Na postagem anterior, ressaltei meu encanto pela escrita de Anne Bronte o que me fez pesquisar mais a respeito de sua vida e consequentemente de suas irmãs, chegando a esse filme maravilhoso, comovente e empoderador: To Walk Invisible, lançado em 2016, que narra de maneira interessante a vida da família Bronte.
Século XIX, Era Vitoriana, período de muita repressão para as mulheres, Charlotte, Emily e Anne, filhas de um clérigo pobre e órfãs de mãe, sempre passaram por grandes dificuldades financeiras, prejudiciais às suas saúdes, mas tiveram uma ótima educação que lhes possibilitou uma das pouquíssimas profissões permitidas a mulheres: preceptora ou professora.
As moças saem da casa paterna cedo para poder ajudar no sustento da família até porque o irmão, único filho homem, Branwell, só dá desgostos, não para em emprego algum, cria várias situações constrangedoras por seu estilo de vida e é alcoólatra...
Após a morte de sua tia, os quatro recebem uma herança que possibilita às irmãs voltar para casa. Charlotte, mais velha e "mandona", está decidida a viver de sua arte e tenta, incessantemente, convencer as outras a fazerem o mesmo. Demora um pouco até que elas se acertem e após algumas recusas, conseguem ser publicadas e se tornam grandes nomes da literatura inglesa ainda em vida, algo importantíssimo. Enquanto isso, o irmão só afunda cada vez mais na bebia, preocupando a todas.
Após assistir a esse filme, fiquei ainda mais motivada em ler toda a obra das Bronte! O que mais me chamou atenção, positivamente, foi o modo caloroso como os editores receberam a notícia de que os fenômenos literários eram mulheres. Talvez você não saiba, no entanto, nesse momento histórico, a profissão de escritor não era nada bem vista e se fosse uma mulher a profissional... o preconceito era ainda maior e mordaz, logo, as irmãs adotaram pseudônimos masculinos para proteger suas honras e ter suas obras criticadas por seu talento e não pelo gênero.
Infelizmente, as vidas de Charlotte, Emily e Anne não foram nada fáceis nem muito felizes... mas, pelo menos, elas tiveram a satisfação de ver seu trabalho e genialidade sendo reconhecidos, algo muito pouco comum na época (para mulheres) e nós, ainda hoje, podemos nos deleitar com suas obras e aprender muito com elas também.
Olá, tudo bem? Gostei muito do seu blog. Parabéns pelo trabalho e dedicação. Bjs
ResponderExcluirOi, tudo bem sim e com você?
ExcluirObrigada!! =)
Bjs
Ainda não tive a oportunidade de assistir, mas sou apaixonada por filmes de época. Acho a fotografia maravilhosa <3 Dica super anotada =D
ResponderExcluirSai da Minha Lente
Assista sim, é muito lindo mesmo =)
ExcluirGente, essa dica caiu como uma luva! Eu li Morro dos ventos uivantes a pouco tempo e adoreiii a escrita! Me interessei muito pelo gênero e quero ler mais obras do tipo. Amei a indicação!
ResponderExcluirAssista sim! Você vai se interessar ainda mais por essas irmãs talentosíssimas =)
ExcluirLembro que minha mãe me contou a história das Irmãs Bronte (acho que ficamos o dia todo falando sobre elas), mas não sabia que existia um filme sobre elas. Já vou procurar o filme para fazer um sessão de cinema aqui em casa com toda a família <3
ResponderExcluirToca da Lebre
Nossa, sua mãe gosta das irmãs Bronte! *____*
ExcluirSua mãe é incrível!!
Faça isso sim! Tenho certeza de que todos vão adorar =D
Bjs
Que legal, saiu um filme contando a história delas, eu não sabia disso!
ResponderExcluirCom certeza vou procurar para assistir, mesmo tendo uma vida tão sofrida essas irmãs, conquistaram o seu lugar no mundo e no nosso coração.
Beijos e Abraços VIVI
http://vickyalmeida.blogspot.com
Digo o mesmo, Viviane!!
ExcluirA história delas é triste, mas inspiradora ao mesmo tempo!
Bjs
Aqui está um filme que tenho de ver :) já li as três irmãs, embora de Charlotte apenas tenha lido "Jane Eyre" (e devo ser das poucas que não adora o livro!) e de Anne, apenas "Agnes Grey". Tenho "The Tenant of Wildfell Hall" ainda por ler :) acho muito fascinante a vida das três, e do irmão!
ResponderExcluirAssista sim!
ExcluirTambém não sou muito fã de Jane Eyre, mas quero muito ler A inquilina de Windfell Hall =)
Bjs
Sim, é mesmo!! Esse filme é ótimo e a história de vida delas é triste, mas inspiradora ao mesmo tempo.
ResponderExcluirBjs
Eu não sei por que, mas não curto tanto esse tipo de filme, prefiro os livros sempre. Nem seriado com essa temática eu consigo assistir. :/
ResponderExcluirMas gostei bastante da trama, e para quem gosta dessa época, deve ser algo muito bacana para aprender mais dos costumes.
beijos
www.apenasumvicio.com
É que esse filme trata da vida das autoras... Então, acho que só uma biografia mesmo para conhecer a história delas além do filme...
ExcluirOi Andrea tudo bem? Adoro romances que marcam uma época, li sobre as irmãs, apesar delas terem escritos suas obras, a mulher não era valorizada naquela época, é uma pena pois a mulher poderia ter ensinado muitas coisas, mas enfim adoro saber sobre as irmãs e sobre como se sobressaíram apesar da época que viveram! Bjs!
