Sempre ouvi muitos elogios acerca da escrita de Zélia Gattai, até então, eu só conhecia e amava os livros de seu marido, Jorge Amado, mas os elogios foram tantos que resolvi ler sua obra mais comentada.
Em Anarquistas, graças a Deus somos apresentados a infância e adolescência da autora que os viveu na São Paulo do começo do século XX, na Alameda Santos, próxima à famosa Avenida Paulista.
Zélia narra como sua família entendia o movimento anarquista de maneira ambígua, toda a bagunça e diversão de ter dois pais cabeças-duras, sendo eles: Ernesto Gattai, um "anarquista" convicto (menos em se tratando da educação das filhas), excelente mecânico e um dos primeiros pilotos de corridas automobilísticas; e Angelina Gattai, uma dona de casa bem desleixada que deixava a casa aos cuidados das filhas e empregada enquanto lia Victor Hugo e Zolà. Conhecemos também seus irmãos, amigos, vizinhos, clientes do pai, inimizades da mãe, sendo quase todos italianos animados, alegres, ou furiosos.
A representação da São Paulo do início do século XX é muito interessante, saber que lugares que hoje são repletos de condomínios e prédios comerciais eram antes chácaras ou residências simples de pessoas simples, é uma experiência diferente e saudosista apesar de não termos vivido isso, fica no ar esse gostinho de saudade.
A Anarquia aqui, como deu para perceber, é retratada de maneira superficial e dúbia, justamente por tratar das vivências de uma criança/adolescente e por em nenhum momento ser dito que seus pais liam ou estudavam o movimento. Eles basicamente participavam de reuniões, tentavam ajudar refugiados e recortavam matérias jornalísticas sobre amigos deportados, talvez isso explique de certa forma o título da obra...
As únicas coisas dissonantes nesse livro, uma de traço social e outra na composição, foram, respectivamente: o machismo presente entre os "anarquistas" e as pessoas em geral e a pouquíssima informação sobre o movimento feminista da época, pois a mãe de Zélia era contrária a ele dizendo não ser maltratada pelo marido, porém ele nunca a consultava quando decidia fazer algo que afetaria toda a família, e o tamanho dos capítulos, isso sendo algo muito particular, não consigo me prender a narrativas que tenham capítulos de uma ou duas páginas, logo, demorei muito a de fato "engatar" a leitura, mas quando isso aconteceu, ela voou
Apesar desses pequenos problemas,Anarquistas, graças a Deus é uma obra incrível, recomendo a todos que gostam de narrativas memorialistas, ou vividas por crianças em toda a sua inocência e melhor: ambientada em nosso país, em uma de nossas tantas realidades.
Nunca li algum livro com esse teor, mas se for ler já sei por onde começar, obrigada.
ResponderExcluirAcho interessante as muitas teorias sobre o movimento, e ao ler o seu comentário sobre esse livro, interessei-me por ele. Ah! Deixa-me falar sobre a capa também que também chamou minha atenção de tão linda que é.
Beijos!
Ah, leia sim! Você vai adorar com certeza =)
ExcluirBjs
O livro é bem interessante, sempre gostei de história, e de saber mais sobre o anarquismo e nazismo.... vou procurar esse livro aki na minha cidade
ResponderExcluirÉ interessante sim, mas como ressaltei na resenha não é um livro que traga uma versão real do conceito de anarquia.
ExcluirEu já li Anarquistas Graças a Deus e gostei muito! Gostei tanto que li de novo, rs. Realmente o clima saudosista é muito presente, para mim é um dos atrativos do livro. A família da Zélia é muito carismática, do jeito deles eram felizes. Houve há muitos anos a minissérie da Globo adaptada do livro, onde Ney Latorraca vivia Ernesto Gattai e acho que Débora Duarte a Angelina. Tb sou admiradora da obra de Jorge Amado.
