9 de março de 2018
[LISTA] 5 RELEITURAS DE CONTOS DE FADAS

Olá, pessoal!

Quem acompanha o blog sabe que eu adoro contos de fadas e sempre procuro ler uma releitura porque adoro esse contato intertextual entre o antigo e o novo, adoro conhecer ideias novas e pontos de vista diferentes, além de muita fantasia é claro, então, se você também gosta dessas características em um livro, já anote essas dicas: 

5 Começando do pior para o melhor, sim, deixarei o melhor apenas para o final hahaha O lado Mais Sombrio de A.G. Howard traz um novo olhar sob Alice no País das Maravilhas. Aqui vamos conhecer Alyssa, uma jovem marcada por uma maldição que faz com que todas as mulheres de sua família se tornem "esquizofrênicas" em algum momento da vida e a primeira delas foi a Alice que deu origem a personagem título do livro de Lewis Carroll... 
Esse livro é um young adult, ou seja tem adolescentes salvando o mundo e triângulos amorosos, por isso não gostei muito, mas é 
preciso dizer que a ideia geral do enredo é muito boa e interessante. Se você gosta do gênero, vai adorar essa história.

Leia a resenha completa clicando aqui.




4 Ainda no terreno dos YA, recomendo a série Crônicas Lunares de Marissa Meyer, na qual veremos releituras voltadas para o futurismo distópico e cibernético de uma Terra marcada por várias guerras mundiais, tendo Cinderela como ciborgue, Chapeuzinho Vermelho como piloto de aeronaves, Rapunzel como hacker e Branca de Neve... bem, vocês vão precisar ler para saber mais. 
Como não poderia deixar de ser, em cada livro uma dessas jovens salvará o mundo das garras da madrasta má, ou melhor rainha Levana. Quem gosta do gênero e de tecnologia também, vai adorar! 
PS: aqui não tem triângulo amoroso, uhu!
Leia a resenha completa dos três primeiros livros clicando aqui. 


Agora chegamos a parte verdadeiramente boa do negócio. =D

3 A Bela e A Adormecida de Neil Gaiman fez um burburinho quando de sua publicação e não é para menos: a graphic novel traz, com um projeto gráfico belíssimo e muito bem feito, uma história cheia de reviravoltas tendo Branca de Neve como heroína de armadura e espada e Bela Adormecida dormindo sempre. Ótimo enredo, muito surpreendente, rápido e delicioso de ler. Também se encaixa no gênero ya, contudo foge e muito das características maçantes deste. 
Procurem na internet por imagens do livro, é muito lindo mesmo, só não peguem spoilers porque vai acabar com a experiência de leitura... 

Leia a resenha completa clicando aqui.








2 Foi difícil escolher... Decidi dar a segunda posição à Saga Encantadas porque não são todos os públicos que podem lê-la (não recomendo para crianças). Nessa trilogia, em cada livro teremos uma releitura principal e outras secundárias, todas analisando a fundo a natureza humana dual, sem maniqueismos, todos fazem coisas boas e más e têm de conviver com suas escolhas, seja com um final feliz ou não... Os contos principais retratados são: Branca de NeveCinderelaA bela adormecida e A bela e a Fera (medo). 
As capas são muito lindas a construção das histórias, as releituras e toda a intertextualidade inerente aos textos é de tirar o chapéu. Recomendo muito para quem gosta de new adults, narrativas sombrias e cheias de mistérios. 

Leia a resenha completa clicando aqui



1 E finalmente, o primeiro lugar vai para a série Reckless!! Sim, aquela que eu pensava ser uma trilogia e para minha alegria e tristeza não é! Alegria porque poderei ler mais livros e tristeza porque a autora ainda não tem previsão de publicar a continuação.... T_T 
Nesses três primeiros livros conheceremos Jacob Reckless, seu irmão Will e sua companheira Fux em viagens e caças ao tesouro no Mundo Atrás do Espelho, cheio de magia, contos de fadas em tempo real e oficial e muita aventura. Recomendo essa série a todos que gostam de contos de fadas, livros infanto-juvenis e muita intertextualidade à Once Upon a Time, no tempos áureos, lógico.... 

Leia a resenha completa dos dois primeiros livros clicando aqui.