ResponderExcluirOlá, tudo bem sim e com você?
ExcluirEssas autoras foram mesmo muito importantes e abriram muitas portas para que mais mulheres se destacassem como autoras.
Bjs
Oi, tudo bem? Confesso que a literatura das irmãs Bronte nunca me chamaram atenção. Não me dou muito bem com a literatura clássica britânica, acho-a extremamente enfadonha. Interessante você dizer que as mulheres escritoras não eram bem vistas nesse momento histórico, sendo que a Virginia Woolf, em
ResponderExcluir"Profissões para mulheres e outros artigos feministas", diz que escrever era a profissão mais segura para as mulheres. Nesse livro, ela também diz que, por elas estarem confinadas numa realidade pouco empírica, apenas podiam escrever se embasando nessas realidade - o que explica o porquê eu não gostar desse gênero (suas realidades eram muito chatas pra mim).
Apesar disso, fiquei interessada no filme. Gosto de biografias. Mas não achei na Netflix :/
Love, Nina.
www.ninaeuma.blogspot.com
Olá, tudo bem sim e com você?
ExcluirOlha, não conheço esse livro da Vírginia Woolf, mas posso falar do parecer histórico, então, acho que ela quis dizer que a escrita era uma profissão segura porque no geral as mulheres no período vitoriano não revelavam suas identidades, elas escreviam sob pseudônimos. Não sei se Woolf está falando do século XIX ou XX em seu livro.
Quando aos temas abordados nos romances, acredito serem imprescindíveis para quem, como eu, gosta de analisar a sociedade por um prisma histórico e antropológico, pois é através desses textos que temos um panorama real do que acontecia na época e de como as mulheres eram vistas, agiam e como lidavam com o papel p´re estabelecido que lhes era imposto.
Recomento muito a leitura de A inquilina de Wildfell Hall primeiro romance feminista da literatura ocidental, escrito por uma das Bronte.
Pena não ter encontrado o filme da Netflix, mas você acha facilmente em outros sites, vale muito a pena.
Olá, tudo bem? Adorei a postagem. Sempre tive curiosidade nos livros das irmãs, mas coragem sempre me faltava em pegar nas leituras. Não sabia da existência do filme, e por isso acho que como você vou começar por eles, para que assim talvez me desperte mais ainda a curiosidade. Gostei, principalmente por ler um pouco sobre o que esperar do filme. Dica mais que anotada <3
ResponderExcluirBeijos,
https://diariasleituras.blogspot.com
Olá! Tudo bem sim e com você?
ExcluirLeia e assista sim, são excelentes produções =)
Bjs
Ah, eu vi este filme. Muito bom realmente. Uma pena que a vida delas não foi fácil.
ResponderExcluirBjs Rose
Pois é, a vida delas foi muito triste, mas ainda assim conseguiram escrever obras incríveis, acho a força de vontade delas algo muito inspirador.
ExcluirBjs
Olá!
ResponderExcluirEu não conhecia esse filme, mas adoro tudo que tem elementos históricos e de época. Parece ser bem emocionante e intenso.
Com certeza me agradaria conhecer mais dessa trama.
Beijos!
Camila de Moraes
Olá!
ExcluirEntão, com certeza vai gostar desse filme mesmo =)
Bjs
Puxa, que maravilhoso esse filme, nunca tinha ouvido falar!! Nunca li nada das irmãs, mas morro de vontade... Sempre vejo elogios mas não sabia que elas tinham podido ver suas obras terem reconhecimento em vida, que fantástico isso! Com certeza vou querer assistir!
ResponderExcluirAssiste sim e leia os livros, são muito bons =)
ExcluirOlá, tudo bem?
ResponderExcluirEu não sabia que existia um filme sobre as irmãs escritoras, eu apenas li "O Morro dos Ventos Uivantes" e nenhum livro mais das irmãs!
Abraço!
Oi, tudo bem sim e com você?
ExcluirRecomendo que leia os demais livros delas, são maravilhosos =)
Olá!
ResponderExcluirEu já tinha ouvido falar desse filme, parece ser bem fiel à vida das escritoras. Vou procurar por ele na web. rs Já conhecia as autoras, apesar de ter lido apenas O morro dos ventos uivantes, da Emily.
Bjs
Lucy - Por essas páginas
Olá!
ExcluirAssista sim porque é muito bom e leia os outros livros. A obra de Emily é visceral, mas as outras irmãs também foram excelentes escritoras.
Bjs
aah, eu sou louca pra ler a obra completa daas irmãs, só li O morro até o momento... quando puder, vou assistir esse filme, e correr atrás de outros livros escritos por elas... adorei tua postagem, Andrea...
ResponderExcluirbjs :D
Assista e leia sim, elas são maravilhosas! Recomendo que você comece por A inquilina de Wildfell Hall, pois é a primeira obra de cunho totalmente feminista da literatura ocidental. =)
ExcluirBjs e que bom que gostou!
Oi tudo bem, das irmãs Brontë só li a Emile e sou apaixonada por O Morro dos Ventos Uivantes, mas tenho muita curiosidade em ler o trabalho das outras irmãs.
ResponderExcluirFiquei curiosissima pelo filme, vou anotar a dica com certeza.
Beijos
Olá! Tudo bem sim e com você?
ExcluirAcho que todo mundo já leu O morro dos ventos uivantes e é engraçado como no filme Charlotte já previa o incrível sucesso da irmã.
Espero que assista ao filme e leia as demais obras delas =)
Bjs