ResponderExcluirAh, eu também vou reler esse livro em breve!! Só amor pela escrita dessa autora. Não pude assistir a minissérie, mas vou tentar encontrá-la na internet =)
ExcluirBjs
Nossa, voltei ao passado com esse post! Li esse livro no finzinho dos anos 80 e adorei. A narrativa de Zélia Gattai instiga. Ela e Jorge Amado nos deixaram um legado em tanto, na literatura brasileira.
ResponderExcluirAh, que legaaaal! Que bom que a resenha pode trazer uma lembrança boa para você *____*
ExcluirConcordo plenamente com o que disseste, Jorge Amado e Zélia Gattai nos deixaram um legado maravilhoso sobre nossa cultura *____*
Bjs
Oi!!
ResponderExcluirA Zélia Gattai sempre arrasa ☺ este livro é muito bom.
Bjo
Olá!
ExcluirÉ mesmo! Adorei a leitura =)
Bjs
Muito interessante esse livro parece render uma ótima leitura.
ResponderExcluirE rende mesmo =)
ExcluirGrande livro, Zélia Gattai é incrível! Adorei o post, abraços!!!
ResponderExcluirSim, descobri que ela é mesmo =D
ExcluirDesconhecia o trabalho da autora e pretendo procurá-lo por aqui, certamente deve ser comercializado em Portugal. Fiquei atraída pelo contexto da obra, a descrição dela perante o seu contexto familiar e toda essa narração da convivência dela com isso. Gostei do título até! Fiquei muito interessada em ler! =)
ResponderExcluirAh, com certeza tem sim! Ela é uma grande autora da Língua Portuguesa. Vale a pena procurar e ler =D
ExcluirCara que livro incrível. Já vai pra lista de desejos. Adorei a forma como expôs.
ResponderExcluirMinha Vida Por Acaso
Ebaaa! Lê sim, é muito bom! =D
ExcluirOie, tudo bem? Que dica mais interessante. Ainda não conhecia a autora mas achei a proposta bem interessante. Acredito que essa proposta de narrativa foi uma excelente escolha por parte da autora. Sua resenha ficou incrível. Beijos, Érika =^.^=
ResponderExcluirOlá!
ExcluirObrigada!! Zélia Gattai foi mesmo uma autora genial =)
Bjs
Oi Andrea, tudo bem?
ResponderExcluirNão conhecia esse livro, mas parece-me ser um excelente livro com um conteúdo importante e forte. Gosto de obras que narram o "passado" das cidades, pois assim temos outra visão de como era e o que ocorria. Fiquei bem interessada e irei procurar!
Beijos!
Oiê!
ExcluirEspero que possa lê-lo então =)
Bjs
Eu já ouvi falar deste livro, é muito familiar mas é a primeira vez que leio resenha sobre ele. O conteúdo é bem impactante. Se eu tiver um tempo a mais quem sabe coloco ele na minha lista de leituras. Obrigada por compartilhar!
ResponderExcluirUaaaau, que bom ter apresentado a história dele a você =)
ExcluirEspero que leia e goste!
Oi
ResponderExcluirque legal o livro com certeza eu iria adorar ler,ele é bem interessante mesmo.
Olá!
ExcluirÉ sim, muito bom =)
Não conhecia o livro, mas sua resenha me deixou curiosa. Muito interessante conhecer histórias diferentes e passadas no Brasil em outras épocas. Amei a dica. Bjss
ResponderExcluirSim, é ótimo mesmo =)
ExcluirBjs
Ótima indicação e com um tema que eu gosto muito. História super interessante que me deixou curiosa com o final.
ResponderExcluirQue bom!! =D
ExcluirOlá, já ouvi falar dessa obra mas gostei de conferir a resenha e saber melhor do que se trata. Ótima a sua resenha. É uma leitura que considerarei fazer por me interessar pela autora.
ResponderExcluirAh, obrigada!! *___*
ExcluirTenho certeza de que vai adorar essa leitura quando a fizer =)