As capas das versões brasileiras são bem mais bonitas, mas não achei as três juntas x.x

Então é isso, gente, me digam nos comentários se vocês também gostam desse tipo de leitura e se conhecerem outras histórias, por favor! Coloquem os nomes para que eu possa pesquisar =) 



30 comentários:

  1. Gostei de conhecer um pouquinho de cada livro, são ótimos de verdade.
    https://blogdajenny2014.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Eu adorei A Bela e A Adormecida, não estava dando nada para esse livro, mas no fim me surpreendi. Achei a história super criativa!
    Beijinhos <3

    Toca da Lebre

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Também gostei bastante dessa história e ela é mesmo linda de se ver =)
      Bjs

      Excluir
  3. Compartilhei seu blog pra alguns amigos.
    Agradeço o comentário lá no meu texto.

    ResponderExcluir
  4. Os livros parecem ser muito legais, meu favorito é o Veneno estou querendo ler a muito tempo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E são mesmo! Leia logo a Saga Encantadas completa, você vai adora =)

      Excluir
  5. A Bela e a Adormecida achei bem legal, mas é o conto/livro/história mais fraca do Neil Gaiman que eu já li, apesar da arte ser lindíssima XD

    Beijão

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah, menina, eu acho que o livro mais fraco do Neil Gaiman é Deuses Americanos kkkkkkkkk todo mundo diz que é a obra-prima dele, mas eu discordo COM-PLE-TA-MEN-TE kkkkkkkkkkk
      Bjs

      Excluir
  6. oi!
    Eu adorei as sugestões :D são maravilhosas, já coloquei na lista de leitura ;)
    bjo

    ResponderExcluir
  7. Que legal, não conhecia essas releituras, mas parecem ser muito bacanas! Adorei o post, parabéns!

    ResponderExcluir
  8. Se tem um genero literário que gosto é livro de fantasia, contos de fadas! Amei suas indicações!

    ResponderExcluir
  9. Que incrível <3, adoro releituras assim, até em alguns casoshumanizam mais os personagens, deixando de serem muito "encantados" e aplicando alguns problemas mais reais do que apenas uma bruxa ou coisa do tipo, amei o post e recomendo a série Penny Dreadful, que segue essa linha de releitura, mas de contos de terror/horror onde se passam na Inglaterra, muito boa tbm, bjs !!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah, que bom que também gosta! Já comecei a assistir Penny Dreadful, mas não continuei, vou tentar voltar =)
      Bjs

      Excluir
  10. Amei esse post com releituras de contos de fada.. Eu amo contos de fada e ler releituras faz parte do vicio néé´.. Com certeza vou procurar mais sobre elas... Obrigada pelas dicas!

    Beijos

    ResponderExcluir
  11. Oi, tudo bem? Ah, contos de fadas são histórias tão incríveis. Impossível não querer viver dentro de uma deles. Um dos que mais gosto é A princesa e a ervilha. A bela adormecida também é lindo. Da sua listinha de livros ainda não li nenhum mas fiquei curiosa pelo A bela e Adormecida. Beijos da corujinha, Érika =^.^=

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, tudo bem sim e com você?
      Realmente, também sou apaixonada por essas histórias!!
      Espero que possa ler A Bela e A adormecida =)
      Bjs

      Excluir
  12. Que post maravilhoso!
    Estava doida para saber de todos esses livros, principalmente o “a bela e a adormecida” quase o comprei mas queria ver uma resenha primeiro. Amei tudo, já vou comprar.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah, vale muito a pena!! Compra sim! Será uma ótima aquisição! =D

      Excluir
  13. Que legal esses estilos de livro, não conhecia. Gostei do primeiro, mas não precisava ter triângulo amoroso, né... Me pareceu que ele tem um toque mais realista e achei interessante.

    Beijinhos <3 Blog Tanamoda / CK Designs / Rede Natura

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim... ele tem mesmo uma pegada um pouco mais verossímil, mas eu não suporto triângulos amorosos kkkkkkkk
      Bjs

      Excluir
  14. Sou suspeita pq amo a trilogia de O lado mais sombrio.
    A autora é uma fofa e já tive a oportunidade de "conversar" com ela via twitter. Apesar de ser team Morfeu, amo o Jeb tbm hahaha

    <3
    Sai da Minha Lente

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah, Clayci, eu não gostei do triângulo amoroso, achei desnecessário, mas a premissa da história é mesmo muito boa. =)
      Bjs

      Excluir
  15. De toda a lista, li somente O lado mais sombrio e eu, particularmente, gostei muito. Achei que a autora soube dar uma nova vida a história de Alice. Quero os outros dois livros pra ler.

    Vidas em Preto e Branco

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que legal!
      Eu não gostei muito da narração, mas a premissa é muito boa.

      Excluir

Comentar leva apenas alguns segundos...Sua opinião é muito importante! =D