12 de janeiro de 2018
Tao Te Ching - O livro do Caminho e da Virtude



Há alguns meses atrás assisti Avatar - a Lenda de Aaang com o Samuel e ao longo dos episódios prestei bastante atenção às atitudes e conselhos do tio Iroh, uma das personagens mais interessantes do anime. 
Pesquisando mais a respeito, descobri que toda a sabedoria de Iroh vinha de sua crença no Taoismo, eu não sabia nada a respeito dessa religião ou filosofia oriental e decidi pesquisar e acabei encontrando na internet um arquivo com as sutras. 

Sutra - é um substantivo e tem sua origem no sânscrito. Muito utilizadas no Budismo, as sutras são escrituras canônicas que preservam ensinamentos da oralidade. 

O Taoismo é uma tradição filosófica e religiosa originária do leste asiático. Em chinês, tao significa "caminho", ou seja, essa filosofia seria uma forma de compreender a força que nos move e dá vida.
A obra mais importante do Taoismo é o Tao Te Ching, escrita, provavelmente, por Lao Zi. Nesse livro, encontramos mais de oitenta sutras que discorrem acerca de vários temas inerentes a vida em sociedade e tentam nos ensinar que sentimentos como raiva, egoísmo, individualismo e egocentrismo não nos levam a nada e nos afastam do "caminho".


A versão que li é um e-book disponibilizado, gratuitamente, pela Sociedade Taoista do Brasil e contém apenas as sutras, sem nenhuma explicação, apenas algumas notas de tradução. Das oitenta sutras, consegui "compreender" sozinha apenas vinte e quatro, mas gostei bastante da leitura e pretendo adquirir algum livro específico para estudo, pois me identifiquei bastante com o pensamento taoista. Outro dado interessante é que o símbolo Yin-Yang e os conceitos inerentes a ele também fazem parte dessa filosofia e é tudo muito interessante. 
Adorei ter esse primeiro contato com essa filosofia oriental e pretendo estudá-la com mais aprofundamento. Abaixo, deixo o link do site da Sociedade Taoista do Brasil: 

http://www.taoismo.org.br


2 comentários:

  1. Nossa que bacana, eu não conhecia o livro, mas via o anime Avatar <3 Eu não conheço muito sobre Taoismo, mas o tema e bem interessante!

    Bjs, Mi

    O que tem na nossa estante

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oiê!!

      Avatar é incrível e o Taoísmo também parece ser muito legal mesmo, estou ansiosa para ler mais a respeito =D

      Bjss

      Excluir

Comentar leva apenas alguns segundos...Sua opinião é muito importante! =D