocionante. Sempre fugia do filme e um dia dei uma chance e fiquei chocada por não ter assistido antes kkkk
Adorei sua resenha e fiquei curiosa para ler o livro também.
Olá!
ExcluirAh, o filme é bem fiel ao livro, se gostou da adaptação, com certeza, vai adorar o texto original =)